FAHREE feat Ilkin Dovlatov © Adil Yusifov

Eurovisão 2024 | Factos que provavelmente não sabias sobre FAHREE e Ilkin Dovlatovm, do Azerbaijão

Temos algumas curiosidades sobre FAHREE e Ilkin Dovlatovm, os representantes do Azerbaijão na Eurovisão 2024. 

Com a Eurovisão 2024 prestes a começar em Malmö na Suécia, ainda há tempo para conhecermos mais sobre a dupla que representará o Azerbaijão este ano no festival. FAHREE e Ilkin Dovlatov conheceram-se pela primeira vez na seleção interna do Azerbaijão em outubro de 2023 e, desde então, as suas vidas não têm sido as mesmas. A química juntamente com o talento de ambos deu frutos e permitiu criar aquela que é uma das baladas mais emotivas do festival eurovisivo.

Eurovisão 2024
FAHREE no primeiro ensaio do Azerbaijão na Eurovisão 2024 © Corinne Cumming / EBU

Nascido em Baku, em abril de 1995, FAHREE vem de uma família com um passado na arte e na medicina. Enquanto o mundo enfrentava a estagnação global durante a pandemia COVID-19, FAHREE percebeu aquilo que queria fazer: seguir o seu sonho de infância e dedicar-se exclusivamente à música.

Lê Também:   Festival Eurovisão da Canção 2024 vai ser transmitido em direto na nossa TV

Nesse momento decisivo para todos os artistas, deixou de parte a sua carreira em Direito. Desde a adolescência até a universidade, FAHREE têm-se destacado nos palcos do Azerbaijão, onde passou por um conjunto de competições e programas de talento. Desde então, tem trabalhado incansavelmente na produção de músicas, lançando sucessos como “Dance”, “Yollar” e “Apardı uzaqlara”.

Ilkin Dovlatov é um cantor que geralmente apresenta as suas canções num estilo étnico tradicional. Curiosamente, tal como FAHREE também nasceu numa família de músicos – o seu pai era cantor em celebrações públicas e eventos, que são uma grande parte da vida cultural e social do país.

Casado,  Ilkin tem já um filho pequeno – Rahman. A fama chegou em 2023 após a sua participação no programa The Voice, numa temporada que esteve exclusivamente focada em músicas azerbaijanas. Ilkin conseguiu chegar à final e, por isso, tem conseguido uma presença ativa nos palcos nacionais e internacionais.

Lê Também:   Eurovisão 2024 | "Surreal e divertido", Nemo prepara-se para representar a Suíça (Entrevista)

Assim que FAHREE recebeu a notícia de que teria sido selecionado para representar o Azerbaijão na Eurovisão em Malmö, percebeu que havia uma oportunidade de levar algo único para um palco tão impressionante. É assim que apresentam elemento tradicional de música étnica do Azerbaijão – o mugham -, que chega finalmente à Eurovisão.




FAHREE feat. Ilkin Dovlatov cantam Özünlə Apar

Mas há muitas mais coisas que te poderão surpreender sobre FAHREE e Ilkin Dovlatov. Ambos os artistas trazem consigo nomes com significados poderosos: FAHREE, cujo nome verdadeiro é Faxri, significa “honroso”, enquanto Ilkin significa “primeiro, priorizado, primordial”. “Özünlə Apar” marca a primeira vez na história do Azerbaijão na Eurovisão em que um título de uma canção e o refrão são cantados em azeri, o que adiciona um toque de autenticidade cultural à competição.




Factos e curiosidades sobre a canção Özünlə Apar

Eurovisão 2024
FAHREE no primeiro ensaio do Azerbaijão na Eurovisão 2024 © Sarah Louise Bennett / EBU

Özünlə Apar“, que em português quer dizer “leva-me contigo”, foi composta pelo próprio FAHREE com a ajuda de alguns amigos. A música fala sobre a procura pela esperança e pela força através do amor. Esta é a história pessoal de um homem que está sozinho diante dos medos, preso nas suas dúvidas, mas que encontra a luz para sair da escuridão quando a pessoa certa começa a segurar a sua mão. As metáforas usadas nesta música retratam sentimentos que guiam as pessoas para o seu paraíso interior, fazendo-as descobrir o poder para lidar com preocupações e ansiedades.

Lê Também:   "Algo impressionante!", os Electric Fields da Austrália estão prontos para a Eurovisão 2024 (Entrevista)

Aqueles que não amam ou não se sentem amados muitas vezes estão perdidos, envolvidos em furacões de inseguranças, no entanto, o calor e a luz do amor verdadeiro podem ajudar a combater esses pensamentos sombrios. O mugham (música étnica tradicional azerbaijana) interpretado por Ilkin completa a mensagem do tema principal ao representar a natureza forte, selvagem e poderosa de uma alma humana e a voz do universo. O seu imenso poder pode, por vezes, ficar na sombra, mas está sempre presente. A música é rica em melismas, que também representam a ideia de poder autêntico dentro de cada pessoa.

O videoclip musical oficial de “Özünlə Apar” e a atuação em palco dos artistas estarão conectados. O objetivo é mostrar que ambos formam uma história completa de uma pessoa que escapou da escuridão, sendo capaz de compartilhar a sua luz, a sua energia, quando começa a ouvir a voz da essência, a voz da terra, dos seus ancestrais, do universo. Somente aqueles que conhecem o amor são capazes de estar em harmonia com o mundo interno e externo para poderem ouvir claramente a voz da vida. a imagem da criação.

FAHREE e Ilkin Dovlatov estão tão conectados à sua música e às origens do seu país, que fizeram questão de gravar um cover de “Bəri Bax“, uma música folk tradicional do Azerbaijão, cujo videoclip podes ver abaixo.

Para além de tudo isto, FAHREE tem 4 tatuagens, 2 das quais fez desde que começou a sua jornada na Eurovisão.  A primeira fez aquando do nascimento da sua sobrinha Nazli. Outra tatuagem que cobre os seus dois braços, é a recriação de Adão de Michelangelo. Já outra tatuagem, que ele fez antes das filmagens do videoclip oficial de “Özünla apar” representa os 4 elementos da natureza – ar, fogo, água e terra.

O artista acredita que o quinto elemento essencial para a vida é o amor – ele une os quatro e cria a harmonia do mundo interior do ser humano com o mundo ao redor. Esta ideia é representada no videoclip musical, que poderás ver abaixo. A última tatuagem é a impressão digital da namorada. Tanto FAHREE como Ilkin têm amuletos da sorte – Ilkin carrega a meia do filho no seu bolso e FAHREE usa o elástico de cabelo da namorada. Com a energia certa, os artistas estão preparados para enfrentar o enorme desafio da Eurovisão nos próximos dias.

Özünlə Apar | Videoclip oficial

Entrevistas Eurovisão 2024

O que achas da canção de FAHREE e Ilkin Dovlatov? Será que o Azerbaijão passa à final da Eurovisão 2024? O país atua na primeira semifinal, na próxima terça-feira. 



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *