© Ekaterina_Minaeva / ShutterStock

LEGO | Diretoras de Marketing e de Marca da Ibéria contaram à MHD tudo sobre os novos produtos e novidades ecológicas

A propósito da apresentação das novidades da LEGO para este Natal, a MHD teve à conversa com duas das principais responsáveis da marca na Península Ibérica e França.

Natal e LEGO? Não há melhor combinação que esta (pode haver, mas esta é certamente uma das melhores). Nesse sentido, decorreu na passada quinta-feira, a apresentação de Natal da marca dinamarquesa, em Madrid, onde estavam expostas todas as grandes novidades.

Aproveitando a ocasião, falamos com duas das principais responsáveis na Península Ibérica e França, Camille Thornecroyft e Pilar Vilella Lumbreras.

Lê Também:   LEGO | Prepara as tuas prendas de Natal com estes sets especiais

Apesar da grande apresentação das novidades LEGO para este Natal, houve outro aspeto que tem sido tema de conversa: a mudança de material. Com isso em mente, a entrevista focou-se nestes dois importantes pontos.

LEGO
© LEGO / Foto David Passos

MHD: O que é que podem falar sobre as grandes novidades deste ano?

PL: Posso dizer-te que a LEGO lança todos os anos cerca de 700 produtos, metade destes produtos são completamente novos para no mercado. O que quer dizer que os nossos departamentos de investigação, pesquisa e engenharia em Billund, na sede da Dinamarca estão sempre atarefados e super ativos.

Sempre à procura das melhores tendências e os melhores brinquedos para as crianças. Temos muita inovação este ano. Vou destacar a nova linha de produtos, que se chama DREAMZzz. A grande curiosidade acerca do tema é que estes conjuntos são baseados nos sonhos das crianças, isto porque duas em três crianças dizem que quando acordam e se lembra dos seus sonhos, e acham-nos super criativos, e têm vontade de os trazer para a vida real. E isso é a origem deste tema. Há cinco personagens, todas elas estudantes, e criaram uma espécie de agência noturna para entrarem nos sonhos, e assim evitarem que o Rei dos Pesadelos tome controlo dos sonhos das crianças.

Lê Também:   LEGO | Os melhores jogos em pequenas peças

É muito dinámico. É muito divertido, e tem uma série animada que pode ser vista no YouTube. Assim dá muitas ideias às crianças para seguirem as histórias com as suas próprias construções. Por isso digo que DREAMZzz é a grande inovação que temos. Quando falamos em LEGO para adultos temos a gama Botânica, que é muito gira. Ultrapassou todas as nossas expectativas, toda a gente ficou muito entusiasmada. A própria embalagem ganhou vários prémios porque está muito bem feita e é linda.

Leva-nos também a outro território, a decoração, uma temática que não estávamos no passado. É inovação, e por falar em inovação, temos as nossas licenças de gaming, como o Super Mario. É muito interessante, porque junta as clássicas peças com o digital. Podes criar o teu mundo, a tua aventura, ganhar moedas virtuais. Por isso é a combinação perfeita entre o mundo tecnológico e o mundo real.

LEGO DREAMZzz
Foto de David Passos © LEGO DREAMZzz




CT: LEGO é inovação. Fazemos imenso investimento na inovação, para trazer valor ao mercado de brinquedos. Todos os anos são cerca de 700 produtos, e em cada ano renovamos cerca de metade. É imenso, cerca de 300. Constantemente a desenvolver, o novo set LEGO City, o novo relançamento de LEGO Friends, mais inclusivo e com mais personagens masculinas dentro da gama, para que os rapazes se sintam bem-vindos à gama.

Lê Também:   LEGO DREAMZzz | Entrevista a Tommy Andreasen, um dos responsáveis da série

E claro, inovação no Duplo. Este ano temos uma nova linha de produtos que o LEGO DREAMZzz. Ao contrário do que habitualmente fazemos, chegou primeiro uma série animada sobre esta gama, disponível nas plataformas de streaming, milhões de visualizações no YouTube, e depois os conjuntos. Estamos muito felizes, são 20 episódios, e em Agosto lançamos 10 referências. A temática veio a propósito de um enorme estudo, onde falamos com 30 mil crianças.

É um novo universo onde as crianças pode imaginar todo o que quiserem. É um mundo de criatividade. Nós sabemos também da importância de gaming. Nós não somos contra juntar a brincadeira física e a digital, porque não é assim com as crianças. Elas querem, elas querem juntar e unir este universos diferentes.

Lê Também:   LEGO | As melhores ideias de decoração

Por isso fizemos sobre Minecraft, Super Mario, e este ano com Sonic. Acabamos de anunciar uma parceria com a Nintendo, com a gama Animal Crossing. Os consumidores queriam a Gabby, nós lançamos a Gabby. Muitos adultos começaram a interessar-se por brincar durante a pandemia.

91% dos adultos disseram-nos que se sentiam mais relaxados e descontraídos a construir um set. A nossa gama Botânica, lançada há dois anos e é um enorme sucesso, é o set mais vendido do mundo (Buquê de Flores Silvestres). Depois seguimos vários gostos – decoração, arquitectura, veículos. Na gama Icons este ano tivemos o Peugeot.

LEGO
© LEGO / Foto David Passos




MHD: E acerca do novo set em torno dos insetos?

PL: Este set é muito curioso. A LEGO abre todos os anos a porta ao público para produzirem os seus próprios conjuntos e enviarem para a Dinamarca. Depois há uma votação. Se um conjunto é escolhido pode ser comercializado.

Este conjunto em particular foi criado por um construtor espanhol. Agora imagina, estás em casa, constróis algo, apresentas, é aprovado pela LEGO e comercializado. Acaba por ajudar a aumentar a criatividade. Junta os fãs, e é incrível porque nós vemos que o pequeno tijolo não é só um pequeno tijolo, é algo cultural. Há uma conexão entre a marca e a audiência.

Lê Também:   LEGO | Razões para começares a tua coleção

MHD: A LEGO tentou a transição do plástico para um novo material. Como vai a investigação pela solução? 

PL: Eu adoro que faças esta questão, porque há muito a acontecer em volta deste assunto. A primeiro ponto que te posso contar é que a LEGO está firmemente comprometida em encontrar uma solução para o plástico. É a nossa grande aposta. As próprias crianças pedem-nos para seremos mais responsáveis.

Escrevem-nos cartas a dizer – “sejam mais responsáveis (por causa do plástico)” – e nós estamos completamente focados nisso. Assim desde 2021, e em 2024 vamos investir mais de 1,4 milhões de euros para procurar uma solução para substituir o plástico. Até agora, e há oito anos para cá, experimentamos mais de 300 materiais diferentes que podem substituir o plástico. Mas qual é o problema?

Precisam de ser fortes, serem seguros para as crianças e que dure muito tempo. Não é fácil encontrar, por isso estamos a fazer parceria com outros fornecedores de outras indústrias para encontrar o material. Até agora, um já faz parte dos nossos produtos. 50% do material dos nossos conjuntos é feito de origem vegetal, chama-se polyethylene verde e vem da cana de açúcar.

Lê Também:   LEGO | Os melhores jogos em pequenas peças

Atualmente é 50%. Mas queremos que seja 100% de matéria biológica até 2032. Não aceitamos a solução do plástico reciclado das garrafas (PET), porque apesar de ser uma boa solução, emite ainda mais carbono. É positivo, mas poluímos imenso a atmosfera. Por isso rejeitamos este material e continuamos a procura.

Como podes ver, são nove anos de pesquisa, estamos totalmente focados na procura. Até 2025, queremos que todas as nossas embalagens sejam feitas de materiais reciclados, ou sejam 100% recicláveis. Até ao momento é apenas 70%. E desde 2022 somos neutros nas emissões de carbono, ao utilizar painéis solares e energias renováveis.

LEGO
© LEGO / Foto David Passos




CT: É muito importante porque a nossa missão é desenvolver os construtores de amanhã. E só temos este planeta. Nós fazemos de tudo para proteger este planeta para as futuras gerações. Investigámos imenso para mudar o material.

Já fizemos imensas mudanças. Por exemplo. toda a energia que consumimos é recompensada, por isso as nossas produções são carbono neutras. Mas ainda não estamos satisfeitos. Até 2023 queremos que a produção dos nossos tijolos sejam de origens sustentáveis, o que é uma grande mudança na nossa produção.

Lê Também:   LEGO | Os sets ideias para os jogadores

Apesar de esse ser o nosso objetivo, estamos super focados hoje em dia. Cerca de 50% das nossas peças contêm matérias naturais, mas não é o suficiente. Por isso vamos investir 1,4 milhões de dólares para encontrar a solução. Estamos muito seguros do investimento. Os 300 membros do nosso departamento de pesquisa está à procura de uma solução. Nos últimos 10 anos testamos mais de 300 materiais diferentes.

Nos últimos dois anos testamos plástico reciclado, mas não atinge o nosso standard no que toca às emissões. A pegada ecológica do plástico reciclado é maior ainda. É por isso que não continuamos esse material. Contudo continuamos a explorar, a testar novos materiais. Esta é a nossa motivação, tornar o nosso produto mais sustentável.

TRAILER | TORNA O NATAL MAIS ESPECIAL COM A LEGO

Qual poderá ser a solução para a mudança do plástico?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *