Parasite |© Alambique

Parasitas | Mini-série a caminho da HBO

“Parasitas”, filme sul-coreano realizado por Bong Joon Ho, é um dos grandes destaques cinematográficos de 2019. Um enorme sucesso de bilheteira, a obra fez mais de 130 milhões de dólares a nível mundial, valor considerável para um filme em língua não inglesa. Agora, estão a decorrer negociações com a HBO para transformar “Parasitas” numa mini-série. 

O vencedor da Palma de Ouro deste ano, “Parasitas“, tem vindo a conquistar fãs em todo o mundo e revelou-se uma surpresa no decurso da presente temporada de prémios. Com nomeações para os Globos de Ouro em mais que uma categoria, e com a indicação por parte de diversos sindicatos de Hollywood, nomeadamente relativos a realização e argumento, é quase certo que o filme chegará aos Óscares com diversas nomeações, entre algumas bastante prováveis, como: Melhor Realizador, Argumento, Filme e, claro, Melhor Filme Internacional.

Lê Também:
Parasitas, em análise

parasitas
“Parasitas” (2019) |© Alambique

Especulação à parte, o sucesso do filme atraiu a atenção das plataformas de streaming, o que alegadamente levou a uma disputa pelos direitos entre a HBO e a Netflix, querendo ambas adaptar “Parasitas” ao formato televisivo. De momento, as negociações não estão ainda fechadas, e por isso pouco se sabe sobre o projeto, apenas que a HBO ganhou a corrida. Sabe-se ainda que Bong Joon Ho, realizador e argumentista do filme, se irá associar a Adam McKay nesta criação para a HBO. É demasiado cedo para dizer se estarão a preparar uma sequela ou, mais provavelmente, uma versão do filme em formato de série, esta falada em língua inglesa.

As credenciais dos dois realizadores à frente do projecto falam por si. Bong Joon Ho realizou já, para a Netflix, o primeiro filme “sério” da plataforma, “Okja”  (2017), e foi também responsável pela distopia de acção “Expresso do Amanhã” (2013). Este último filme está também ele a ser trabalhado para o formato de série, mas sem o envolvimento do realizador.  Já Adam McKay quase dispensa apresentações. Realizou filmes como “Vice” (2018) ou “A Queda de Wall Street” (2015). Para além de ser um produtor experiente, é já perito no campo da televisão. A série que produz na HBO, “Sucession”, tem sido uma das mais faladas (e premiadas) nos últimos tempos. Inclusive, venceu na semana passada o Globo de Ouro de Melhor Série de Drama. Tem também no currículo diversos outros projectos concretizados em conjunto com a HBO ao longo dos anos.

Parasitas
“Parasitas” © Alambique

“Parasitas” narra a relação entre uma família pobre mas astuta, os Kim, e uma ingénua família rica, os Park. Uma relação tensa, mergulhada em humor negro, e que denuncia choques de classe. “Parasitas” foi considerado o filme do ano pela norte-americana National Society of Film Critics e venceu, no passado domingo, o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Desse lado, acham esta adaptação norte-americana uma boa ideia?

Maggie Silva

Mestre em Ciências da Comunicação na vertente de Cinema e Televisão pela FCSH-UNL. Dependente de cultura pop e cinema indie. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *