Aemond Targaryen (Ewan Mitchell) © Theo Whiteman/HBO

House of the Dragon: A cena mais emocional de todo o Episódio 4

O novo episódio de “House of the Dragon” foi marcado por vários momentos importantes mas houve um que nos partiu o coração. Esta é a cena mais emocional de “The Red Dragon and the Gold”. (Nota editorial: O artigo contém spoilers do episódio 4).

Dos pesadelos de Daemon (Matt Smith), à queda de Aegon, “The Red Dragon and the Gold” foi um episódio épico e repleto de cenas inesquecíveis. Contudo, há uma que nos marcou em especial – a morte de Meleys e Rhaenys Targaryen (Eve Best).

Se és fã de “Game of Thrones” então estás mais do que habituado a perder as tuas personagens favoritas – este foi um dos pontos que tornou a série tão popular e celebrada pelos amantes de uma boa história. Ninguém estava a salvo e muitas das mortes vieram em momentos surpresa.

Lê Também:   House of the Dragon: O que aconteceu a Aegon no final do Episódio 4?

Quando Rhaenys se voluntaria para participar na batalha em Rook’s Rest com Meleys, o desconforto da Rainha Rhaenyra Targaryen (Emma D’Arcy), e do seu conselho é visível. Apesar do tamanho da criatura, e da experiência de batalha que tanto ela quanto Rhaenys possuem, todos sabem que Vhagar estará provavelmente presente. Todos sabem que a princesa, poderá não regressar.

O facto de não termos tido até aqui uma morte significativa, em termos de personagens principais, e desta ser a primeira grande batalha de “House of the Dragon”, já nos dava algumas sugestões de que este poderia ser o episódio final de Eve Best como Rhaenys, e assim foi.

Lê Também:   Porque é Vhagar tão importante para House of the Dragon?

Rhaenys Targaryen (Eve Best) e Meleys © Ollie Upton/HBO

O momento mais emocional de “House of the Dragon”

Quando o duo chega a Rook’s Rest parece uma tarefa fácil. Não há dragões à vista, o campo de batalha é todo delas. O que a princesa e o seu dragão não sabem é que tudo não passa de uma armadilha. Assim que são avistadas, Ser Criston Cole (Fabien Frankel), pede que seja dado o sinal, garantindo a Ser Gwayne Hightower (Freddie Fox), que tudo “corre como planeado”.

A verdade é que a decisão “estranha” de atacar aquela zona tinha o propósito de chamar a atenção dos dragonriders de Rhaenyra – e o plano foi um sucesso. No meio da floresta, aguardava um gigante camuflado, esperando o sinal do seu cavaleiro para entrar finalmente na batalha. “House of the Dragon” prepara-se para nos surpreender.

Depois de atacar os soldados no chão, Rhaenys vê Sunfyre e Aegon (Tom Glynn-Carney). Os dois entram em confronto. O pequeno e jovem dragão não tem qualquer chance, acabando atacado e arranhado pelo seu sénior. Contudo, o rei não desiste e volta aos céus, levando Meleys a abocanhá-lo novamente.

Enquanto Rhaenys está distraída, Vhagar e Aemond (Ewan Mitchell), entram na batalha, marcando o início do fim para a princesa. Após a queda de Aegon (um dos grandes momentos de “House of the Dragon”), Vhagar e Meleys voltam a lutar frente e frente mas, desta vez, é Meleys que não tem qualquer chance. Vhagar agarra-a e queima-a. Os dois caem ao chão e Rhaenys aproveita para se tentar retirar.

Lê Também:   House of the Dragon: Estas são as novas personagens apresentadas no episódio 3

Cavaleira e dragão trocam um olhar, o primeiro de muitos nesta cena final, cansadas, feridas e com o desejo de regressar a casa. Quando estão prestes a sobrevoar o oceano, Vhagar embosca-as, agarrando o pescoço de Meleys, sufocando-a até à morte.

Nos últimos momentos de “House of the Dragon”, temos a tal cena que marcou realmente. Naqueles últimos minutos de vida, Meleys e Rhaenys trocam olhares de cumplicidade, partilhando um momento quase fora do tempo e do espaço, em que ambas se olham, despedindo-se, indefesas e sabendo que o fim chegou. Alan Taylor, realizador do episódio, é cruel mas por uma razão. Ele invoca no público o mesmo sentimento de desespero, fazendo-nos ver Meleys desfalecer lentamente, sempre olhando a sua cavaleira, até a sua vida chegar ao fim, caindo dos céus com Rhaenys nas costas.


Meleys, a Magnífica

house of the dragon meleys
Meleys e Seasmoke © HBO

Isto é mais do que uma morte mas o sublinhar da relação profunda que cavaleiros e dragões têm – de certa forma, a mesma que Ser Criston partilha com o seu cavalo, também caído em batalha.

Meleys fora descrita no passado como “esplêndida” e “magnífica”, sendo o dragão mais ágil de Westeros na sua juventude, ultrapassando até mesmo Caraxes e Vhagar. A sua primeira cavaleira foi Alyssa Targaryen, a jovem esposa de Baelon e futura mãe de Viserys e Daemon. Apesar de desejar conquistar para si Balerion, os cuidadores achavam que este já era velho e lento, preferindo que a princesa escolhe-se um dragão mais jovem.

Lê Também:   House of the Dragon: Guia completo de toda a família Targaryen

Após a morte de Alyssa durante um parto difícil, Meleys permanece sem cavaleiro até ser conquistada por uma jovem Rhaenys. É referido que a princesa chegou de dragão ao seu casamento com Corlys Velaryon (Steve Toussaint). As duas partilharam vários anos juntas, até à morte de ambas pelas mãos de Vhagar e Aemond.

Qual foi para ti a cena mais emocional de “House of the Dragon”?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *