Lin-Manuel Miranda na antestreia de "Encanto" © Disney

Óscares 2022 | Lin-Manuel Miranda a caminho do EGOT?

Lin-Manuel Miranda, nomeado a mais de 150 prémios, vencedor de aproximadamente 50, recipiente de três Prémios Grammy, dois Emmys, dois Olivier, três Tony Awards, de uma MacArthur Fellowship  ou “genius grant” e de um Pulitzer, poderá agora chegar ao EGOT na próxima edição dos Óscares a 27 de março. A competição é feroz, será que consegue? 

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Criador de musicais da Broadway multipremiados como “In the Heights” e “Hamilton”, colaborador em bandas-sonoras de filmes de animação como “Moana” ou “Vivo”, ator em projetos como “Mary Poppins Returns” e até recentemente realizador em “Tick, Tick, Boom!”, Lin-Manuel Miranda é o homem dos mil ofícios e uma das pessoas mais bem-sucedidas do showbiz. Não tivesse ele introduzido o hip-hop no formato de musical e tornando os palcos novamente populares junto das massas.

Hamilton
Lin-Manuel Miranda e Philippa Soo no musical “Hamilton”, na sua versão gravada ao vivo disponível na Disney+ | © Disney

Ultimamente, este criador de tantas letras e músicas anda a dedicar-se em particular ao trabalho no cinema e o seu ano de 2021 foi realmente alucinante em termos de lançamentos. Não só estreou, no verão, a versão em longa-metragem do seu musical “Ao Ritmo de Washington Heights”, que não realizou mas produziu, e que acompanhou ao longo das gravações, mas musicou também o discreto filme de animação “Vivo”, assente numa força de homenagem à latinidade e que apesar de ter passado bem despercebida, não é menos bela que as suas restantes bandas-sonoras. Depois disso estreou o seu filme “Tick, Tick, Boom!”, uma homenagem ao criador da Broadway Jonathan Larson (brilhantemente interpretado por Andrew Garfield). E, por fim, “Encanto” estreou em novembro e propagou as suas músicas mundo fora.

Lin-Manuel Miranda realiza tick tick boom
Lin-Manuel Miranda e Andrew Garfield nos bastidores de “Tick, Tick, Boom!” |©Netflix

Lin-Manuel Miranda não acredita na ideia de EGOT – Emmy, Grammy, Oscar, Tony – um termo criado pelo ator Philip Michael Thomas em 1984 e que basicamente simboliza que um artista, ao vencer prémios nas quatro premiações principais, respetivamente do campo da televisão, música, cinema e teatro, mostra assim a sua real polivalência. Só 16 astros podem reivindicar este título, e apesar de Lin considerar que este é simplesmente um termo “usado por jornalistas para medir o valor de alguém, tenho um Pulitzer e uma MacArthur grant, mas não valho nada sem isto”, (como disse numa entrevista), a verdade é que é uma boa forma de medir verdadeiros artistas completos.

E que trabalho poderá então levar este compositor, ator, produtor, encenador e realizador a integrar o clube de elite? Ora, a música que compôs para “Encanto”, um filme de animação que celebra a vida mágica de uma família colombiana. A equipa responsável pela criação da história desta obra Disney nomeada ao Óscar de Melhor Filme de Animação visitou a Colômbia e bebeu inspiração das suas ruas, música e das pessoas para preparar um retrato fidedigno desta comunidade.

A música “We Don’t Talk About Bruno”, uma das várias escritas e musicadas por Miranda para o filme,  tornou-se um verdadeiro êxito, chegando ao número um da Billboard e até destronando Adele no processo. O som da banda-sonora Disney mais bem-sucedida deste a OST de Aladin nos anos 90, um single que subiu mais alto até que “Let it Go”, não foi contudo o tema escolhido para a candidatura aos Óscares. Mas isso não o impede de já contar com mais de 270 milhões (!!) de visualizações no Youtube. 

Antes, a equipa de “Encanto” decidiu submeter para consideração a música “Dos Oruguitas”, que Lin-Manuel Miranda entretanto explicou ser uma música que representa a história do filme como nenhuma outra entre as que escreveu. Esta música tem também um valor especial para o autor, pois foi a primeira que escreveu inteiramente em espanhol, a sua segunda língua. Lin mantém uma relação próxima com a sua herança de Porto Rico, apesar de ter nascido, crescido e vivido grande parte da sua vida em Nova Iorque.

A emotividade e a bela interpretação de “Dos Oruguitas” é contagiante, e caso esta música vença, Miranda chegará à marca do EGOT, sendo este o último prémio que lhe falta já há uns tempos. Em 2017 teve a sua primeira oportunidade com com a canção “How Far I’ll Go”, um belo hino que escreveu para “Moana/ Vaiana”. Todavia, nessa altura venceu um Grammy por estas músicas mas, nos Óscares, perdeu para “City of Stars” de “La La Land”.

Pois 2022 também não é o ano mais fácil para finalmente consolidar o seu EGOT, de acordo com a lista de canções nomeadas:

  • “Down to Joy” de “Belfast”, Van Morrison
  • “Dos Oruguitas” de “Encanto”, Lin-Manuel Miranda
  • “Somehow You Do” de “Quatro Dias a Teu Lado”, Diane Warren
  • “Be Alive” de “King Richard: Para Além do Jogo,” Beyoncé Knowles-Carter, Dixson
  • “No Time to Die” de “007 – Sem Tempo Para Morrer”, Billie Eilish, Finneas O’Connell

Entre as músicas candidatas ao Óscar em 2022, “No Time to Die”, o tema de abertura do capítulo de 007 com esse mesmo nome, uma composição de Billie Eilish e do seu irmão Finneas O’Connell, é a favorita a levar a estatueta.Não só a música se tem destacado ao longo desta temporada de premiações, tendo inclusive já vencido o Grammy na categoria de música para filme, como faz parte de uma tradição recente de músicas nobres, inseridas em filmes da saga James Bond, que não têm falhado o Óscar (por exemplo entregue, em anos recentes, a Sam Smith ou Adele por temas de 007).

Para além de Billie Eilish, a competição de Lin-Manuel Miranda ainda se aguça com a presença de Beyoncé entre os nomeados, com a sua música “Be Alive”, de “King Richard”, um filme que muito possivelmente levará o Óscar de Melhor Ator para Will Smith. Será que Miranda verá o seu EGOT escapar uma vez mais, perante esta competição dificultada?

Algo é certo, “Dos Oruguitas” tem algo forte a seu favor: é uma música mais emotiva e com um contexto social mais forte do que as restantes nomeadas, por transmitir emoções que se prendem com um sacrifício em nome da família. Esta é uma canção muito melancólica, triste, emotiva, a história de duas lagartas que terão de se separar para se poderem tornar borboletas. A narrativa contada nesta música é agridoce, belíssima, carregando um peso ausente nos restantes temas.

Já para não falar que a banda-sonora de “Encanto” é um enorme sucesso de vendas e não são raros os casos em que tal acaba por influenciar a visão da Academia. Mas será suficiente?

É esperar para ver, já na madrugada de dia 27 para 28 de março. nos próximos Óscares. Para lá de 2022, não temos dúvidas de que, caso falhe agora a vitória, mais tarde ou mais cedo, o talento de Lin-Manuel Miranda será recompensado com um Óscar. Fãs do seu trabalho por aí? 



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