Windows95man e Henri Piispanen © Corinne Cumming / EBU

Eurovisão 2024 | “Criei esta personagem louca por acidente”, confessa Windows95Man, da Finlândia (Em entrevista)

Estivemos à conversa com Windows95man, o representante da Finlândia à Eurovisão 2024, com uma das músicas mais divertidas do festival. 

Sumário

  • Fica a conhecer Windows95man, a criação de Teemu Keisteri, que se tornou numa figura icónica no panorama musical da Finlândia;
  • Windows95man e Henri Piispanen partilham a jornada até à Eurovisão, marcada por desafios e momentos importantes;
  • Com uma mensagem de positividade e aceitação, Windows95man e Henri Piispanen atuam na 1.ª semifinal da Eurovisão.

Windows95man, conhecido na vida real como Teemu Keisteri, é uma figura de destaque no entretenimento, na dança e no mundo da moda, sendo amplamente apreciado na Finlândia e em todo o mundo. Embora seja um nerd tímido durante o dia, é um verdadeiro cameleão e atualiza-se todas as noites, para se transformar na sua imagem de marca. Falamos de Windows95man, um herói com uma t-shirt do infame sistema operacional caído em desgraça, uns calções de ganga bem curtos e muita animação.

Lê Também:   Festival Eurovisão da Canção 2024 vai ser transmitido em direto na nossa TV

As suas misturas como DJ, onde reúne hits eurodance e techno dos anos 90, combinados com performances ao vivo intensas, deixam regularmente o público sem fôlego e é assim que nos encontramos para a performance eurovisiva que se avizinha. Para o maior festival de música do mundo, “No Rules!” contará com a atitude descontrolada de Windows95man, com os vocais incríveis de Henri Piispanen e um ovo mítico de ganga.

Windows95man “No Rules” | Videoclip oficial

De facto, o caminho de Windows95man e Henri Piispanen rumo ao Eurovisão foi marcada por desafios e momentos importantes. Desde a sua vitória na seleção nacional (o festival UMK) até aos ajustes necessários para se adequarem às regras do concurso, a dupla enfrentou uma série de obstáculos. No entanto, a determinação inabalável faz parte desta dupla que jamais quis desistir.

Lê Também:   Eurovisão 2024 | "Sair das sombras e deixar a negatividade para trás", pede Luna da Polónia (Entrevista)

O apoio do público finlandês tem sido determinante para motivar Windows95man e Henri Piispanen. Hoje já conquistaram meio mundo pela autenticidade e pelo entusiasmo contagiantes. Além disso, a mensagem por detrás da música “No Rules!” ressoou com muitos espectadores, que apreciam a ideia de expressão sem restrições. A mensagem de positividade e aceitação está no centro da performance de Windows95man e Henri Piispanen.

Windows95man com My Shorts Are So Tight

Com uma mistura única de estilo, personalidade e determinação, Windows95man e Henri Piispanen estão prontos para fazer história no Eurovisão 2024. Sabem da exigência, depois da Finlândia ter ficado em 2.º lugar na Eurovisão de 2023, que decorreu em Liverpool, mas querem sobretudo divertir-se.




Entrevista com Windows95Man

MHD: Como é que sentem por estar na Eurovisão? 

Teemu Keisteri: Sentimo-nos muito bem depois dos ensaios. Estamos apenas a focar-nos naquilo que interessa e que somos bons, porque podem sempre existir alguns problemas técnicos. Não queremos focar-nos demasiado nessa lado negativo, queremos apenas mostrar quem somos.

Lê Também:   Eurovisão 2024 | "Quero inspirar os outros", revela SABA da Dinamarca em entrevista

Henri Piispanen: Eu sinto que o nosso trabalho está feito. Demos o nosso melhor! Existem coisas que estão fora do nosso controlo e não podemos fazer nada sobre isso. Deixemo-nos que esses sejam os problemas de outras pessoas (risos).

MHD: Qual é a história por trás de No Rules!

Teemu Keisteri: Este é a frase que me acompanha. Gosto de viver de uma forma mais descomprometida. Eu já estou a fazer isso há bastante tempo ao longo da minha carreira. Na minha música e minha arte eu sinto que não são necessárias regras para criarmos aquilo que gostamos. É algo animador porque também uso isso na minha vida diária.

Eu sofro muitas vezes de problemas de atenção e a música ajuda-me a descontrair. Eu sei que cometo erros na minha vida que não são propositados e que, por vezes, crucifico-me a mim próprio. Posso sempre sussurrar: ‘Temu, sem regras’ e logo sinto-me bem melhor. Quero sentir-me mais leve, quero expressar a minha liberdade porque este sou quem sou. Sou um homem que vive sem regras e posso ter pessoas que me critiquem, mas eu vivo desta maneira. Quero ser uma pessoa contente na vida, sem ser bombardeado com as más energias.

Eurovisão 2024
Windows95man e Henri Piispanen © Kopio Pepino / Nelli Kenttä

MHD: No Rules! permite-te viver quem és e chegar até aqui. Portanto precisamos disso.

Teemu Keisteri: Sim! No Rules! é quase como um Let it Go.

Lê Também:   Eurovisão 2024 | "Já cantei fado e gosto muito de Portugal", Marina Satti da Grécia em entrevista

MHD: Será que me podes contar como é que criaste o Windows95Man?

Teemu Keisteri: Eu odeio os trabalhos a tempo inteiro! Acidentalmente, um dia em que estava aborrecido criei esta personagem louca. As pessoas começaram a gostar do Windows95man, quase como se percebessem a grande motivação que tenho dentro de mim. Essa motivação explodiu, ganhou forma e tornou-se nesta figura. Quero mostrar às pessoas que nem tudo precisa de ser aborrecido e que as pessoas podem acordar para a animação, para a boa disposição.

Em 2013, quando um festival de música aconteceu em Helsínquia consegui expressar o Windows95man. Em 2010, estive em Portugal no Super Bock, Super Rock e tive a oportunidade de ver pela primeira vez o Prince… E nessa altura há tinha as minhas calças de ganga curtas e muitas pessoas até me pediram fotos, porque pensavam que eu era uma estrela. Portanto, acho que o bichinho já estava aí.

Henri Piispanen: Antes eras apenas o Teemu da Finlândia agora és o Windows95man! Todos te reconhecem!

Lê Também:   Eurovisão 2024 | Factos que provavelmente não sabias sobre FAHREE e Ilkin Dovlatovm, do Azerbaijão
Eurovisão 2024
Finlândia nos preparativos para a Eurovisão 2024 © Sarah Louise Bennett / EBU

MHD: No ano passado a Finlândia terminou em 2.º lugar com a canção “Cha Cha Cha” do Käärijä. Sentem alguma pressão?

Teemu Keisteri: Não existe nenhuma pressão. Acho que a participação do Käärijä fez-nos estar ainda mais motivados em participar na Eurovisão. Ele é sempre ‘yeah’! É a animação em pessoa e está sempre pronto para nos receber. Tivemos a oportunidade de falar com ele e foi-nos transmitida essa sua boa onda e bem estar na vida.

Käärijä com Cha Cha Cha na Eurovisão 2023

MHD: Como é que os finlandeses vêem a Eurovisão? Em Portugal acho que mudamos um pouco desde a vitória e receção do festival em Lisboa em 2018. 

Teemu Keisteri: Eu acho que depende muito. Existem pessoas que são super-fãs da Eurovisão e outras que não ligam assim tanto ao concurso. Certamente existem pessoas que nem fazem ideia da canção que representa a Suécia este ano, mas está tudo bem.

Lê Também:   "Algo impressionante!", os Electric Fields da Austrália estão prontos para a Eurovisão 2024 (Entrevista)

Henri Piispanen: Acho que nos últimos anos cresceu a atração por um festival assim tão poderoso como a Eurovisão, um festival que poderá receber vários estilos de música, que permite ao público ver os artistas como são. Definitivamente o Käärijä foi um embaixador da Eurovisão no nosso país. Este ano o UMK, o festival no qual é selecionada a canção para a Eurovisão, teve um sucesso impressionante de audiência. Digamos que foi uma pequena Eurovisão, porque 2 milhões de pessoas viram o programa na televisão e nós somos apenas 5 milhões. Foi algo estrondoso!

Teemu Keisteri: Exato! E foi tão bem produzido. Sinto que foi uma experiência para nunca mais esquecermos. Estou ainda chocado, porque estamos aqui!

Lê Também:   Eurovisão 2024 | "Surreal e divertido", Nemo prepara-se para representar a Suíça (Entrevista)

MHD: Foi recentemente lançada uma versão de “No Rules!” com a Tapiola Sinfonietta. Como surgiu esta ideia?

Henri Piispanen: Na verdade a Tapiola Sinfionietta contactou-nos! Foi algo surpreendente e que nos deixou muito felizes. Foi um prazer!

Teemu Keisteri: Eu sou natural daquela cidade – Espoo -, onde também se encontra a Tapiola Sinfonietta. Foi algo que surgiu naturalmente. Claro que estávamos abertos a fazer uma versão destas. Porque não? É incrível porque eles são considerados uma das melhores orquestras filarmónicas da Europa. Eu senti-me privilegiado.

MHD: Com que artistas gostariam de colaborar no futuro? 

Teemu Keisteri: Eu gostaria de fazer algo com o Stefan Stanciu, ele fez uma versão há vários anos dos créditos iniciais da série Twin Peaks. Acho que foi algo incrível!

MHD: O que gostariam de dizer ao fãs da Eurovisão?

Teemu Keisteri: Nós queremos trazer a alegria e se sorrires connosco, nós ficaremos muito gratos!

Henri Piispanen: Nós amamos os nossos fãs. Obrigado por todo o carinho que nos têm dado. Recebemos tantas pessoas que nos é difícil responder a todas.

Teemu Keisteri: Sim! Estamos a receber mensagens de pessoas de todos os cantos do mundo. Por exemplo, da América do Sul! É bonito vermos como a música é possível conectar-nos a todos e que as pessoas entendem a mensagem. Isso deixa-me bastante feliz.

Entrevistas Eurovisão 2024

Ficarás a torcer por Windows95man?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *