©2023 Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

George Lucas responde à mais recente polémica de Star Wars

George Lucas passou pelo Festival de Cannes no passado fim de semana, e aproveitou para defender o seu sucesso com “Star Wars”.

Sumário:

  • George Lucas é um dos criativos mais famosos de Hollywood, tendo revolucionado a indústria cinematográfica com a criação de “Star Wars”;
  • O realizador e produtor abandonou a sua carreira de sucesso após o lançamento da trilogia prequela de “Star Wars”;
  • Numa rara aparição em público, o cineasta respondeu a criticismos de que os seus filmes estão “repletos de pessoas brancas”;
Lê Também:   Este inesquecível episódio de Star Wars regressou aos cinemas americanos e já é um dos mais lucrativo de sempre

George Lucas deu que falar pela primeira vez em 1971 ao lançar o épico de ficção científica “THX 1138“, o filme não foi um grande sucesso de bilheteira nem entre a crítica, mas demonstrou as capacidades impressionantes do realizador, bem como a sua visão criativa para um mundo futurista. Porém, foi a estreia de “American Graffiti: Nova Geração” em 1973 que tornou o cineasta num dos artistas mais falados de Hollywood, e o que lhe deu oportunidade de criar a sua própria saga de blockbusters.

O sucesso de Star Wars

Star Wars Disney+
© LucasFilm

Lançado em 1977 “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” foi um tremendo sucesso com os críticos e com os fãs, quebrando barreiras e introduzindo ferramentas técnicas que viriam a revolucionar a utilização de efeitos visuais no grande ecrã. As duas sequelas que se seguiram em 1980 e 1983 não contaram com a realização do cineasta, que se focou a desenvolver o universo, mas acompanharam a sua visão.

Lê Também:   Sigourney Weaver embarca neste novo filme de Star Wars

O sucesso do realizado continuou a deixar a sua marca na indústria com a criação de “Indiana Jones“, que Lucas escreveu enquanto Steven Spielberg (“Os Fabelmans“) realizou. No entanto, a chegada das prequelas de “Star Wars” em 1999 viu o entusiasmo dos fãs pelas histórias de George Lucas começar a fraquejar. As duras críticas levantadas pelos fãs à história e às personagens da trilogia deu início à quebra de relações do realizador com a indústria e à sua ausência dos holofotes da fama.


O regresso de George Lucas

Natalie Portman Star Wars Rei Carlos
© Lucasfilm

No passado fim de semana, George Lucas reapareceu em público no Festival de Cannes para receber uma homenagem pela sua contribuição para o cinema, levando para casa uma Palme d’Or honoraria. Durante uma entrevista com a imprensa local, o cineasta refletiu sobre a sua experiência com os comentários negativos dos críticos: “Eles diziam-me: ‘Eles são todos homens brancos'”, revelou o realizador.

Lê Também:   Este clássico jogo de Star Wars faz a sua estreia na PlayStation Plus em breve

“A maior parte das pessoas são extraterrestres! A ideia é que é suposto aceitarmos as pessoas como elas são, quer sejam grandes e peludas ou verdes ou o que quer que seja. A ideia é que todas as pessoas são iguais”, defendeu Lucas. “No primeiro filme, existiam alguns Tunisinos que eram escuros, e no segundo filme tinha o Billy Williams, e nas [prequelas], que também estavam a criticar, tinha o [Samuel L.] Jackson. Ele não era um patife como o Lando. Era um dos melhores Jedi”. Quanto à ausência de mulheres, o realizador constata que: “Quem achas que são os heróis destas histórias? O que achas que era a Princesa Leia? Ela é a líder da rebelião. É ela que pega neste miúdo que não sabe nada e neste tipo turbulento que não sabe fazer nada e tenta salvar a rebelião com estes palhaços… E é a mesma coisa com a Rainha Amidala“.

George Lucas Star Wars
Crédito editorial: Denis Makarenko / Shutterstock.com (ID: 44488693)

George Lucas defendeu ainda o seu universo referindo que a igualdade entre espécies está bem firme, existindo apenas discriminação em relação aos droids: “Era uma forma de dizer que as pessoas estão sempre a discriminar alguma coisa e, mais cedo ou mais tarde, é isso que vai acontecer. Quero dizer, já estamos a começar com a IA, dizendo: ‘Bem, não podemos confiar nesses robot'”.

O que pensas da resposta do realizador aos críticos? Concordas com a sua opinião.



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *