© Eros Ramazzotti

Concertos em fevereiro

Fica a conhecer os principais concertos que vão acontecer em fevereiro de Norte a Sul do país, contando com uma enorme variedade musical.

Naquele que é o mês mais curto do ano, os espetáculos musicais vão continuar com toda a força e grandes novidades irão acontecer em fevereiro. Durante os próximos dias, as maiores salas do país, mas também outros espaços culturais como os teatros e outras salas de espetáculos, vão abrir as suas portas para servirem de palco aos mais variados artistas nacionais e internacionais. Acima de tudo, muitos são os cantores que nos seus concertos celebrarão importantes marcos da sua carreira, enquanto muitos outros se preparam para apresentar os seus mais recentes álbuns e trabalhos de estúdio. Para fevereiro, conta-se com grandes nomes conhecidos pelo público em geral a atuar pelo país fora. Para que não te escape nenhum espetáculo, a Magazine.HD preparou uma agenda com alguns concertos que não deves mesmo perder!

Lê Também:   Os melhores álbuns de 2022 | As escolhas da crítica

MAIARA & MARAÍSA | 03 FEVEREIRO | LISBOA

Maiara & Maraisa
© Campo Pequeno

Maiara & Maraísa são as irmãs gémeas de maior sucesso da música sertaneja! Habituadas a viver em cidades diferentes desde a infância, rapidamente a dupla se habituou à correria dos palcos, fazendo sucesso em todo o mundo. Com apenas cinco anos de idade, as irmãs participaram no Festival Nacional da Canção e mais tarde ingressaram na indústria da música com o lançamento de singles que se tornaram verdadeiros sucessos. Maiara e Maraísa ganharam ainda mais destaque quando formaram um trio com Marília Mendonça, que perdeu a vida num acidente de aviação há pouco mais de um ano, ficando conhecidas como ‘as Patroas’. No dia 3 de fevereiro, Maiara & Maraísa regressam a Portugal para gravar o seu DVD. O primeiro concerto acontece no Campo Pequeno e um segundo espetáculo terá lugar no dia seguinte, no Super Bock Arena.




EROS RAMAZZOTTI | 03 FEVEREIRO | LISBOA

eros ramazzotti
© Eros Ramazzotti

Filho de peixe sabe nadar mas, neste caso, pode-se afirmar que filho de cantor sabe cantar, uma vez que o pai de Eros Ramazzotti também teve algum sucesso no mundo da música. Foi pelas mãos do progenitor que Eros recebeu a sua primeira guitarra, sendo muito cedo apresentado ao panorama musical. Com apenas dezoito anos, o jovem italiano participou num concurso de novas vozes e, apesar de não ter ganho, chamou a atenção de uma editora que decidiu apresentá-lo ao mundo. Com mais de trinta anos de carreira, Ramazzotti é hoje um dos maiores cantores italianos da sua geração, tendo conquistado fãs em todo o mundo. Com uma voz doce que não deixa ninguém indiferente, o intérprete de “Cose Della Vita” regressa a Portugal para dar início à segunda parte da sua nova tour mundial. A primeira paragem será a Altice Arena, com concertos nos dias 3 e 4 de fevereiro.




THE GIFT | 03 FEVEREIRO | ÁGUEDA

The Gift

Os The Gift são a banda mais improvável de sempre… Originários de Alcobaça, Nuno Gonçalves, Miguel Ribeiro, Ricardo Braga e Sónia Tavares decidiram inscrever-se num concurso musical de um conhecido bar e o sucesso que obtiveram levou-os a criar o grupo de rock. Em 1995, a banda estreou-se num emblemático concerto no Mosteiro de Alcobaça e, desde então, nunca pararam de percorrer o país de norte a sul do país. Ao longo dos anos, os The Gift já lançaram nove álbuns e conquistaram um Globo de Ouro e um prémio da MTV Europe. A 3 de fevereiro, a banda que conta já com quase três décadas de carreira sobe ao palco do Centro de Artes de Águeda, seguindo-se um concerto no Teatro Municipal de Vila Real a 17 de fevereiro




VALETE | 03 FEVEREIRO | LISBOA

velete
© Sons em Trânsito

Nascido em São Tomé e Príncipe, Keidje Torres Lima cedo entrou para o mundo da música, atuando em projetos de vários cantores quando tinha apenas 16 anos. Após terminar a sua licenciatura em Ciências da Comunicação, Keidje dedicou-se por inteiro à sua profissão e apresentou-se ao mundo como Valete, nome pelo qual é conhecido no meio artístico. Com vinte anos de carreira, o cantor de “Roleta Russa” mantém o foco das suas músicas em temas atuais da sociedade, assumindo uma posição de esquerda, o que origina faixas com um tom muito político. Considerado um dos maiores nomes do rap nacional, Valete regressa aos palcos para celebrar duas décadas de carreira num concerto imperdível que terá lugar no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 3 de fevereiro.




FERNANDO PEREIRA | 04  FEVEREIRO | COIMBRA

fernando Pereira
© Fernando Pereira

Conhecido como ‘o senhor das vozes’, Fernando Pereira tem o dom de imitar vozes de outros cantores, tanto masculinos como femininos. Esta extraordinária capacidade levou-o a ser examinado por diferentes médicos especialistas que se interessaram por este incomum fenómeno. Após o seu talento ter sido descoberto, Fernando Pereira passou a ser convidado a atuar nos mais diversos palcos, percorrendo o país de norte a sul, mas também em eventos internacionais, o que lhe conferiu um estatuto de renome. Tendo um repertório inesgotável dada a sua capacidade de imitação, este cantor é um embaixador da cultura portuguesa, tendo representado o nosso país em diversas ocasiões no estrangeiro, onde fez diversas turnés. No dia 4 de fevereiro, ‘o senhor das vozes’ regressa a Coimbra para um concerto memorável no espaço Caves de Coimbra.




TAXI | 04 FEVEREIRO | BRAGANÇA

Taxi
© Teatro Municipal de Bragança

No final dos anos 70, influenciados pelos ritmos dos The Police, um grupo de amigos portuenses reuniram-se para dar origem à banda Pesquisa. Se no início os elementos apenas cantavam em inglês, a assinatura de um contrato que os obrigava a lançar temas totalmente em português foi um ponto de viragem para a banda que se tornou uma das mais influentes da nossa cultura. Quando os Pesquisa lançaram o seu primeiro álbum, este tornou-se o primeiro Disco de Ouro do Rock Português e logo foram convidados a fazer a abertura do concerto dos The Clash. Mais tarde, o grupo voltou a reunir-se sob o pseudónimo de Taxi, mas mantendo o sucesso de sempre. Para celebrar os quarente anos de sucesso, a banda reúne-se agora num concerto especial que terá lugar no Teatro Municipal de Bragança a 4 de fevereiro.




T-REX | 04 FEVEREIRO | LISBOA

T-REX
© FNAC

Nascido na Linha de Sintra, Daniel Benjamin começou a atuar sob o nome de T-Rex, ficando conhecido pelo seu estilo de música com raízes no rap e no trap. Apesar de ter lançado diversos singles no passado, somente em 2018 o cantor de “Chá Preto” começou a captar a atenção do grande público. Desde então, a sua fama não tem parado de crescer, tendo o artista colaborado com outros grandes nomes do panorama musical. Este ano fica marcado como a estreia de T-Rex em duas das mais emblemáticas salas do país. O primeiro concerto acontece no dia 4 de fevereiro, no Coliseu dos Recreios, e a 11 de março no Coliseu do Porto AGEAS.




FINGERTIPS | 04 FEVEREIRO | PORTO

Fingertips
© Metrosonic Records

Aos 16 anos de idade Zé Manuel escreveu a letra de uma música que mais tarde viria a dar título ao álbum de estreia dos Fingertips, uma banda formada pelo próprio juntamente com Rui Saraiva, Jorge Oliveira e Joana Gomes. Quando o single foi lançado, em 2003, tornou-se um dos maiores êxitos do ano, o que conferiu desde logo alguma notoriedade ao grupo. Pouco tempo depois, a recente banda conquistou duas nomeações aos Globos de Ouro, o que definiu o sucesso dos Fingertips que passaram a ser convidados para fazer a abertura de concertos de grandes artistas, como os Queen e George Michael. Agora que celebram duas décadas de existência, os Fingertips estão a preparar um espetáculo memorável, intitulado “Fingertips Live XPerience 2.0”, que contará com convidados muito especiais. O concerto terá lugar no dia 4 de fevereiro, no Mouco Hotel, no Porto.




BOB MARLEY 78TH BIRTHDAY CELEBRATION | 11 FEVEREIRO | LISBOA

Bob Marley
© Agenda Cultural Lisboa

Bob Marley é o principal responsável pela divulgação da cultura reggae no mundo, sendo conhecido pelas suas músicas com letras que apelam à paz e ao amor como maior arma contra a guerra. Por isso mesmo, o cantor jamaicano foi agraciado com a Medalha da Paz do Terceiro Mundo pela ONU, tendo denunciado centenas de injustiças sociais através da música. Apesar de ter vivido apenas 36 anos e ter tido uma carreira muito curta, Bob Marley tornou-se um dos maiores cantores de todos os tempos, continuando a manter o seu legado vivo ao longo de várias gerações, apesar de ter falecido já há mais de quarenta anos. Para celebrar o 78º aniversário do nascimento do ‘Rei do Reggae’, o Titanic Sur Mer vai receber, no dia 11 de fevereiro, um espetáculo de homenagem que conta com a atuação de quinze artistas, entre eles Freddy Locks e Big Up Reggae Tribute Band.




LINDA MARTINI | 10 FEVEREIRO | LISBOA

Linda Martini
© Ana Viotti

Os Linda Martini são uma das bandas portuguesas de rock mais acarinhadas pelo público em geral. Formado em 2003, o grupo composto por André Henriques, Cláudia Guerreiro, Hélio Morais e Pedro Geraldes foi várias vezes distinguido com o título de ‘disco do ano’ pela revista Blitz e, o seu sucesso foi sempre bastante notório. Ao longo das duas décadas da sua existência, os Linda Martini já atuaram nas maiores salas do país e a banda conta já com seis álbuns publicados, tendo o último sido lançado há uns meses apenas. Este ano o grupo celebra 20 anos de carreira e está a preparar uma nova tour para celebrar o feito histórico. Os dois primeiros concertos da turné acontecem já este mês, com um espetáculo a 10 de fevereiro no espaço Lisboa ao Vivo e um outro que terá lugar no Hard Club do Porto a 11 de fevereiro.




DINO D’SANTIAGO | 10 FEVEREIRO | COIMBRA

dino d' santiago
© Convento São Francisco

Apesar de ter nascido em Quarteira, a ascendência cabo-verdiana de Dino d’ Santiago, nome artístico de Claudino Pereira, fez dele um dos maiores embaixadores da cultura de Cabo Verde. No início do seu percurso no mundo da música, Dino cantava no coro da igreja, tendo mais tarde sido convidado por amigos para participar em produções de hip-hop. Mas o sucesso do cantor do Bairro dos Pescadores fez-se notar quando o músico acompanhou uma amiga a um casting do programa “Operação Triunfo”, tendo sido convidado a participar no programa. Atualmente, Dino d’ Santiago é o artista mais premiado com Play – Prémios da Música Portuguesa, tendo, inclusive, recebido um Globo de Ouro de Melhor Intérprete. Este mês, o cantor de “Utopia” sobe a palco do Convento São Francisco a 10 de fevereiro para um espetáculo único.




CARMEN SOUZA | 11 FEVEREIRO | COVILHÃ

Carmen Souza
© Carmen Souza

Nascida em Lisboa, desde sempre Carmen Souza esteve em contacto com as suas raízes cabo-verdianas, uma vez que em casa os pais sempre a educaram num ambiente de cultura africana. Theo Pascal, um dos maiores baixistas portugueses, descobriu o talento de Carmen numa altura em que este cantava num grupo gospel e, desde logo, apresentou-a a um estilo mais jazz. Em 2005, com a ajuda do seu produtor, a cantora lançou o seu álbum de estreia, no qual mistura ritmos africanos com o jazz, honrando sempre as suas origens. Em 2022, Carmen lançou o seu décimo álbum de estúdio e vai agora apresentá-lo no Teatro Municipal da Covilhã, no dia 11 de fevereiro, seguindo-se um concerto no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, a 18 de fevereiro.




BRING ME THE HORIZON | 15 FEVEREIRO | LISBOA

bring me the horizon
© Agenda Cultural Lisboa

Há muito que se esperava a vinda dos Bring Me The Horizon a Portugal, um concerto que estava marcado para 2022, mas que teve de ser adiado em consequência da pandemia. Mas agora, nada vai parar a banda formada por Jordan Fish, Lee Malia, Matt Kean, Matt Nicholls e Oliver Sykeso, que tem nova data agendada para 15 de fevereiro, no Altice Arena. Este é um espetáculo que celebra o sétimo álbum lançado pela banda de rock britânica. Tratando-se de um evento memorável, os Bring Me The Horizon trazem dois convidados muito especiais – a banda americana A Day To Remember e o rapper Poorstacy.




LON3R JOHNY | 25 FEVEREIRO | LISBOA

Lon3r Johnny
© Capitólio Lisboa

Mais conhecido por Lon3r Johnny, João Freixo ganhou popularidade entre os fãs de hip-hop em 2018, após ter assinado contrato com a editora gerida pelo conhecido rapper ProfJam, Think Music. Adotando um estilo mais virado para o trap, as suas músicas que misturam a língua portuguesa com a anglófona ganharam uma grande amplitude no panorama musical e Lon3r passou a atuar em diversos festivais de música. Em 2021, por exemplo, o rapper português foi convidado a cantar no primeiro Rolling Loud da Europa, um festival inteiramente dedicado ao hip-hop. Agora, Lon3r Johnny sobe ao palco do Capitólio para um concerto eletrizante, no dia 18 de fevereiro, seguindo-se um espetáculo no Hard Club do Porto, a 25 de fevereiro.




DAVID FONSECA | 18 FEVEREIRO | ÁGUEDA

David Fonseca
© Centro de Artes de Águeda

David Fonseca é, indiscutivelmente, um dos artistas mais versáteis do nosso país. O cantor tornou-se conhecido ao se tornar vocalista da banda de rock alternativo Silence 4, um grupo musical que teve um grande sucesso no final dos anos noventa e que se separou em 2004. Um ano antes, David Fonseca lançou-se a solo com um álbum de estreia que se tornou um verdadeiro sucesso nacional. Desde então, o cantor originário de Leiria alcançou um estatuto importante na música portuguesa e participou em vários projetos de homenagem a grandes artistas, como António Variações e David Bowie. Agora, David Fonseca sobe ao palco do Centro de Artes de Águeda no dia 18 de fevereiro para mais um espetáculo memorável.




BONGA | 20 FEVEREIRO | LISBOA

Bonga
© Time Out

José Adelino Barceló de Carvalho nasceu em Angola e foi nos bairros do seu país que deu os primeiros passos no mundo da música. Ainda jovem, decidiu criar uma banda com um estilo musical muito próprio que homenageava a cultura africana. Com o passar dos anos, José Adelino dedicou-se à missão de integrar as tradições musicais do seu país nas suas canções e passou a ser conhecido como ‘Bonga’, nome artístico pelo qual se tornou famoso em todo o mundo. Com oito décadas de vida, Bonga já conquistou muitos discos de ouro e platina, e já lançou mais de trinta álbuns em toda a sua carreira. Na noite que antecede o Carnaval, a 20 de fevereiro, os ritmos de samba de Bonga chegam ao espaço B.Leza para mais uma noite imperdível.




KATIA GUERREIRO | 23 FEVEREIRO | LISBOA

Katia Guerreiro
© FNAC

Katia Guerreiro é uma das mais internacionais fadistas do nosso país, tendo levado a música portuguesa ao mundo inteiro, não tivesse ela crescido também em diferentes áreas geográficas. Katia Guerreiro nasceu na África do Sul, mas muito cedo foi viver para os Açores, onde passou toda a sua infância. No entanto, foi em Lisboa que a cantora se dedicou a uma outra paixão, a medicina, tendo-se licenciado em oftalmologia. Em 2001, a artista proveniente da África do Sul lançou-se no fado e desde logo alcançou um grande sucesso, tendo-se tornado numa das maiores vozes do nosso país que se dedica a interpretar escritores portugueses, nomeadamente António Lobo Antunes. Recentemente, Katia Guerreiro lançou o seu mais recente trabalho, “Mistura”, um projeto que será também apresentado no palco do Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, a 23 de fevereiro.




BÁRBARA TINOCO | 24 FEVEREIRO | PONTA DELGADA

Rock in Rio Lisboa
Foto de David Passos / © MHD

Com apenas 24 anos de idade, Bárbara Tinoco é já um nome sonante para o público português, tendo ficado conhecida após a sua participação no concurso de talentos da RTP, “The Voice Portugal”. Em 2020, a cantora acabou mesmo por conquistar o segundo lugar no Festival da Canção, um feito que lhe valeu ainda o título de Artista Revelação dos Prémios Play. Um ano depois, Tinoco lançou o seu primeiro álbum de estúdio e, desde então, não parou de receber convites para participar em festivais nacionais. Este ano, a artista regressará ao Festival da Canção mas, antes disso, subirá ao palco do Teatro Micaelense, no dia 24 de fevereiro, para um concerto memorável.




WET BED GANG | 25 FEVEREIRO | LISBOA

wet bed gang
© Campo Pequeno

Se há uns anos atrás Gson, Kroa, Zara G e Zizzy eram apenas um grupo de amigos, hoje são um dos maiores fenómenos da música no nosso país. Mais conhecidos por Wet Bed Gang, a banda originária de Vialonga traz consigo uma musicalidade que combina os ritmos africanos com o hip-hop português, criando uma multiculturalidade sonora. O grupo nasceu em 2014 quando João Rossi, entretanto falecido, decidiu unir dois bairros de Vila Franca de Xira, pondo um fim à rivalidade existente entre então. Desde aí, o grupo tem vindo a atingir um enorme sucesso, tendo lançado o seu primeiro álbum em 2021. Agora, os Wet Bed Gang sobem, pela primeira vez, ao palco do Campo Pequeno, no dia 25 de fevereiro, para mais um concerto cheio de energia. Segue-se um espetáculo no dia 4 de março, no Super Bock Arena, no Porto.




FERNANDO TORDO | 26 FEVEREIRO | LISBOA

Fernando Tordo
© RTP

Nascido em 1948, Fernando Tordo dedica-se ao mundo da música desde os seus dezesseis anos de idade, altura em que passou a integrar diversos grupos musicais. Mais tarde, conhece Ary dos Santos a quem se junta para compor poemas que deram origem a conhecidas canções do repertório de grandes artistas. Desde sempre que Fernando Tordo se dedica a cantar músicas de intervenção, que falam de política e problemas do nosso país, nomeadamente durante os anos sessenta e setenta, altura em que Portugal vivia sob a ditadura do Estado Novo. Em 1973, venceu o Festival da Canção com o tema “Tourada”, uma música que fala da censura e do ambiente vivido pelos portugueses durante o período que antecedeu o 25 de Abril. Passados 50 anos desde o lançamento da canção que se tornou um marco para a nossa sociedade, Fernando Tordo sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA para um concerto que celebra as cinco décadas desde que cantou “Tourada” pela primeira vez. ‘A Tourada faz 50 Anos’ é um espetáculo a não perder no dia 26 de fevereiro.

Vais assistir a algum destes concertos? Que artista gostarias de ver atuar ao vivo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *