© 2023 Paramount Pictures

Intervalo em Assassinos da Lua das Flores? Paramount não está contente com alguns cinemas

Alguns cinemas escolheram exibir “Assassinos da Lua das Flores” com um intervalo. A Paramount Pictures não está contente e vai tomar medidas. 

Muito se tem escrito sobre “Assassinos da Lua das Flores”, o mais recente filme de Martin Scorsese que traz Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone e Robert De Niro nos papéis principais.

Com uma duração de cerca de 3h26 minutos, o épico de Martin Scorsese surge num contexto em que temos visto chegar às salas vários filmes longos, incluindo “Oppenheimer” com três horas de duração.

No passado, alguns filmes longos, incluindo “Ben-Hur” (1959) com 3h32 minutos ou “Funny Girl- Uma Rapariga Endiabrada” (1968), já traziam um intervalo integrado. Todavia, Scorsese e a sua equipa não optaram por esse caminho com “Assassinos da Lua das Flores”.

No entanto, tal não impediu que vários cinemas ao redor do mundo tenham escolhido exibir o filme com intervalo.

Lê Também:   Os melhores filmes de Martin Scorsese, segundo os críticos de cinema

Um porta-voz da UCI Cinemas, uma cadeia de exibição que cobre locais como Portugal, Alemanha, Itália e Brasil, confirmou que todos os seus quase 80 cinemas – com exceção das salas IMAX em Porta di Roma, Orio e Campi Bisenzio – trazem um “intervalo de seis minutos no meio do filme”.

A Vue, uma rede de cinemas do Reino Unido, e um cinema em Amsterdão chamado The Movies Haarlemmerdijk também estão a oferecer exibições com intervalo, de acordo com os seus sites. Nos Estados Unidos, a Variety adianta que The Lyric, um cinema em Fort Collins, Colorado, exibia o épico com um intervalo.

Lê Também:   Assassinos da Lua das Flores | Está a representação da Nação Osage garantida? 



© 2023 Paramount Pictures

Porém, após terem problemas com a Paramount, a distribuidora do filme, e a Apple Original Films, que produziu a longa-metragem, erradicaram a prática.

Ao que tudo indica, dividir o filme constitui uma violação do acordo e as empresas têm entrado em contacto com os cinemas que o estão a fazer. Até à data, apenas cerca de 10.000 cinemas ao redor do mundo estão a exibir “Assassinos da Lua das Flores” desta maneira.

Quem também não está nada agradada com isto é Thelma Schoonmaker, a oscarizada montadora do filme e colaboradora de longa data de Scorsese, que revelou ao The Standard que exibir o filme com um intervalo não é correto, tratando-se de uma violação que ela terá de investigar.

Lê Também:   Lily Gladstone em Assassinos da Lua das Flores | Sem Oscar 'scene' mas com Oscar 'face'

Scorsese ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas em entrevista ao Hindustan Times defendeu a duração do filme, “As pessoas dizem que são três horas, mas vamos lá, conseguem sentar-se em frente à TV e ver algo durante cinco horas”, e que é uma questão de respeito com o cinema.

Shawn Robbins, analista-chefe da Boxoffice Pro, concorda com a posição de Scorsese mas destaca que pode haver vantagens económicas em incluir um intervalo, “Se Scorsese não pretendeu que houvesse um intervalo, penso que essa deve ser, pelo menos, a forma principal como as pessoas o devem ver. Dito isto, é um filme longo. E penso que se houver procura suficiente e, especialmente, se isso fizer diferença para ajudar alguém a decidir comprar um bilhete, em vez de não ir ver o filme, talvez haja um argumento económico e prático” para a integração de um intervalo.

De recordar que em Portugal, a cultura do intervalo é algo que sempre esteve muito presente em qualquer filme exibido nos cinemas, tendo sido abolido na pandemia.

Atualmente, os Cinemas NOS, a maior rede de cinemas portuguesa, voltaram a reintroduzir os habituais intervalos de sete minutos, mas ao que parece apenas em filmes com duração superior a três horas ou em sessões voltadas para ao público infantil.

TRAILER | ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES, A NOVA OBRA-PRIMA DE SCORSESE

E tu, qual é a tua opinião? És adepto do intervalo nos cinemas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *