Frances McDormand em "Nomadland" © Fox Searchlight Pictures

DGA Awards 2021 | Lista de vencedores em cinema e televisão

Chloé Zhao venceu o principal prémios da noite dos DGA Awards. Estará também mais perto de conquistar o Óscar? 

Os DGA Directors Guild of America – revelaram os melhores cineastas do ano numa cerimónia que decorreu online no passado domingo 11 de abril. Sem quaisquer surpresas, Chloé Zhao de “Nomadland – Sobreviver na América” foi a grande vencedora, tornando-se apenas a segunda mulher da história dos galardões a conquistar o troféu principal, depois de Kathryn Bigelow com “Estado de Guerra” há precisamente 11 anos. Além disso, Chloé Zhao é a primeira cineasta asiática e mulher de cor a ganhar o galardão. Uma cerimónia feita de um momento que nem a cineasta, nem a indústria deveriam esquecer.

Nomeações aos Óscares 2021 Nomadland
Frances McDormand e Chloé Zhao no set de “Nomadland” | © NOS Audiovisuais

Os DGA Awards são considerados um forte indicador para os Óscares. À excepção do ano passado, todos os vencedores dos DGA Awards desde 2014 ganharam o Óscar. Foram eles Alfonso Cuáron por “Gravidade” (2014), Alejandro G. Iñárritu por “Birdman” (2015) e “The Revenant: O Renascido” (2016), Damien Chazelle por “La La Land: Melodia do Amor”(2017), Guillermo del Toro por “A Forma da Água”(2018) e Alfonso Cuáron para “Roma”(2019). No ano passado, Sam Mendes ganhou o prémio DGA por “1917”, embora o Óscar tivesse sido entregue, com enorme surpresa a Bong Joon-ho por “Parasitas”.

Desde 2000, apenas sete filmes ganharam o DGA mas não conseguiram o Óscar de Melhor Filme. Desde então, só existem apenas quatro casos em que o vencedor dos DGA não ganhou o Óscar de Melhor Realizador. Basta lembrarmo-nos quando Ben Affleck arrecadou o galardão por “Argo”, mas nem sequer foi nomeado para os Óscares.

O filme lírico de Chloé Zhao é sobre os nómadas e trabalhadores temporários no novo oeste americano, surgido no pós-recessão do ano passado. Protagonizado por Frances McDormand, “Nomadland” não para de conquistar prémios e já recebeu o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, o People’s Choice no Festival Internacional de Cinema de Toronto, o Globo de Ouro para Melhor Filme de Drama e Melhor Realizador e ainda 4 prémios BAFTA. Abaixo partilhamos contigo a lista completa de vencedores dos DGA Awards.

DGA Awards 2021: Lista de Completa de Vencedores

PRÉMIO REALIZAÇÃO

Chloé Zhao por “Nomadland – Sobreviver na América

PRÉMIO ESTREIA EM REALIZAÇÃO

Darius Marder por “Sound of Metal

MELHOR REALIZADOR EM DOCUMENTÁRIO

Michael Dweck e Gregory Kershaw por “The Truffle Hunters”

MELHOR REALIZAÇÃO EM SÉRIE DRAMÁTICA

Lesli Linka Glatter por “Homeland” pelo episódio “Prisoners of War”

MELHOR REALIZAÇÃO EM SÉRIE DE COMÉDIA

Susanna Fogel por “The Flight Attendant” pelo episódio “In Case of Emergency”

MELHOR REALIZAÇÃO EM MINISSÉRIE OU TELEFILME

Scott Frank por “The Queen’s Gambit

Fica atento aos nossos artigos sobre a temporada de prémios 2020/2021 para descobrires tudo sobre os melhores filmes do ano. 

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *