Editorial credit: Denis Makarenko / Shutterstock.com

Steven Spielberg | Urso de Ouro Honorário na Berlinale 2023

O realizador, produtor e argumentista Steven Spielberg, vai receber um Urso de Ouro Honorário pela sua obra e dedicação ao cinema no 73º Festival Internacional de Cinema de Berlim, que vai realizar-se de 16 a 26 de fevereiro de 2023.

Várias vezes vencedor do Oscar da Academia de Hollywood, Steven Spielberg é considerado o cineasta de maior sucesso de todos os tempos. A sua obra, que inclui mais de 100 filmes e séries de televisão é única, sobretudo pelas  sua enorme diversidade no contexto da história do cinema mundial, dos últimos 60 anos. Spielberg foi nomeado 19 vezes ao Oscars, ganhou a estatueta por três vezes. Foram-lhe atribuídos muitos prémios, como vários Globos de Ouro e Emmys pelo seu trabalho no cinema, aos quais estiveram associados outros galardões pelo seu compromisso social e cívico, sobretudo em relação à causa judaica. Em 1998, recebeu a Grão-Cruz do Mérito com Estrela da República Federal da Alemanha, pela criação da Fundação Shoah e pelo seu filme A Lista de Schindler. Em 2001, a Rainha Isabel II, de Inglaterra fez dele Cavaleiro Comandante do Império Britânico. Em 2015, recebe pelo então presidente dos EUA, Barack Obama, a Medalha da Liberdade.

Lê Também:
79º Festival de Veneza: ‘Blonde’ e os Muros do Irão

VÊ TRAILER DE ‘OS FABELMANS’

‘Ao longo de sua incrível carreira, Steven Spielberg não apenas emocionou gerações de espectadores ao redor do mundo, como também redefiniu o significado de ‘cinema’ como uma fábrica de sonhos. Seja no mundo eternamente mágico dos jovens ou na nossa realidade para sempre moldada pela história; os seus filmes transportam-nos a outro nível, onde o ecrã proporciona a superfície adequada para revelar as nossas emoções. Se a Berlinale 2023 representa um novo começo, então não poderíamos encontrar um começo melhor do que aquele oferecido pelo grande trabalho de Spielberg’, são palavras  de apreço de Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian que tem dirigido nos últimos anos a Berlinale.

Lê Também:
LEFFEST ’22 | Beyond the Wall, em análise
Os Fabelmans
Os Fabelmans chega a 22 de dezembro às salas nacionais. | Nos Audiovisuais

Como parte da cerimónia de entrega do prémio vai ser exibido no Berlinale Palast, o seu último filme, ‘Os Fabelmans’, que tem traços autobiográficos, em que relembra a sua infância e adolescência de forma muito pessoal e o seu crescimento para o cinema. Haverá certamente também uma retrospectiva da sua obra, mas tanto estes como a data de entrega do Urso de Ouro Honorário, serão anunciados em breve na programação da Berlinale 2023.

JVM

José Vieira Mendes

Jornalista, crítico de cinema e programador. Licenciado em Comunicação Social, e pós-graduado em Produção de Televisão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É actualmente Editor da Magazine.HD (www.magazine-hd.com). Foi Director da ‘Premiere’ (1999 a 2010). Colaborou no blog ‘Imagens de Fundo’, do Final Cut/Visão JL , no Jornal de Letras e na Visão. Foi apresentador das ‘Noites de Cinema’, na RTP Memória e comentador no Bom Dia Portugal, da RTP1.  Realizou os documentários: ‘Gerações Curtas!?’ (2012);  ‘Ó Pai O Que É a Crise?’ (2012); ‘as memórias não se apagam’  (2014) e 'Mar Urbano Lisboa (2019). Foi programador do ciclo ‘Pontes para Istambul’ (2010),‘Turkey: The Missing Star Lisbon’ (2012), Mostras de Cinema da América Latina (2010 e 2011), 'Vamos fazer Rir a Europa', (2014), Mostra de Cinema Dominicano, (2014) e Cine Atlântico, Terceira, Açores desde 2016, até actualidade. Foi Director de Programação do Cine’Eco—Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela de 2012 a 2019. É membro da FIPRESCI.

José Vieira Mendes has 602 posts and counting. See all posts by José Vieira Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.