© MGM

O único filme que Stanley Kubrick considerou uma obra-prima

Considerado por muitos como um dos melhores realizadores de sempre. Stanley Kubrick considera este filme uma obra prima do cinema.

Stanley Kubrick é um nome incontornável da história do cinema. Todos os seus filmes, senão quase todos, são estudados e avaliados por centenas de cursos de cinema por todo o mundo.

Lê Também:   Tão assustador como Oppenheimer, esta obra prima de Stanley Kubrick pode ser vista na Filmin

Há quem diga que “2001: Odisseia no Espaço” tenha tudo o que é preciso saber sobre cinema. Além deste icónico filme, o realizador também foi responsável por “Shining”, “A Clockwork Orange”, “De Olhos Bem Fechados”, “Nascido para Matar”, “Dr. Strangelove”, “Spartacus”, entre muitos outros. Dotado de um visão cinematográfica incrível, o realizador teve um percurso notável até alcançar o Olimpo do Cinema.

Começou como fotógrafo (inclusive tem fotografias por Portugal), passou por realizar filmes de baixo orçamento até chegar ao seu primeiro grande sucesso – “Paths of Glory”, ou “Horizontes de Glória”, um filme contra a guerra.

Lê Também:   Guião perdido de Stanley Kubrick, na base de novo filme?

Com tantas obras primas na sua filmografia, Stanley Kubrick também sabe identificar uma quando a vê. Nesse sentido, este o único filme que Stanley Kubrick considera uma obra prima.

INSPIRADO NA FÉ

Oppenheimer
Dr. Strangelove © Columbia Pictures




Dekalog, do realizador polaco Krzysztof Kieślowski, é a obra prima escolhida por Kubrick. Esta obra consiste em 10 filmes de uma hora, cada um com um tema diferente, inspirado nos Dez Mandamentos.

Lê Também:   O ator com quem Stanley Kubrick se recusou a trabalhar

Nesta incrível obra o realizador explorar a fé com a obsessão pela ciência. Stanley Kubrick diz, no prefácio de “Decalogue: The Ten Commandments” – “estou sempre muito reticente sobre os trabalhos de um grande cineasta porque inevitavelmente acabam por simplifica e reduzir o trabalho. Mas no livro de argumentos de Krzysztof Kieslowski e o seu co-autor Krzysztof Piesiewicz, não deve ser posto de parte porque têm a rara habilidade de dramatizar as suas ideias em vez de só falar delas”.

Stanley Kubrick faleceu em 1999 com 70 anos, após sofrer um ataque cardíaco enquanto dormia. Apesar da sua incrível filmografia só venceu um Óscar – na categoria de Melhores Efeitos Especiais com “2001: Odisseia no Espaço”. O realizador acumulou 13 nomeações ao longo da carreira.

TRAILER | DR. ESTRANHOAMOR, UMA DAS GRANDES OBRAS DE STANLEY KUBRICK

Conhecias o realizador polaco? Para ti, qual é o melhor filme de Kubrick?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *