"O Homem Invisível" (2020)| ©NOS Audiovisuais

O Homem Invisível, Emma ou Trolls 2 chegarão mais cedo às plataformas digitais

“O Homem Invisível”, “Emma”, “Trolls: Tour Mundial” ou “A Caçada” são filmes com duas coisas em comum. Todos serão estreados nos cinemas norte-americanos pela Universal, e todos terão lançamento antecipado simultâneo nas plataformas de streaming e video on demand – já na próxima sexta-feira, 20 de março.

No âmbito da pandemia global do Covid-19, um pouco por todo o mundo, os cinemas começam a fechar portas por tempo indeterminado. Estas medidas de contenção extraordinárias podem agora levar a alterações significativas na estrutura de distribuição cinematográfica. Numa tentativa de mitigar as perdas em sala de cinema, a NBC Universal lança agora os filmes “O Homem Invisível”, “Emma”, “Trolls: Tour Mundial” e “A Caçada” simultaneamente em sala, nas que continuem abertas, e nas plataformas digitais à sua disposição. Esta medida quebra o modelo de negócio habitual do gigante nos Estados Unidos da América, o qual passa, habitualmente, por uma janela de exclusividade inicial de exibição nas salas de cinema. Janela essa pela qual os exibidores continuam a lutar numa época de migração para o pequeno ecrã.

Lê Também:
Os melhores (e piores) posters de fevereiro

“Trolls: Tour Mundial” tinha data de estreia marcada para 10 de abril no mercado americano. Já “O Homem Invisível”, “Emma” e “A Caçada” são apenas alguns dos títulos do catálogo da Universal que, estando já em sala nos EUA, aparecem simultaneamente no VOD e streaming esta semana.

O Homem Invisível
“Trolls- Tour Mundial” (2020) |©Nos Audiovisuais

Estes filmes estarão disponíveis para um período de aluguer de 48 horas, pelo preço de 19,99 dólares nos Estados Unidos. O preço para os mercados internacionais será aproximadamente o mesmo, baseado na moeda do país.

Em comunicado, Jeff Shell, CEO da NBC Universal, justificou a medida:

A Universal Pictures tem sempre um vasto leque de filmes, e 2020 não é uma excepção. Em vez de atrasar estes filmes, ou lançá-los num clima de distribuição pouco propício, queremos dar às pessoas a oportunidade de ver estes títulos em casa e de forma acessível. Acreditamos e esperamos que, quando possível, as pessoas continuem a ir aos cinemas, mas entendemos que para muitas pessoas em áreas diferentes do mundo isso se tem tornado cada vez mais difícil.

Esta decisão surge depois de, na semana passada, a Disney ter decidido antecipar o lançamento de “Frozen 2” nas plataformas de streaming.

Também em Portugal a grande maioria das salas estão a fechar, tendo a maior cadeia nacional – a NOS – anunciado o fecho das suas salas. A Magazine.HD continuará a acompanhar os desenvolvimentos não só relativos ao encerramento de ecrãs, mas também no que diz respeito às produções de cinema e televisão adiadas a nível internacional.

Entusiasmados por poderem ver filmes como “O Homem Invisível” e “Trolls: Tour Mundial” a partir do vosso sofá? 

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *