© Guerrilla Games / Asobo Studio / Massive Monster

As Melhores Bandas Sonoras dos Jogos 2022

Estamos em contagem decrescente para o final de 2022! Foi um ano repleto de grandes estreias no cinema, nomeadamente, “Avatar 2: O Caminho da Água”, “The Fabelmans”, “The Batman”, “Belfast”, entre outros. O cenário foi idêntico no campo da televisão e streaming, com “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” e “House of the Dragon”. Como não podia faltar, os jogos não se deixaram ficar atrás, com “God of War Ragnarok”, “Pokémon Scarlet & Violet”, “Horizon Forbidden West”, “Stray”, “Elden Ring”, entre muitos outros. Em cada uma destas áreas, existem detalhes que distingam-se mais conforme for o campo. Nesse sentido, a área de gaming, os jogos têm bandas sonoras cada vez mais impressionantes. 

Ao contrário do cinema e da televisão/streaming, os jogos, em certos casos, não necessitam de um grande orçamento para criar uma autêntica obra-prima. Existem muitas sagas conhecidas que continuam a corresponder às expectativas dos jogadores, em todos os parâmetros de avaliação de um jogo. No entanto, os jogadores também têm um forte interesse por títulos independentes. Há 10 anos, recebemos uma das melhores bandas sonoras que algum jogo já teve, através da produtora independente Thatgamecompany, deslumbramos-nos com “Journey“. Desde daí, os jogos têm cada vez mais bandas sonoras complexas e diversificadas. Por isso, escolhemos as melhores bandas sonoras dos jogos deste ano!

Lê Também:   Game Awards 2022 | Conhece os vencedores

Tunic

As Melhores Bandas Sonoras
© Andrew Shouldice

Começamos por um jogo independente, “Tunic”, criado por Andrew Shouldice. Visualmente, este jogo relembra-nos os primeiros jogos de “The Legend of Zelda”, juntamente com algumas semelhanças a outro jogo independente, “Fez” (2009). Num mundo misterioso, os jogadores vão ter de explorar cavernas e lutar contra inimigos bastante difíceis. O truque é ter paciência para os níveis mais complicados. No entanto, a banda sonora vai deixar qualquer um ainda mais concentrado no jogo. Em certos momentos, as músicas fazem lembrar os sons electrónicos de Jean Michel Jarre.




Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge

As Melhores Bandas Sonoras
© Tribute Games

O próximo jogo da lista, “Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge”, vai dar-nos um “banho” de nostalgia. Quem assistiu à série televisiva durante a sua infância, vai gostar particularmente deste jogo. Ainda assim, existe outro pormenor que vai tornar esta experiência mais nostálgica. Com gráficos semelhantes às arcadas dos anos 80 e 90 do século passado, vamos regressar aos salões dos jogos. No mesmo caminho, está a banda sonora do jogo. Com ritmos bastantes animados e rápidos, dá ainda mais vontade de continuar a jogar. É impossível não bater o pé enquanto se joga.




Splatoon 3

As Melhores Bandas Sonoras
© Nintendo

Provavelmente é o jogo com maior mistura de géneros dentro da banda sonora. Desenvolvido pela Nintendo, “Splatoon 3” é um jogo onde o habitual género de FPS encontra um lugar mais friendly. No entanto, vai continuar a escorrer muita tinta, literalmente. Nesse sentido, na banda sonora deste jogo, podemos encontrar músicas do género de eletrónica, rock e até hip-hop.




Horizon Forbidden West

As Melhores Bandas Sonoras
© Guerrilla Games

Uma das maiores produções do ano dentro da indústria dos videojogos não podia deixar a banda sonora em segundo plano, sobretudo com as novas gerações de consolas no auge. Nesse sentido, “Horizon Forbidden West” consegue estar no mesmo escalão dos maiores filmes de Hollywood, no que toca à banda sonora. Ouçam alguns temas do jogo com esta imagem em mente, não vos faz lembrar de nenhum filme?




Metal: Hellsinger

As Melhores Bandas Sonoras
© The Outsiders

A banda sonora de “Metal: Hellsinger” tem um registo completamente de toda a lista, mas num bom sentido. Num estilo que faz lembrar “Doom” em certos momentos, onde empunhamos uma potente arma contra inimigos monstruosos. Para um jogo como este, a banda sonora não podia ser calma, por isso todas as suas músicas enquadram-se num registo de Metal. Lembra-se de “Brutal Legend” (2009)? A banda sonora de “Metal: Hellsinger” está cinco patamares acima.




A Plague Tale: Requiem

As Melhores Bandas Sonoras
© Asobo Studio

É um dos jogos mais completos, no que toca a narrativa e aos sentimentos que a mesma nos transmite. No entanto, esse efeito só é possível através de uma banda sonora sublime. Quem ainda não jogou “A Plague Tale: Requiem” prepare-se para uma banda sonora com excelentes excertos de guitarra, com coros exemplares. Em certos momentos fazem lembrar as melhores músicas dos filmes inspirados nos livros de Dan Brown.




Stray 

As Melhores Bandas Sonoras
© BlueTwelve Studio

Foi um dos jogos mais esperados do ano, inclusive chegou ao primeiro lugar da lista dos jogos mais desejados na Steam. A premissa do jogo era diferente de todas as outras, controlávamos um gato por uma cidade futurística cheia de humanóides. Nesse sentido, a banda sonora do jogo tinha de ter ligações à eletrónica, ou pelo menos ter uma certa influência. Já não precisam da clássica playlist lo-fi para estudarem.




The Cult of the Lamb

As Melhores Bandas Sonoras
© Massive Monster

Se o jogo anterior tinha uma premissa diferente de todos os outros, “The Cult of the Lamb” não fica atrás. O título do jogo é bastante esclarecedor, vamos criar o nosso próprio culto, onde pelo meio poderá haver alguns sacrifícios. Pelas mãos de River Boy, o jogo tem uma banda sonora que consegue ser cativante e ao mesmo tempo sinistra, que encaixa-se na perfeição para o jogo que é.




Disney Dreamlight Valley

As Melhores Bandas Sonoras
© Gameloft

Chega de jogos com temas mais fortes, chegamos ao jogo mais animado da lista. “Disney Dreamlight Valley” pode ser visto como uma versão de “Animal Crossing” com as personagens da Disney mais emblemáticas. No entanto, é muito mais que isso, é um reino dos nossos sonhos, onde as nossas personagens favoritas estão todas juntas. Por isso, a banda sonora apela também a isso, ao sonho e ao imaginário.




Xenoblade Chronicles 3

As Melhores Bandas Sonoras
© Monolith Soft

Certamente, já ouviram os maiores clássicos do piano, sejam temas do auge da música clássica, seja temas mais recentes, com destaque para Yann Tiersen e Ludovico Einaudi. Em “Xenoblade Chronicles 3” vamos acompanhar uma narrativa bastante sentimental com uma banda sonora melancólica, que merecia mais destaque.




God of War Ragnarok

As Melhores Bandas Sonoras
© SIE Santa Monica Studio

Foi um ano em grande para Bear McCreary, sendo responsável pela banda sonora de uma das maiores e melhores séries do ano, “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder“, mas também coube-lhe a banda sonora de um dos melhores jogos do ano, e talvez de sempre, com “God of War Ragnarok“. O compositor também foi responsável pela banda sonora de “God of War” (2018), mas no novo jogo conseguiu realizar um trabalho superior. Com músicas que apelam ao melhor do imaginário do universo nórdico, os jogadores vão deixar-se levar facilmente pelas melodias e vozes graves. Além disso, venceu a categoria de “Melhor Banda Sonora” no Games Awards 2022.




Elden Ring

As Melhores Bandas Sonoras
© FromSoftware

Considerado o melhor jogo do ano no Game Awards 2022, “Elden Ring” mas acabou por não ter a melhor banda sonora do ano. Ainda assim, num mundo épico como este, só podia ter uma banda sonora épica. Desde do início do jogo, com o tema inicial, percebemos logo o que nos espera, uma aventura única onde as opções são quase intermináveis.

Lê Também:   Game Awards 2022 | Descobre as novidades e trailers

TRAILER | RECORDA AS MELHORES BANDAS SONORAS ATRAVÉS DOS GAMES AWARDS 2022

Para ti, qual foi o melhor jogo do ano? E a melhor banda sonora?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *