Épico de Steven Spielberg vencedor de 4 Óscares estreia no AMC esta semana
Com um mês dedicado à ficção científica, o AMC prepara a estreia de “E.T. – O Extra-Terrestre”, realizado por Steven Spielberg e vencedor de 4 Óscares.
Sumário:
- A ficção científica é um dos maiores géneros cinematográficos da história;
- Vários realizadores estabeleceram uma carreira no género, como é o caso de James Cameron, Ridley Scott e Steven Spielberg;
- Uma das maiores obras primas de Steven Spielberg, “E.T. – O Extra-Terrestre”, é uma das estreias do AMC esta semana;
A ficção científica é um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema, tendo tido origem logo aquando da criação da sétima arte, com o lançamento de obras como a “Viagem à Lua” de Georges Méliès. Desde então, o género só tem crescido, contribuindo para a criação e aprimoramento de diversas técnicas cinematográficas, desde o aperfeiçoamento da construção de cenários mais elaborados e grandiosos, ao desenvolvimento de efeitos visuais.
A grande ficção científica estreia no AMC
Filmes como “Metropolis“, do cineasta alemão Fritz Lang, a “Blade Runner” de Ridley Scott, não esquecendo “Matrix” das Irmãs Wachowski e “O Exterminador Implacável” ou “Avatar” de James Cameron, são universalmente consideradas verdadeiras obras primas do género de ficção científica que deixaram a sua marca no cinema para as décadas futuras. Porém, há um cineasta que se destaca dos demais, Steven Spielberg, sendo um perito no género, e tendo ao longo da sua carreira de 60 anos, realizado alguns dos mais profundos e ricos filmes do género, como “Encontros Imediatos do 3º Grau“, “Parque Jurássico” e “Relatório Minoritário“.
Para celebrar a importância do género, o AMC tem contado com a estreia de diversos projetos do género, desde “Ex Machina” a “Godzilla“, passando por “Hellboy” e “Valerian e a Cidade dos Mil Planetas“, entre muitos outros. Durante esta semana, o especial de ficção científica vai continuar, com a exibição de “Stargate“, com Kurt Russell (dia 29 de julho), e “A Colónia” com Iain Glen (“Game of Thrones”), no dia 30. Porém, é um clássico de Steven Spielberg, vencedor de quatro Óscares, que promete dar que falar.
E.T. – O Extra-Terrestre chega a Casa
É desta forma que a última semana do mês de julho começa em grande no AMC, com a muito aguardada exibição de “E.T. – O Extra-Terrestre” no dia 31, um autêntico clássico de ficção científica e um dos maiores e mais influentes filmes do género alguma vez produzido. Estreado em 1982, o filme conta com a participação de jovens estrelas de Hollywood que acabaram por formar uma rica carreira na sétima arte, como Drew Barrymore e Henry Thomas, mas também veteranos como Dee Wallace e Peter Coyote.
Ao longo dos seus 115 minutos de duração, a longa-metragem dá a conhecer uma rica história que conecta uma criança solitária, a uma criatura vinda do espaço, com muita ternura e momentos de tenção que cativam não só os mais pequenos, mas também qualquer adulto. “E.T. – O Extra-Terrestre” surge no seguimento do sucesso de “Encontros Imediatos do 3º Grau“, que viu a estreia de Steven Spielberg no género de ficção científica, e que o ajudou a aperfeiçoar o seu talento para a realização de história intimas, que cruzam géneros e que alcançam uma grande variedade de audiências.
O que diz a Crítica!
Aquando da estreia, o filme conquistou quatro Óscares, incluindo Melhor Som, Melhor Edição de Som, Melhor Efeitos Visuais e Melhor Banda Sonora, tendo recebido ainda mais 5 nomeações nas categorias principais, incluindo Melhor Filme. No Rotten Tomatoes, o projeto conta com uns impressionantes 99% de aprovação. Pauline Kael, do New Yorker, constatou na sua análise que “Em ‘E.T. – O Extra-Terrestre’, Steven Spielberg envolve-nos da mesma forma que o fez o seu ‘Encontros Imediatos do 3º Grau‘. É um sonho de filme – um êxtase”.
Já Martin Kent, do Hollywood Reporter, afirma que “Spielberg criou com calor e humor uma fantasia simples que funciona tão bem a tantos níveis que irá certamente atrair massas de cinéfilos de todos os grupos demográficos”.
Vais revisitar esta grande obra de ficção científica?