De Red Dead Redemption a Journey, estas são as melhores bandas sonoras da PlayStation
Os jogos conseguem ser autênticas obras de arte. E as bandas sonoras até já ganharam Grammys. Estas são algumas das bandas sonoras mais icónicas da PlayStation.
No início do ano, os jogos fizeram história ao entrarem nos Grammy Awards, da indústria da música. A cerimónia dos Grammy Awards 2023, trouxe uma nova categoria – “Melhor Banda Sonora de um Jogo”. Foi preciso esperar por 65 edições dos Grammy Awards para criarem uma categoria exclusiva aos jogos.
Até à criação desta categoria, foram autênticas obras de arte que ficaram pelo caminho, sem o devido reconhecimento na cerimónia de prémios mais importante da indústria da música.
Todavia, nesta última, “Alien: Fireteam Elite” (Austin Wintory), “Assassin’s Creed Valhalla: Dawn of Ragnarok” (Stephanie Economou), “Call of Duty: Vanguard” (Bear McCreary), “Marvel’s Guardians of the Galaxy” (Richard Jacques) e “Old World” (Christopher Tin) receberam as primeiras nomeações. Contudo, só houve um vencedor, com a aventura nórdica da saga da Ubisoft.
Com isso em mente, descobre algumas das melhores bandas sonoras dos videojogos da PlayStation.
MASS EFFECT
Uma das melhores sagas de videojogos de sempre, “Mass Effect” transporta-nos para os confins do universo com uma narrativa de nos prender ao ecrã. A jogabilidade é incrível e deixa saudades, mas a banda sonora consegue ser ainda melhor.
THE LAST OF US
Uma obra de arte criada no mundo dos videojogos e que acabou por inspirar a série da HBO com o mesmo nome, numa adaptação magnifica. Não há um único aspeto negativo neste jogo.
RED DEAD REDEMPTION
Não há palavras para descrever este jogo, um final que deixa qualquer um preso à cadeira, digno de Óscar. E a banda sonora digna dos Grammys Awards.
GOD OF WAR (2018)
De uma das sagas mais épicas de sempre só se podia esperar uma banda sonora ao mesmo nível. Bear McCreary também é responsável pela banda sonora do grande sucesso da Prime Video “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder“.
JOURNEY
Simples e eficaz. Simples e magnífico. Este jogo demostra como a simplicidade da estética não importa assim tanto no resultado final, quando a base está bem feita.
GRANDE THEFT AUTO V
PlayStation 3, PlayStation 4 e PlayStation 5. Por muito “antigo” que o jogo seja, envelheceu bem, e a banda sonora também. É impossível não gostar da liberdade que este título da Rockstar oferece.
THE WITCHER 3: WILD HUNT
Já pensaram que Henry Cavill também deve estar viciado nesta banda sonora? E com razão!
DOOM
Seria impossível imaginar outro género de música além do metal para este jogo. Um marco na história dos videojogos que mereceu belos remakes no passado recente.
BLOODBOURNE
Um dos melhores jogos souls que há memória. “Bloodbourne” distingue-se pela sua bela melodia (e extrema dificuldade).
MINECRAFT
Um dos melhores jogos de sempre, e para alguns, o melhor jogo de sempre. É impressionante como “Sweden” marcou uma geração com a sua simples melodia. Uma viagem nostálgica para as gerações mais novas.
LIFE IS STRANGE
Estes são os originais de “Life is Strange”, mas a banda sonora vai muito além disso. Inclui músicas de bandas como Alt-j.
E para ti, qual é a melhor banda sonora?