Steven Spielberg | Urso de Ouro Honorário na Berlinale 2023
O realizador, produtor e argumentista Steven Spielberg, vai receber um Urso de Ouro Honorário pela sua obra e dedicação ao cinema no 73º Festival Internacional de Cinema de Berlim, que vai realizar-se de 16 a 26 de fevereiro de 2023.
Várias vezes vencedor do Oscar da Academia de Hollywood, Steven Spielberg é considerado o cineasta de maior sucesso de todos os tempos. A sua obra, que inclui mais de 100 filmes e séries de televisão é única, sobretudo pelas sua enorme diversidade no contexto da história do cinema mundial, dos últimos 60 anos. Spielberg foi nomeado 19 vezes ao Oscars, ganhou a estatueta por três vezes. Foram-lhe atribuídos muitos prémios, como vários Globos de Ouro e Emmys pelo seu trabalho no cinema, aos quais estiveram associados outros galardões pelo seu compromisso social e cívico, sobretudo em relação à causa judaica. Em 1998, recebeu a Grão-Cruz do Mérito com Estrela da República Federal da Alemanha, pela criação da Fundação Shoah e pelo seu filme ‘A Lista de Schindler’. Em 2001, a Rainha Isabel II, de Inglaterra fez dele Cavaleiro Comandante do Império Britânico. Em 2015, recebe pelo então presidente dos EUA, Barack Obama, a Medalha da Liberdade.
VÊ TRAILER DE ‘OS FABELMANS’
‘Ao longo de sua incrível carreira, Steven Spielberg não apenas emocionou gerações de espectadores ao redor do mundo, como também redefiniu o significado de ‘cinema’ como uma fábrica de sonhos. Seja no mundo eternamente mágico dos jovens ou na nossa realidade para sempre moldada pela história; os seus filmes transportam-nos a outro nível, onde o ecrã proporciona a superfície adequada para revelar as nossas emoções. Se a Berlinale 2023 representa um novo começo, então não poderíamos encontrar um começo melhor do que aquele oferecido pelo grande trabalho de Spielberg’, são palavras de apreço de Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian que tem dirigido nos últimos anos a Berlinale.
Como parte da cerimónia de entrega do prémio vai ser exibido no Berlinale Palast, o seu último filme, ‘Os Fabelmans’, que tem traços autobiográficos, em que relembra a sua infância e adolescência de forma muito pessoal e o seu crescimento para o cinema. Haverá certamente também uma retrospectiva da sua obra, mas tanto estes como a data de entrega do Urso de Ouro Honorário, serão anunciados em breve na programação da Berlinale 2023.
JVM