TOP MHD | Os Melhores Filmes de 2019
2019 foi o último ano de uma década e representou mais um período de grande cinema a agraciar as audiências portuguesas. Chegado o fim do ano, a MHD, decide constatar quais foram os melhores filmes dos últimos 12 meses, desde intrigas reais a histórias de mafiosos envelhecidos.
Para os cinéfilos portugueses, o ano passado começou com os resquícios da corrida aos Óscares. Filmes que já tinham feito furor do outro lado do Atlântico finalmente chegaram às salas lusitanas, trazendo-nos obras como “Se Esta Rua Falasse”, “A Favorita” e o eventual vencedor do Óscar para Melhor Filme “Green Book”. Muito se passou entre essa alvorada do ano e o crepúsculo de dezembro.
O verão foi palco de uma série de blockbusters fracassados, mas a Disney lá confirmou a sua hegemonia e os Vingadores da Marvel dominaram o mundo. Cannes trouxe-nos os deleites mirabolantes de Bong Joon-ho e os filmes de artistas veteranos assinados por Almodóvar e Tarantino. Em Portugal, celebrou-se o apogeu de “Variações” e a negrura de “Raiva”. Mais tarde, com o fim da estação mais quente, veio o regozijo com a seleção de “A Herança” para o Festival de Veneza.
Nessa Bienal, o júri de Lucrecia Martel surpreendeu ao condecorar o “Joker” de Todd Phillips com o Leão de Ouro. Essa fantasia de Gotham City depressa chegou aos cinemas portugueses e as audiências nacionais bem concordaram com a euforia da cineasta argentina. Com o outono, também vieram mais filmes de prestígio e algumas surpresas agradáveis como as strippers vingadoras de “Ousadas e Golpistas” ou as lágrimas de Brad Pitt em “Ad Astra”.
Depois veio o inverno e consigo as épocas festivas. Contudo, ao invés de prendas maravilhosas, os deuses da cinefilia reservaram-nos umas boas doses de carvão para por no sapatinho. O novo Star Wars desapontou e “Cats” horrorizou. Felizmente, a Netflix esteve cá para abafar a dor e nos fazer chorar de emoção e não por desapontamento. “O Irlandês” vingou e “Marriage Story” arrasou, “Atlantique” foi melhor ainda e até “Klaus” teve maravilhas para oferecer ao espectador generoso.
Enfim, foi um grande ano, uma grande forma de terminar a década e um milagre de cinema que transcendeu as salas e chegou até aos nossos computadores. Por tudo isso, decidimos cumprir a tradição MHD e eleger os nossos favoritos do ano, os dez melhores filmes de 2019. Para nos atualizarmos a um mundo moderno, este ano abrimos portas a tudo o que for filme estreado ou em sala ou plataforma de distribuição portuguesa. Ou seja, filmes da Netflix também marcam presença.
Muitos membros da redação votaram e aqui estão os resultados…