MOTELX’23 | Hounds, a Crítica
De 12 a 18 de setembro, o Cinema São Jorge volta a ser o palco de um dos mais populares festivais de “nicho” do nosso país. “Hounds” inaugurou as lides da Sala 3, pelas 19h00, no dia 12, na sua 1ª. e única exibição no festival. A co-produção marroquina, premiada em Cannes, marca a estreia de Kamal Lazraq na realização.
Tenso e repleto de especificidade cultural, “Hounds” (“Les Meutes”, no original), o filme que levou para casa o Prémio do Júri do Un Certain Regard de Cannes (a secção que destaca novos talentos) é a primeira incursão na ficção por parte de Kamal Lazraq . Nesta 17ª edição do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror, integra o Serviço de Quarto, a mais nobre retrospectiva anual deste festival lisboeta.
Não é surpreendente, seja pela vitória aquando da sua estreia em Cannes, ou devido ao clima de realismo e drama humano que permeia esta obra. “Hounds” é um conto acerca de sobrevivência. Esta co-produção entre Marrocos, França, Bélgica, Catar e Arábia Saudita não é de todo um filme de terror convencional (mas tais definições neste festival são por norma latas).
“Permanece um filme marroquino: é trágico, engraçado, estranho, por vezes violento ou místico” . Kamal Lazraq para a Cineuropa.
Aliás, numa entrevista aquando da participação no Festival de Cannes, o realizador revelou a sua paixão pelas obras do neo-realismo italiano, pelas narrativas impactantes do britânico Ken Loach, pelos filmes americanos dos anos 70. Esta paixão pelo drama social e pelo realismo está presente em “Hounds”, que apesar de toda a sua vertigem de eventos se mantém ancorado nas suas duas personagens centrais, um pai e um filho que recorrem ao crime como meio de subsistência, como forma de alimentar a sua família, como resposta ao clima de pobreza e miséria dos subúrbios de Casablanca.
É fácil perceber porque vingou o filme em Cannes. “Hounds” é mais do que um thriller psicológico, é mais do que um road movie dos infernos, é uma obra acerca do desejo de sobrevivência e que, como o nome indica, assenta na dicotomia animalidade/humanidade. Examina conceitos como o de “matilha”, equiparando comportamentos humanos a comportamentos animais. E por muito clara que seja a sua metáfora, nunca nos parece deslocada ou usada em excesso.
Kamal Lazraq começa o seu filme com uma primeira cena muito difícil de digerir, mas fulcral para a progressão narrativa. Somos catapultados para o mundo dos gangues rivais e das lutas de cães, e aqui uma crueldade transversal começa a ser desvendada. Mais tarde, a história de um pai e de um filho irá ligar-se com os instantes iniciais.
São eles Hassan, um homem de meia-idade que vive de pequenos “trabalhos” prestados aos gangsters mais temíveis de Casablanca e Issam, o seu filho, um jovem cuidadoso e inexperientes nas lides do crime. Tudo muda quando Dib, um cabecilha de lutas de cães, pede ajuda a Hassan para raptar um dos homens do círculo do seu grande rival. Hassan arrasta o seu filho para uma noite onde tudo o que pode correr mal corre, e onde a única certeza é a vertigem dos acontecimentos e a tensão crescente que ameaça devorar o espectador.
De certa forma (e apenas marginalmente), “Hounds” fez-nos recordar a tensão constante de uma noite imprevisível que sentimos também neste festival, em 2021, ao ver o thriller espanhol “Cross the Line”. Todavia, onde a esta obra hispânica faltava a profundidade temática, tal é sobeja em “Hounds”.
Ao longo desta noite, Hassan e Issam carregam um corpo, produzido por meio de uma reviravolta na sua “tarefa” e do qual têm agora de se desfazer. Mas tal tarefa não será fácil, à medida que a dupla se vê progressivamente mais mergulhada no mundo sombrio da criminalidade organizada em Casablanca. E apesar de este se tratar de um filme tenso e de certa forma opressivo, é com laivos de humor que observamos o contraste gritante que existe entre o horror destes atos desumanos e a constante preocupação com a religião que permeia todos os actos e pensamentos de grande parte das nossas personagens centrais.
A fé não é uma ferramenta que ajude os fiéis, pelo menos não em “Hounds”, onde a tradição e o decoro são devorados pela precariedade e pelas guerras territoriais entre gangs. Não obstante, e como mencionado, “Hounds” tem vitalidade e humor negro quase do início ao fim. Tem também uma forte componente humana: os atores que interpretam Hassan e Issam são não-atores (tal qual como na tradição de realismo social) mas através dos gestos e dos olhares conseguem transmitir-nos o laço indissociável entre pai e filho.
Houvesse algo a criticar nesta obra, programada no “Serviço de Quarto” deste MOTELX, seria que nem sempre a vertigem da viagem existe num crescendo (sendo este um dos códigos de terror mais presentes na obra). Pausas na intensidade da sucessão de eventos mitigam um pouco a capacidade para produzir um thriller galopante. Sim, o filme de Kamal Lazraq precisa destes momentos de pausa, para a sua construção de personagem e para a sua crítica social aguçada.
Não obstante um possível equilíbrio não perfeito, esta construção resulta num produto que vive entre dois géneros – o drama social e o thriller criminal. Desta tensão resulta um filme interessante e que merece os louvores que já recebeu ao longo do seu trajeto.
TRAILER | HOUNDS NO MOTELX’23 (VERSÃO FR)
Hounds, em análise
Movie title: Hounds
Movie description: Vencedor do prémio do júri da secção Un Certain Regard do Festival de Cannes – onde estreou –,“Hounds” é a primeira longa do realizador Kamal Lazraq e segue um pai e um filho no curso de uma noite na periferia de Casablanca. Hassan é um homem de meia-idade, que sobrevive fazendo “pequenos”crimes para os verdadeiros gangsters da cidade, enquanto o seu filho, Issam, é um jovem cauteloso.Quando Dib, cabecilha de um esquema de lutas de cães, pede a Hassan (que, por sua vez, pede ajuda ao filho) para raptar um dos homens do seu rival, a coisa dá para o torto, e os dois vêem-se obrigados a desfazerem-se de um corpo numa cidade em que até os desterros geram guerras territoriais..
Date published: 14 de September de 2023
Country: Marrocos, França, Bélgica, Catar, Arábia Saudita
Duration: 94'
Author: Kamal Lazraq
Director(s): Kamal Lazraq
Actor(s): Ayoub Elaid, Abdellatif Masstouri, Mohamed Hmimsa
Genre: Thriller, Drama Social, Terror
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Maggie Silva - 83
CONCLUSÃO
“Hounds”, parte drama social passível de ser caracterizado a partir da perspectiva do seu retrato familiar, é também parcialmente um thriller criminal empolgante, que bebe de códigos de vários géneros ( do noir ao filme de vingança, passando pelo terror) para construir um retrato rico e multifacetado de um local e da sua gente.