Luna © Dorota Szulc

Eurovisão 2024 | “Sair das sombras e deixar a negatividade para trás”, pede Luna da Polónia (Entrevista)

Desde que foi revelada como representante da Polônia na Eurovisão 2024 em fevereiro, Luna cativou o público com seu hino pop empoderador, “The Tower”. 

Sumário:

  • “The Tower” é sobre sairmos das sombras e deixarmos para trás toda a negatividade.”;
  • Luna quer tornar o palco da Eurovisão num “conto de fadas”;
  • Luna está a preparar um novo álbum, totalmente em inglês.
Lê Também:   Festival Eurovisão da Canção 2024 vai ser transmitido em direto na nossa TV

Com apenas 24 anos, Luna, nascida Aleksandra Katarzyna Wielgomas, encontrou a sua inspiração na lua para guiar a sua jornada artística, e assim escolheu seu nome em homenagem ao astro. Apaixonada por mitologia e astrologia, Luna sente-se como uma mediadora do mundo cósmico da música.

A sua trajetória começou bastante cedo, quando tinha ainda 10 anos, quando já se apresentava em óperas no Coral Infantil Artos, no Grande Teatro de Varsóvia. Além do seu talento vocal, Luna tem outros talentos e domina o piano e o violino com maestria.

LUNA com sons cósmicos em Zgaś

Mas a artista não se fica por aqui. Tem formação universitária em Direito e Ciências Políticas e exibe a sua perspicácia intelectual, que se manifesta em toda a sua música inovadora. No seu single “Zgaś“, por exemplo, incorporou sons do espaço fornecidos pela NASA! Inspirada por poetas como Bolesław Leśmian e músicos como Nick Cave e Björk, Luna é uma artista eclética.

Lê Também:   Eurovisão 2024 | "Quero inspirar os outros", revela SABA da Dinamarca em entrevista

Com uma tatuagem de lua crescente no peito, Luna leva o seu nome artístico a sério, conectando-se profundamente com o reino celestial. Sem dúvida, estará pronta para brilhar no palco da Eurovisão e para encantar o público. Mas antes disso há tempo para uma conversa connosco, onde desvenda finalmente a sua história.




Entrevista a Luna

MHD: O que te inspirou a criar The Tower?

LUNA: Inspirei-me literalmente na minha experiência de vida e nesse sentimento que tive durante muito tempo de estar perdida e de estar a esconder-me. Nesses tempos não me sentia poderosa, não me sentia suficiente, sabes? Parecia que estava presa em algum tempo e espaço. Sinto que precisava de escrever esta canção. É uma canção libertadora, que me relembra da minha luta pessoal, mas que também me traz esperança. Precisamos de agarrar as nossas vidas de volta, precisamos de dar o passo em frente para conseguirmos sair da nossa zona de conforto. “The Tower” é sobre sairmos das sombras e deixarmos para trás toda a negatividade. Quero que as pessoas acreditem no seu poder interior. A mensagem, certamente, ressoa com muitos que também lutam com os seus próprios sentimentos de inadequação e limitação.

Luna representa a Polónia com The Tower

Lê Também:   Eurovisão 2024 | "Já cantei fado e gosto muito de Portugal", Marina Satti da Grécia em entrevista

MHD: O que farás no palco da Eurovisão?

LUNA: Estou determinada a contar uma história cativante. Visualizo a minha performance no palco da Eurovisão como um verdadeiro conto de fadas, uma jornada que transportará a audiência para um mundo além do nosso, talvez até para um planeta distante. Quero ilustrar a complexidade da jornada da vida, mostrando que todos enfrentamos desafios diferentes – sejam eles internos ou externos. Todos estamos a lutar contra alguma coisa, alguma entidade, algum sentimento. Existem dias em que nos sentimos piores e dias em que não sabemos se somos capazes. Vou mostrar como é possível enfrentar esses medos. Vai haver muita história, com muita dança e até com algum fogo de artificio.

Eurovisão
LUNA no primeiro ensaio na Eurovisão 2024 © Corinne Cumming / EBU

MHD: Como é que te sentes ao representar a Polónia este ano na Eurovisão? Este ano celebram-se os 30 anos da primeira participação polaca na Eurovisão, com “To Nie Ja!” da Edyta Górniak…

LUNA: Sim! Há exatamente 30 anos, a Polónia fez uma entrada marcante na Eurovisão com uma canção tão bela! Sinto que este ano é especialmente significativo, pois estou determinada a fazer uma performance memorável. Estou dedicando todo o meu esforço para transmitir no palco a essência do que desejo expressar. Quero criar uma atmosfera de magia e encantamento! Ao mesmo tempo, é importante para mim não perder de vista o nosso orgulho polaco. Quero mostrar ao mundo a nossa criatividade, a nossa beleza, o nosso espírito único. Estou comprometida em fazer com que esta apresentação seja uma celebração não apenas da música, mas também da rica cultura e identidade da Polónia.

Edyta Górniak – To Nie Ja!

Lê Também:   Eurovisão 2024 | Factos que provavelmente não sabias sobre FAHREE e Ilkin Dovlatovm, do Azerbaijão

MHD: Cresceste no mundo da música. O que mudou desde o início até agora?

LUNA: Eu comecei muito cedo a aprender violino e piano, mas mudei tanto como pessoa e artista. Encontrei o meu próprio caminho. Antes, o processo foi de aprendizagem intensiva. Aprendi bastante sobre música clássica e cantei em óperas e em teatros, num estilo completamente oposto. Sinto que agora encontrei a minha linguagem, encontrei o meu estilo. Eu descobri que quero cantar na maneira que estou a cantar agora, porque me inspira. Embora ainda mantenha interesse nos elementos teatrais e referências passadas, também sou apaixonada por astrologia, e a minha música é uma expressão do conhecimento que adquiri sobre os planetas e o Universo. Não tenho certeza se a minha música terá uma dimensão espacial, mas quero continuar a explorar os elementos mágicos e a incorporá-los na minha arte.

Eurovisão 2024
LUNA, representante da Polónia na Eurovisão © Sarah Louise Bennett / EBU

MHD: A tua música faz-nos dançar, faz-nos sentir uma mão cheia de positividade. 

LUNA: Isso é tão bom, porque assim percebo que o objetivo foi cumprido.

Lê Também:   Eurovisão 2024 | "Surreal e divertido", Nemo prepara-se para representar a Suíça (Entrevista)

MHD: Adoro a tua cover de Mon Amour do Slimane. És apaixonada pela música francesa?

LUNA: Adoro a música francesa e também aprecio o idioma. É um grande desafio, porque não sou assim tão fluente… A canção ‘Mon Amour’ é tão bonita, entra num estilo completamente diferente da canção que levo à Eurovisão. Queria mostrar-me a mim mesma, numa nova perspetiva. Queria cantar de uma forma mais intimista, porque esta é uma canção extremamente emotiva. É uma balada extraordinária sobre o amor… Além disso, quero destacar que a Eurovisão não é apenas um concurso, mas uma celebração da diversidade e da música. Estamos todos unidos nisso. Sinto uma incrível solidariedade entre os artistas em Malmö, apoiando uns aos outros neste palco internacional.

Mon Amour (cover) por Luna

Lê Também:   "Algo impressionante!", os Electric Fields da Austrália estão prontos para a Eurovisão 2024 (Entrevista)

MHD: Será que nos poderias contar mais sobre o teu novo álbum?

LUNA: Vou lançar um álbum em breve que será totalmente em inglês. As pessoas vão sorrir muito e vão querer dançar muito. Este álbum vai trazer-te boas energias! Quero que as pessoas saiam das sombras para a luz. Há muito para ver e explorar. Porque não transportá-los da lua para o sol e ver a vida de uma maneira distinta? Vai ser um álbum de electro-pop e mal posso esperar por mostrá-lo. Ainda não sei exatamente quando irá sair, mas está para breve. Quero focar-me agora na Eurovisão… Depois irei lançar um novo single, que espero que o público goste.

LUNA, representante da Polónia na Eurovisão © Corinne Cumming / EBU

MHD: Que mensagem gostarias de deixar aos teus fãs em Portugal?

LUNA: Quero transmitir a mensagem de que, mesmo nos momentos de tristeza, vocês são verdadeiramente poderosos. São belos! Têm a capacidade de superar qualquer obstáculo e de expressar a sua verdadeira voz. Cada um de nós possui um poder interior único. Ninguém pode negar a nossa força ou dizer-nos que não somos suficientes. Acreditem apenas no vosso coração e nas emoções que residem dentro de vós.

Entrevistas Eurovisão 2024

O que achas da canção de LUNA? Confiante para a passagem à final?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *