Ana Rodrigues ©MHD

Evanna Lynch trouxe a magia de Harry Potter à Comic Con Portugal 2024: “Será sempre um prazer falar convosco sobre estas histórias”

Evanna Lynch foi uma das convidadas de Cinema & TV desta edição da Comic Con Portugal, e como não poderia deixar de ser, trouxe um pouco da experiência e magia de ser a Luna Lovegood na saga Harry Potter.

O maior evento de cultura pop do país decorreu na Exponor entre os dias 21 e 24 de Março de 2024, no que foi a sua 10ª edição, e o maior nome convidado de Cinema & TV desta edição era o de Evanna Lynch.

Agora de cabelo escurecido, a atriz irlandesa, que se destacou como a estudante de Hogwarts Luna Lovegood na saga de filmes “Harry Potter” (que ainda hoje atrai fãs por todo o mundo), não pôde falar aos jornalistas devido a “motivos alheios à organização”; no entanto, fez questão de passar bastante tempo com o público, tanto em autógrafos, fotografias em photobooth, e sessões Meet & Greet (todas estas experiências tinham de ser compradas à parte), assim como nos dois palcos que nesta edição da Comic Con Portugal receberam os convidados de Cinema & TV.

Lê Também:   Anna Shaffer na Comic Con Portugal 2024 sobre a audição para The Witcher: "Inicialmente tentei o papel de Yennefer"

Evanna deu vida no grande ecrã a uma das personagens criadas pela escritora J.K. Rowling na saga de sete livros de sucesso intemporal. Esses livros inspiraram oito filmes, tendo a atriz iniciado a sua carreira na quinta longa-metragem da franquia, “Harry Potter e a Ordem da Fénix“.

O público reagiu a rigor e deslocou-se a Matosinhos em vestes comemorativas da participação da atriz na saga de filmes de magia, levando varinhas e trajes de Hogwarts, e até mesmo alguns cosplays da sua personagem Luna.


Evanna Lynch Comic Con Portugal 2024
Ana Rodrigues ©MHD

Evanna Lynch tinha apenas 14 anos quando se juntou à saga, e aproveitou para partilhar com o público a experiência de frequentar a escola enquanto participava nas gravações dos filmes. Mencionou também as características que tem em comum com a sua personagem, e o quanto isso a ajuda a si e à própria personagem Luna a conectar-se com os fãs mais tímidos ou introvertidos.

Confessou-se, como já era conhecido, como uma grande fã dos livros mesmo antes de se juntar à saga – e segundo a própria, isso foi algo muito positivo pois, após conseguir o papel, “saber os livros de trás para a frente” ajudou-a “a controlar o seu próprio nervosismo, as suas limitações ou inibições”.

Lê Também:   Comic Con Portugal 2024 | Tudo o que precisas de saber sobre a nova edição

Mencionou também que no processo de audição para o filme foi “felizmente rápido” obter uma resposta, tendo tido uma primeira audição e depois um segundo teste já acompanhada de Daniel Radcliffe, que interpreta a personagem principal, Harry Potter, em toda a saga.

Já no que diz respeito à gravação dos filmes, diz que havia “muito mais pessoas envolvidas do que estava à espera”, tendo sido surpreendida com a forma calma como outras pessoas no set lidavam com as filmagens enquanto que para si “os livros eram sagrados”.

“Alguns dos atores mais velhos não tinham lido os livros, e isso para mim foi, como são capazes? (risos) Isto é precioso, o que estamos a fazer aqui”.


Evanna Lynch Comic Con Portugal 2024
Ana Rodrigues ©MHD

Apesar de ter dado vida a Luna Lovegood nos filmes da saga, e de ter também dado voz à personagem em alguns dos jogos, Evanna Lynch não considera que a personagem “é sua” e que há espaço para novas interpretações – o que, como sabemos, vai mesmo acontecer na nova série baseada na saga de livros, em produção pela HBO Max.

“Qualquer fã se irá relacionar com isto. Lês um livro e, tens uma ideia de quem eles são para ti e de como eles soam. E, ninguém o vai fazer de forma perfeita. Ou raramente. E como fã, é um privilégio poder colocar a minha própria interpretação artística nela (na personagem Luna). Mas quem sabe o que farão (com a história) a seguir.”

Houve também espaço para discutir as recentes declarações de Miriam Margolyes, atriz que também participou na saga de filmes como Professora Sprout, que declarou que os fãs de Harry Potter “já deveriam ter ultrapassado isso” e que os filmes “são para crianças”. Na opinião de Evanna, que confessou que por vezes também é questionada por alguns amigos relativamente a ainda participar em eventos como a Comic Con para falar de Harry Potter, a saga é uma grande parte da sua vida e sente muito orgulho em ter feito parte deste mundo, e que por isso, “vai estar sempre disponível e vai ser sempre um prazer falar (com os fãs) sobre estas histórias”.

Lê Também:   Comic Con Portugal: O CEO Paulo Rocha Cardoso fala sobre próximas edições e um inovador projeto

A atriz referiu ainda que, desde Harry Potter, foca a sua carreira de atriz em papéis em que tenha verdadeiro interesse e aos quais pode acrescentar valor. Evanna tem estado envolvida em teatro e algumas séries de televisão, mas o seu maior interesse atualmente é a sua carreira de escritora, revelando que está neste momento no processo de escrita do seu próximo livro. Não podendo desvendar muito apesar de questionada, mencionou que é um romance e que irá envolver “o mundo circense”.

O que achaste da participação de Evanna Lynch nesta edição da Comic Con Portugal? Pudeste estar presente?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *