© The CW | Columbia–EMI–Warner Distributors | Warner Bros.

Super-Homem | Ranking do pior ao melhor ator

Super-Homem, a personagem mais clássica do mundo dos super-heróis já foi adaptada diversas vezes para o cinema e televisão. Quem foi o melhor e pior ator a interpretá-lo?

Clark Kent, ou Kal-El, foi introduzido pela primeira vez em 1938 na Action Comics #1. Seus criadores foram Jerry Siegel e Joe Shuster. Não demorou muito para que a personagem se tornasse um ícone da cultura pop e do mundo dos super-heróis, tanto que a primeira adaptação live-action foi realizada apenas 10 anos depois de sua introdução, com Kirk Alyn a dar vida ao kryptoniano. Mas não vamos falar aqui somente de adaptações live-action como também em animação.

Lê Também:   Super-Heróis na TV | As sugestões fora Marvel e DC Comics

SUPER-HOMEM | RANKING DO PIOR AO MELHOR ATOR

10. BRANDON ROUTH – SUPER-HOMEM: O REGRESSO, 2006

brandon routh crossover super-homem
Brandon Routh em “Super-Homem: O Regresso” | ©2006 Warner Bros. Ent.

A recepção de Routh ao papel de Super-Homem não foi positiva. Foi o primeiro ator a voltar a encarnar o herói depois do clássico Chritsopher Reeve, então o público teve de habituar-se a ver um novo rosto a ocupar este lugar. O facto de o filme não ter impressionado não ajudou o ator, que também nunca mais voltou a interpretar o herói nos cinemas. Apenas voltou a vestir o clássico ”S” em seu peito no canal de televisão CW ao interpretar uma versão do herói na saga Crisis on Infinite Earths.




9. DEAN CAIN – LOIS & CLARK: THE NEW ADVENTURES OF SUPERMAN, 1993

dean cain super-homem superman
© ABC

O 10.º lugar desta lista vem de uma adaptação televisiva. Dean Cain interpretou o herói por quatro temporadas, ao lado de Teri Hatcher como Lois Lane. O público também não foi tão receptivo ao programa, já que a sensação de sitcom predominava, fazendo com que Clark parecesse mais um ”pai de TV” do que realmente o Super-Homem.




8. CHANNING TATUM – ”O FILME LEGO”, 2014, ”LEGO BATMAN, O FILME”, 2017 E ”O FILME LEGO 2”, 2019

lego batman o filme super-homem superman
© Warner Bros. Pictures

Lê Também:   Lego Batman - O Filme, em análise

Channing Tatum dá voz ao kryptoniano em sua versão Lego. A personagem egocêntrica dá um toque interessante a personagem, já que nunca é demonstrada dessa forma. A sua exagerada personalidade conquistou o público.




7. KIRK ALYN – ”SUPERMAN” (SÉRIE), 1948

kirk alyn super-homem
© Columbia Pictures

O primeiro ator a dar vida ao Clark Kent. Apesar de ser uma série, foi exibida nos cinemas da época, mas o nome de Kirk nem se quer apareceu no ecrã.




6. GEORGE REEVES – ”ADVENTURES OF SUPERMAN” (SÉRIE), 1952

george reevees
© Syndication

Pouco tempo depois de Kirk, era hora de outro ator interpretar o herói na televisão, foi o caso de George Reeves. Apesar da similaridade com o apelido de Christopher Reeve, os atores não têm nenhum grau de parentesco. A série deu imensa popularidade ao ator, tanto que teve de recusar diversos papéis para não interferir com as gravações da série e parar de fumar, para que crianças não o vissem. Reeves estaria infeliz por estar preso por tanto tempo no papel. O ator foi inserido num cameo no recente filme ”The Flash” o que causou discórdia no público, que considerou que o estúdio não teve respeito pelo ator. Curiosamente, Ben Affleck interpretou o ator no filme ”Hollywoodland” de 2006.




5. BUD COLLYER – ”THE NEW ADVENTURES OF SUPERMAN” (SÉRIE ANIMADA), 1966

new adventures of superman
©CBS

Collyer emprestou sua voz à personagem na versão de rádio de 1940. Graças a popularidade de Alyn e Reevees no papel, foi convidado para interpretar novamente a personagem, desta vez na forma animada.




4. TYLER HOECHLIN – ARROWVERSE, 2016-PRESENTE

tyler hoechlin superman & lois
Tyler Hoechlin em “Supergirl” | © THE CW

Tyler Hoechlin destaca-se por ter interpretado o ator em diversos projectos, nomeadamente no canal americano CW. Participou de ”Supergirl”, ”The Flash”, ”Arrow”, ”Batwoman”, ”Legends of Tomorrow” e onde finalmente é o protagonista ”Superman & Lois” que teve sua 3.ª temporada finalizada recentemente. Com o tempo, tem se tornado mais querido pelos fãs, que garantem que vale a pena assistir ”Superman & Lois”, que se encontra disponível na HBO Max.




3. TOM WELLING – ”SMALLVILLE” (SÉRIE), 2001

tom welling smallville
© The CW

Lê Também:   As 7 melhores séries na Apple TV+ para ver em Setembro

Qualquer pessoa que tenha crescido nos anos 2000 irá se lembrar das aventuras de Tom Welling como Clark Kent em Smallville. Diferente de tudo o que já havia sido mostrado antes, nesta série Clark está a tentar descobrir quem realmente é. Apenas assume o manto de Super-Homem no último episódio, ao fim de dez temporadas.




2. HENRY CAVILL – DC EXTENDED UNIVERSE (2013-2022)

Henry Cavill super-homem
Man of Steel © Warner Bros

Ame ou odeie, é impossível negar que Henry Cavill fez um ótimo trabalho em interpretar o Homem de Aço e que certamente deixou seu nome na história da personagem, tanto pelos bons motivos quanto pelos maus. Cavill assumiu o manto do herói em ”Homem de Aço” (2013), ”Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça” (2016), ”Liga da Justiça” (2017), ”Zack Snyder’s Justice League” (2021)” e uma participação na cena pós-créditos de ”Black Adam” (2022).




1. CHRISTOPHER REEVE – QUADRILOGIA SUPER-HOMEM (1978-1987)

christopher reeve
© Columbia–EMI–Warner Distributors

O primeiro lugar não poderia ser diferente. Os filmes de Reeve tornaram-se clássicos obrigatórios no cinema, pelo seu carisma e pela forma como voava no ecrã. Será difícil encontrar outro ator que consiga tirar Reeve do primeiro lugar, talvez nunca veremos acontecer. Chegou a aparecer na 2.ª temporada de ”Smallville” onde passou a tocha para o próximo Super-Homem.

Qual é a tua versão favorita do Super-Homem?



Também do teu Interesse:


About The Author


2 thoughts on “Super-Homem | Ranking do pior ao melhor ator

  • O facto de Bem Affleck nem sequer aparecer nesse ranking mostra que essa lista deve ter sido elaborada pelo pastor de ovelhas da baixa da banheira…

  • Felizmente os pastores de ovelhas que temos enjaulados na cave aqui da MHD ainda sabem a diferença entre o Super-Homem e o Batman. Se por ventura se refere a “Hollywoodland”, Affleck interpretou George Reeves, um dos atores que interpreta Super-Homem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *