A curta "Freeze Frame", presente nesta sessão, venceu a Competição de Curtas Internacional |©Monstra

MONSTRA EM CASA | Competição de Curtas 5, em análise

A MONSTRA EM CASA é uma ambiciosa proposta da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa para conseguir garantir a concretização de parte do Festival durante a crise da Pandemia do COVID-19. O evento regressou através do online a dia 25 de maio e termina hoje, dia 31. 

A edição de 2020 da MONSTRA assinalava os 20 anos do evento e deveria ter acontecido entre 18 e 29 de março. A inédita situação de confinamento e isolamento social levou a uma reorganização e assim nasceu a MONSTRA EM CASA, uma selecção online composta por quatro sessões de curtas: internacionais, estudantes, portuguesas e curtíssimas, apresentadas ao longo de 12 sessões, num total de 169 filmes disponibilizados na plataforma Kinow. Em setembro serão exibidas em sala as longas-metragens e o que ficou a faltar da restante programação do certame. Por agora, são já conhecidos os vencedores destas quatro competições iniciais.

Depois de analisadas quatro sessões de competição de curtas internacionais partimos agora para a quinta e última – e a qual se encontra repleta de vencedores. Este novo programa inclui trabalhos de Amir Houshang Moein, Kaspar Jancis, Maya Yonesho, Piotr Dumała, Thomas Renoldner, Luísa Bacelar, Alexandre Siqueira, Soetkin Verstegen e Ludovic Houplain  num total de  9 curtas e 1h14 de duração.

1 de 9

1 – “SOU UM LOBO ? ” DE AMIR HOUSHANG MOEIN (IRÃO, 2019, 8′) 

Monstra em Casa
©Monstra

Crianças apresentam a história do lobo e dos cabritinhos num espetáculo de fantoches na escola. Como de costume, o lobo vence, mas… será que sim?

Atestando uma vez mais o carácter internacional desta MONSTRA EM CASA e do Festival MONSTRA de forma mais geral, chega-nos agora uma obra vinda do Irão. “Sou Um Lobo?” é uma bela e breve história que procura subverter uma narrativa clássica e a forma como esta é interpretada. A história chega até nós com uma nova roupagem – mais negra, mais densa, mais merecedora da nossa atenção.

Depressa se transforma numa outra narrativa  – acerca da luta pela sobrevivência, amor e perda. Inesperadamente esmagador e uma ótima forma de arrancar a última sessão competitiva de curtas internacionais da MONSTRA EM CASA.

Classificação: 90/100

1 de 9

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Maggie Silva has 344 posts and counting. See all posts by Maggie Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *