Angelina Jolie em "Wanted" | © Universal Pictures

Angelina Jolie produz série da BBC para ajudar crianças

Angelina Jolie uniu-se à BBC para produzir um programa semanal de assuntos atuais para crianças de sete a doze anos, intitulado de “BBC My World”.

Um dos principais objetivos desta série de dez episódios é promover a alfabetização global dos media entre crianças. De acordo com uma pesquisa da BBC, as crianças começam a tomar conhecimento das notícias aos sete anos e criam contas nas redes sociais com cerca de doze anos, em média. O programa visa, então, captar crianças entre essas idades para ensiná-las o valor de questionar o que elas consomem, além de desenvolver habilidades de pensamento crítico. Jolie comunica sobre a situação:

Nunca houve um momento em que era mais importante apresentar à próxima geração notícias objetivas, imparciais e explicações fatuais dos eventos e questões que moldam o nosso mundo. As crianças de hoje estão expostas a muitas opiniões, mas não necessariamente a informações baseadas em fatos e confiáveis.

Lê Também:
Dois Papas, em análise

O diretor dos serviços mundiais da BBC, Jamie Angus, acrescentou, ainda:

Nenhum pai pode isolar completamente o seu filho de notícias falsas, mas o que podemos fazer é dar às crianças as ferramentas necessárias para distinguir o genuíno do falso, incentivando-as a desenvolver um pensamento crítico, para se questionarem: quem produziu o vídeo e porquê? Eles são uma organização respeitável? Eles estão apenas a contar um lado da história? Existe uma outra visão?

A BBC cita uma pesquisa realizada em 2017 pela Common Sense Media, que constatou que 69% das crianças de dez a dezoito anos concordam que os médias não têm ideia de como é a vida dos pré-adolescentes e adolescentes. Além disso, 74% pensam que os média devem mostrar mais pessoas com a idade deles, invés de adultos a falar sobre eles. A mesma pesquisa revelou, ainda, que as notícias deixaram 45% dos pré-adolescentes com medo.

O programa semanal de meia hora vai estar no canal BBC World News, o canal mais assistido da BBC, todos os domingos às 11:30 da manhã. Este virá com elementos digitais e de transmissão adicionais, incluindo segmentos de aprendizagem e planos de aula disponibilizados pela Microsoft Education. O programa começará com uma versão em inglês, mas a BBC compartilhará o conteúdo com 42 serviços de idiomas diferentes e também o disponibilizará no seu canal do YouTube.

Angelina Jolie comentou, ainda:

Como mãe, estou muito satisfeita que o Serviço Mundial da BBC esteja a dar este passo. Também é importante para mim que o projeto seja global e ajude os jovens de diferentes países a ter uma maior conscientização e entendimento das notícias a um nível internacional.

O que pensas deste projeto? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *