© Agenda Cultural Lisboa

Concertos em abril

Fica a conhecer os principais concertos que vão acontecer em abril de Norte a Sul do país, contando com uma enorme variedade musical.

No mês em que celebramos a liberdade conquistada através da Revolução dos Cravos, Magazine.HD preparou uma agenda com alguns concertos que vão acontecer em várias cidades do nosso país e os quais não deves mesmo perder. Durante os próximos dias, várias salas de espetáculos do país vão abrir as suas portas para servirem de palco aos mais variados artistas nacionais e internacionais. Acima de tudo, muitos são os cantores que nos seus concertos celebrarão importantes marcos da sua carreira, enquanto muitos outros se preparam para apresentar os seus mais recentes álbuns e trabalhos de estúdio. Para abril, conta-se com grandes nomes conhecidos pelo público em geral a atuar pelo país fora. Para que não te escape nenhum espetáculo, fica atento/a à lista que se segue!

Lê Também:   Super Bock Super Rock 2023 | Um dos palcos já está fechado

TRIBUTO A CHICO BUARQUE | 11 ABRIL | SINTRA

Chico Buarque
© Câmara Municipal de Sintra

Chico Buarque é, indiscutivelmente, um dos maiores nomes da música brasileira. Lançou o seu primeiro álbum com pouco mais de vinte anos de idade e, ao longo de quase seis décadas de carreira, já totaliza quase oitenta discos lançados. Dividido entre o Brasil e Itália, país onde se exilou durante o regime militar severo brasileiro, as canções de Chico Buarque alcançaram sucesso em todo o mundo, levando-o a conquistar inúmeros prémios da indústria, nomeadamente Grammys Latinos. No ano em que se celebra o 79º aniversário do cantor brasileiro, Marcus Lima e Thais Motta sobem a palco para homenagearem Chico Buarque. Este é um concerto que pode ser visto em vários pontos do país, sendo o próximo no dia 19 de abril, no Fórum Municipal Luísa Todi. Seguem-se concertos em Tomar (21 de abril), Santarém (22 de abril), Lagos (24 de abril) e em Montemor-o-Novo (30 de abril).




JORGE CRUZ | 13 ABRIL | PORTO

Jorge Cruz
© Casa da Música

Nascido no ano da revolução, Jorge Cruz fundou a sua primeira banda, os Superego, com apenas vinte anos, alcançando algum sucesso no mundo da música. Mais de uma década depois, o cantor originário da Nazaré criou o grupo Diabo na Cruz, assente na música tradicional portuguesa, misturada com o rock contemporâneo. Capazes de agradar a várias gerações, os Diabo na Cruz alcançaram um enorme sucesso, percorrendo Portugal de norte a sul, ao mesmo tempo que Jorge Cruz se dedicava também a compor para muitos outros artistas, como Ana Bacalhau, Cristina Branco e Ana Moura. Em 2019, o cantor viu-se obrigado a sair da banda, por motivos de sucesso e, em abril vai regressar aos palcos para dois concertos únicos que marcam o retorno após ter sido diagnosticado com tinitus. O primeiro concerto está agendado para o dia 13 de abril, na Casa da Música, no Porto, seguindo-se um espetáculo no Teatro Maria Matos, em Lisboa, a 19 de abril.




CALEMA | 14 ABRIL | LISBOA

Calema
© Senhores do Ar

Fradique e António Mendes Ferreira são uma dupla de irmãos originários de São Tomé e Príncipe que começaram a cantar no coro da igreja ainda muito novos. Mais tarde, decidiram formar um duo ao qual deram o nome de Calema, em referência a uma ondulação nas Costa Africana que arrasta consigo sempre alguma coisa até ao areal. Este nome tornou-se uma metáfora para os sorrisos e cultura que os dois irmãos tentam sempre arrastar consigo para os seus concertos. Antes de se tornarem conhecidos, participaram no The Voice França e no concurso Luso Artist, de Estrasburgo, de onde saíram vencedores, gravando assim o seu primeiro disco. Hoje em dia, os Calema são uma das duplas de maior sucesso em Portugal, tendo inclusive participado no Festival da Canção, em 2019. A digressão de 2023 desta dupla arranca com dois concertos imperdíveis, no Campo Pequeno, a 14 de abril, e no Super Bock Arena, a 15 de abril.




BILL CALLAHAN | 14 ABRIL | LISBOA

Bill Callahan
© House of Fun

Nos anos noventa, Bill Callahan começou a fazer as suas próprias experiências musicais, gravando as suas músicas em cassetes com instrumentos mal afinados, produzindo melodias pouco convencionais. Surgia assim o estilo que popularizou o artista norte-americano, conhecido como lo-fi, um tipo de música que conta com imperfeições deliberadas. Com mais de três décadas de carreira, o cantor de 56 anos regressa agora a Portugal para dois concertos agendados para o dia 14 de abril, no Teatro Tivoli BBVA, e o dia 15 de abril, no Theatro Circo, em Braga.

 



PEDRO SAMPAIO | 14 ABRIL | LISBOA

Pedro Sampaio
© FNAC

Pedro Sampaio começou-se a interessar pela indústria da música muito cedo e, aos 14 anos de idade já atuava como DJ em festas amadoras de amigos e familiares. Mais tarde, decidiu fazer da música a sua verdadeira profissão, começando a partilhar vídeos seus a cantar na plataforma Youtube, o que lhe trouxe um enorme reconhecimento que rapidamente escalou a nível mundial. Hoje, Pedro Sampaio é um dos maiores fenómenos da música brasileira, batendo vários recordes na indústria da música. Desde então, o cantor de 25 anos lançou temas de grande sucesso, como “Dançarina”, “Galopa” e “No Chão Novinha”. O músico regressa agora a Portugal para dois concertos inesquecíveis. O primeiro está agendado para dia 14 de abril, no Altice Arena, seguindo-se um outro no Altice Forum Braga, a 16 de abril.




CÉSAR MOURÃO | 15 ABRIL | LISBOA

César Mourão
© Aquele Abraço

Quando ouvimos o nome de César Mourão, rapidamente pensamos no apresentador e ator que deu vida a Esperança na série televisiva com um título homónimo. Porém, o que poucos sabem é que o artista multifacetado originário de Lisboa tem agora um novo projeto, tendo-se lançado recentemente no mundo da música. Este mês, o humorista produziu um álbum, “Talvez não seja Nada”, totalmente da sua autoria,  com músicas compostas pelo próprio. Para dar a conhecer ao público o seu primeiro trabalho no mundo da música, César Mourão vai dar dois concertos de estreia, primeiro a 15 de abril, no Campo Pequeno, e depois no Super Bock Arena, a 28 de abril.




DANNI GATO | 15 ABRIL | LISBOA

Danni Gato
© Danni Gato

Daniel Fernandes apaixonou-se pela música desde muito cedo, tendo crescido numa música de artistas, uma vez que também o padrasto e o irmão se dedicam à profissão de DJ. Foi através dos ritmos do Afro-House que o artista de Faro encontrou a sua inspiração para produzir os seus próprios sons, o que fez dele um dos DJ’s portugueses de maior sucesso. Depois de um ano marcado por inúmeros espetáculos não só em Portugal, mas também em países estrangeiros, como Suíça e Luxemburgo, Danni Gato produziu um novo single, “Gratitude”, que mostra a gratidão que o músico sente pelo seu público. Para apresentar o seu novo projeto, o DJ tem um concerto marcado para o dia 15 de abril, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.




PEDRO ABRUNHOSA | 15 ABRIL | COIMBRA

Pedro Abrunhosa
© Pedro Abrunhosa

O nome de Pedro Abrunhosa andou sempre de mãos dadas tanto com o mundo da música como com o ensino. Após se ter formado no Conservatório de Música do Porto, Pedro Abrunhosa começou a dar aulas na Escola de Música do Porto e, mais tarde, chegou mesmo a fundar a Escola de Jazz do Porto. A partir de então, viajou por vários países, onde participou em projetos relacionados com a indústria, tendo alcançado um enorme sucesso não só em Portugal, mas também no estrangeiro, o que lhe rendeu diversos prémios da área. Este mês, Pedro Abrunhosa vai estar em tour pelo nosso país, tendo dois concertos agendados para 15 e 16 de abril, no Convento de São Francisco, em Coimbra. Seguem-se atuações em Lisboa, no Coliseu dos Recreios (21 de abril), Estremoz (28 de abril) e Barcelos (30 de abril), estendendo-se a lista pelos meses seguintes.




CALUM SCOTT | 20 ABRIL | PORTO

Callum Scott
© Agenda Cultural Lisboa

Calum Scott é apenas mais um exemplo da fábrica de artistas que pode ser o programa “Got Talent”. Foi em 2015 que o músico britânico decidiu participar no concurso de talentos, recebendo desde logo um botão dourado que o colocou na final. Até então, Calum tinha feito de parte de bandas musicais, nomeadamente os Maroon 4, um grupo que homenageava e interpretava os temas dos Maroon 5. Depois de fazer um cover de “Dancing On My Own”, o cantor acabou por vencer o concurso, dando-se a conhecer assim ao mundo inteiro. Desde então, o seu sucesso tem ultrapassado todas as barreiras e Calum tem feito uso do seu reconhecimento para defender abertamente a consciencialização sobre a saúde mental. A 20 de abril, o cantor de “You Are the Reason” sobe ao palco do Hard Club do Porto para um concerto único, seguindo-se dois espetáculos no Capitólio Lisboa a 21 e 22 de abril.




BANDUA | 20 ABRIL | LISBOA

Bandua
© Pedro Pina – RTP

Antigamente, as tribos Celtas adoravam uma divindade apelidada de Bandua, relacionada com a proteção dos povos Lusitanos e das relações entre os homens. No entanto, não existem registos históricos que determinem se se trata de uma divindade masculina ou feminina, o que levou a que Bernardo Addario e Edgar Valente desenvolvessem um projeto musical inspirado na velha crença Celta. As suas músicas são uma mistura de música eletrónica com ritmos do folclore português, nomeadamente da Beira Baixa. Depois de terem participado no Festival da Canção 2023, com o tema “Bandeiras”, o duo apresenta-se agora no dia 20 de abril, no espaço Lux Frágil, em Lisboa.




JESUS QUISTO | 20 ABRIL | PORTO

Jesus Quisto
© Pedro Pina – RTP

A série da RTP, “Pôr do Sol“, assumiu-se como uma verdadeira paródia da ficção nacional, conquistando um alargado público com as suas piadas óbvias e, ao mesmo tempo, bastante criativas. Da ficção nasceram os Jesus Quisto, uma banda que satirizava muitos conjuntos musicais portugueses, mas o sucesso alcançado no pequeno ecrã rapidamente se estendeu à vida real e, aquilo que começou por ser uma brincadeira, acabou por se tornar um autêntico fenómeno de bilheteiras. Cada vez que os Jesus Quisto anunciam a sua presença em algum concerto ou qualquer outro espaço público, os fãs saem a correr, esgotando os bilhetes em poucos minutos. Sendo que o sucesso desta banda da RTP é demasiado grande para as pequenas salas de concerto, os Jesus Quisto vão agora atuar no Coliseu Porto AGEAS, a 20 de abril.




ANA BACALHAU | 20 ABRIL | PORTO

Ana Bacalhau
Ana Bacalhau – by Frederico Martins

Ana Bacalhau descobriu o seu talento com apenas quinze anos, altura em que aprendeu a tocar guitarra e começou a cantar as suas primeiras canções. Mais tarde, decidiu integrar diferentes projetos musicais, tornando-se vocalista de uma banda que formou com outros colegas seus da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Depois disso, Ana Bacalhau ainda participou em outros grupos musicais, mas somente em 2009 desistiu da sua vida de arquivista para se dedicar verdadeiramente à música, integrando a 100% o grupo Os Deolinda, com quem atingiu um enorme sucesso. Tendo cantado um pouco por todo o país, em 2013 a cantora estreou-se a solo, sendo convidada a fazer parte de diversas iniciativas. Agora, Ana Bacalhau é um dos nomes que vai participar na iniciativa ‘Dar Letra à Música’, que irá acontecer no dia 20 de abril, no Estádio do Dragão, no Porto.




PAULO DE CARVALHO | 21 ABRIL | SILVES

Paulo Carvalho
© Câmara Municipal de Sines

Paulo de Carvalho caprichava ser jogador do Benfica, mas a sua paixão pela bateria pôs fim ao seu sonho, levando-o a fundar, em conjunto com Carlos Mendes, Fernando Chaby e Jorge Barreto, os Sheiks, a banda portuguesa de rock que ficou conhecida como Os Beatles do nosso país. Na altura, o grupo musical atingiu um enorme sucesso, passando de atuações em festivais universitários para os maiores palcos do país. Já nos anos setenta, Paulo larga a bateria e assume-se como intérprete, participando no Festival da Canção, no qual atingiu o segundo lugar. Mais tarde, em 1974, chega mesmo a vencer o concurso nacional, com o tema “E Depois do Adeus”, tornando-se uma das vozes da Revolução. Com uma carreira que dura há mais de cinquenta anos, Paulo de Carvalho é um dos artistas convidados a participar no 49º aniversário do 25 de Abril, atuando no Teatro Mascarenhas Gregório, em Sines, a 21 de abril.




CAPICUA | 22 ABRIL | AMADORA

Capicua
© Radar dos Sons

Capicua é o nome que se dá a um conjunto de números ou letras que lidas na ordem inversa levam ao mesmo resultado e foi exatamente esse o nome artístico acolhido por Ana (aqui está um exemplo de capicua) Matos Fernandes quando se começou a interessar por música. Numa altura em que o Hip-Hop era ainda um estilo musical muito marginalizado em Portugal, Capicua decidiu arriscar e começou a compor canções em rap, alcançando um sucesso imediato que fez com que fosse convidada a participar em diversos projetos musicais. Através das suas canções, fala sobretudo da mulher e do orgulho da sua língua materna. Com uma veia altamente ativista, Capicua é este ano convidada a participar nas comemorações do 25 de abril, que terão lugar a 22 de abril, no Cineteatro D. João V, na Amadora.




XUTOS E PONTAPÉS | 22 ABRIL | PORTO

Xutos e Pontapés
© FNAC

É quase impossível mencionar o cancioneiro do nosso país sem falar nos Xutos e Pontapés, uma das bandas portuguesas de maior sucesso. Formado em 1978, o grupo deu-se a conhecer sob o pseudónimo de Delirium Tremens, mudando posteriormente o seu nome para Beijinhos e Parabéns, uma nomenclatura que pouco durou. Já sob a denominação de Xutos e Pontapés, a banda deu o seu primeiro concerto em 1979, num espetáculo que celebrava os 25 anos do Rock & Roll. Mais de quatro décadas depois, o grupo fundado por Tim, Kalú e os falecidos Zé Pedro e Zé Leonel tornou-se na mais conceituada banda portuguesa do estilo musical do Rock. Ao longo da sua existência, temas como “Contentores”, “Não Sou o Único” e “Não Sou o Único” passaram a fazer parte da cultura popular do povo português. Estas e muitas outras canções poderão ser ouvidas no próximo dia 22 de abril, num concerto a acontecer no Coliseu Porto AGEAS.




RICHIE CAMPBELL | 27 ABRIL | LISBOA

Richie Campbell
© Everything is New

O nome de Richie Campbell está, indubitavelmente, associado a recordes e a pioneirismo. Apesar de ter dado os primeiros passos em grupos musicais, Ricardo Costa optou por se dedicar a uma carreira a solo, inspirando-se nos ritmos jamaicanos. Cantando sobretudo em inglês, os seus temas de reggae  fizeram de Richie Campbell aquele que é considerado o primeiro fenómeno da internet, numa altura em que o Youtube dava ainda os primeiros passos no nosso país. Sendo um dos artistas portugueses mais bem sucedidos da última década, e o primeiro a conseguir esgotar o Campo Pequeno sem ter nenhuma editora como suporte, Richie Campbell tem agora um concertos agendado para a principal sala do país. A 27 de abril, o cantor atua na Altice Arena, ficando assim marcado o seu regresso a esta sala de espetáculos.




LUCAS LUCCO | 28 ABRIL | GUIMARÃES

Lucas Lucco
© FNAC

O pai de Lucas Lucco sempre influenciou o filho a participar na indústria da música. Desde muito novo, o pai inscreveu-o nas aulas de canto e de guitarra, levando-o mais tarde para o coro da igreja. Lucas Lucco tinha apenas onze anos quando compôs a sua primeira música, enquanto dedicava o seu tempo também à carreira de modelo. Aos dezesseis anos, Lucas decidiu dedicar-se totalmente à indústria, criando um grupo de sertanejo, até que o seu talento chegou ao Youtube, permitindo-o lançar-se a solo. Este mês, o fenómeno da internet tem um concerto marcado no Multiusos de Guimarães, para o dia 28 de abril.




BIG THIEF | 29 ABRIL | LISBOA

Big Thief
© Ticketline

Dois estranhos que se conheceram pela primeira vez num concerto, acabaram por sentir uma ligação especial e decidiram formar uma dupla musical, constituída por Adrianne Lenker e Buck Meek. Depois de lançarem as suas primeiras canções em conjunto, optaram por procurar outros membros para formar uma banda, e assim nasceram os Big Thief. Em 2016, o grupo lançou o seu primeiro álbum e, três discos depois,  o seu mais recente trabalho foi considerado um dos melhores álbuns daquele ano, recebendo, inclusive, uma nomeação ao Grammy, feito que voltou a repetir este ano. A 29 de abril, os Big Thief apresentam-se em Lisboa para um concerto único no espaço LAV – Lisboa ao Vivo.




D’ZRT | 29 ABRIL | LISBOA

D'ZRT
© FNAC

Não existem dúvidas de que a série juvenil Morangos com Açúcar, para além de ser um autêntico fenómeno, foi também uma fábrica de atores e cantores. Na ficção, quatro colegas de escola reuniam-se para dar vida a uma banda, um grupo musical que na vida real acabaria por se tornar numa das boys band portuguesas mais bem sucedidas de todos os tempos. Com Cifrão, Angélico, Vintém e Edmundo a fazerem as delícias do público mais jovem, a banda alcançou um sucesso instantâneo, conquistando vários galardões de platina e vendendo milhares de cópias dos seus três álbuns lançados. Apesar de o grupo ter terminado em 2007, os quatro reuniram-se em 2009 para lançarem um novo projeto musical. Treze anos depois, e de uma forma totalmente inesperada, os D’ZRT vão finalmente voltar aos grandes palcos, para uma tourné musical que se revelou um enorme sucesso, esgotando os bilhetes em poucas horas. Este é o primeiro grande espetáculo que acontece após a morte de Angélico, falecido em 2011. O primeiro concerto está agendado para o dia 29 de abril, na Altice Arena, local onde ocorrerá um outro espetáculo nos dias 30 de abril, 1 e 2 de maio. Seguem-se espetáculos por Guimarães, Porto, Elvas, Funchal e Faro. 




BONNIE TYLER | 29 ABRIL | CASCAIS

Bonnie Tyler
© Casino Estoril

“Total Eclipse of the Heart” e “Holding Out for a Hero” são dois temas bem conhecidos do público, ambos interpretados pela cantora galesa Bonnie Tyler. Tudo começou com um pequeno concurso de talentos em que Bonnie ficou em segundo lugar, sentindo-se incentivada a percorrer uma carreira musical. Assim que lançou o seu primeiro single, em 1975, o talento de Tyler fez-se logo notar, sendo-lhe oferecido um contrato com uma importante gravadora pertencente à Sony Music. O aparecimento de nódulos nas cordas vocais obrigaram-na a fazer uma operação que resultou no timbre roco e com um enorme alcance pelo qual é hoje conhecida Bonnie Tyler. A cantora galesa vem agora a Portugal para um concerto único a acontecer no Casino Estoril a 29 de abril.

Vais assistir a algum destes concertos? Que artista gostarias de ver atuar ao vivo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *