"Brooklyn 9-9", "Cursed" e "Dead to Me" são algumas das "vítimas" de cancelamento em 2021 |©TVCine/ Netflix

O guia das séries canceladas em 2021

Ano após ano, na televisão por cabo e no streaming, são muitas as séries que se despedem. Para não seres apanhado ou apanhada de surpresa, eis que compilamos este guia das séries canceladas em 2021. Desta forma, podes saber se a tua série preferida vai (ou não) terminar em breve! 

São centenas ou milhares de séries, as que estreiam todos os anos, em particular nesta era do streaming, em que as formas de reprodução do conteúdo e o número de plataformas não param de aumentar. Como é de esperar, nem todos estes conteúdos televisivos ficam no ar durante muitos anos e, desta forma, todos os anos podemos esperar uma torrente de cancelamentos. Com 2021 a chegar ao fim, recordamos todas as séries que receberam, este ano, ordem de cancelamento.

Algumas destas séries ainda emitem episódios em 2021 ou 2022, outras já fecharam a cortina para sempre. Por canceladas, referimo-nos a séries que emitem a última temporada, quer por ordem da estação/canal/ plataforma emissora, quer por ordem dos seus criadores e criadoras. Sempre que possível deixaremos a distinção. Aqui ficam elas:

GUIA DAS SÉRIES CANCELADAS EM 2021 – ALL RISE (CBS) 

FOX Life
All Rise | © FOX Life

Originalmente emitido no canal aberto norte-americano CBS, o drama de tribunal “All Rise” chega ao final depois de apenas duas temporadas. A série emitiu um total de 38 episódios entre 2019 e 2021, com o capítulo final a ir para o ar em maio deste ano.

“All Rise”  acompanha as vidas caóticas, esperançosas e, por vezes, absurdas dos seus juízes, procuradores e advogados oficiosos enquanto eles trabalham com guardas, oficiais e polícia para fazer justiça pelas pessoas de Los Angeles no contexto de um sistema legal com falhas. Entre estes profissionais está a recém-nomeada juíza Lola Carmichael (Simone Missick), uma procuradora distrital altamente conceituada e notável que não pretende recostar-se na cadeira do seu novo cargo, mas sim chegar-se à frente e desafiar os limites do que um juiz pode ser.

Em Portugal, a série emite na FOX Life, todas as terças-feiras pelas 22h00.




AMERICAN GODS (STARZ)

melhores séries estreadas em 2017
American Gods

Este drama fantástico diz adeus ao fim de três temporadas e duas nomeações aos Prémios Emmy. No papel central encontramos um ex-presidiário chamado Shadow Moon (Ricky Whittle). A sua aventura começa quando conhece um estranho e misterioso homem que se auto-intitula “Wednesday” (Ian McShan) e que sabe demasiado sobre o passado e a vida de Shadow.

O derradeiro episódio de “American Gods” foi para o ar, no seu país de origem, em março de 2021. Esta série baseia-se na obra mitológica altamente premiada da autoria de Neil Gaiman (escritor de obras célebres como “Coraline” ou “Stardust”).

Em Portugal, a série encontra-se disponível para streaming na Amazon Prime Video.




AMERICAN HOUSEWIFE  (ABC) 

american housewife fox comedy
“American House Wife”| ©FOX Portugal

 

A sit-com “American Housewife” foi cancelada pela ABC, chegando assim ao seu final depois de 5 temporadas e 103 episódios emitidos.Esta comédia familiar narrada por Katie (Katy Mixon) conta a história de uma mãe determinada que se encontra a criar a sua família numa cidade abastada. Em seu torno, esposas perfeitas e os seus filhos aparentemente incapazes de errar tornam a tarefa bem mais complicada.

O cancelamento de “American Housewife” foi anunciado  em maio deste ano. O derradeiro capítulo foi para o ar nos EUA em março de 2021.

Em Portugal, “American Housewife” teve exibição garantida pela FOX Comedy.




BLACK-ISH (ABC) 

GUIA DAS SÉRIES CANCELADAS EM 2021
Black-ish | © FOX

 

Já dizia o ditado “All good things must came to an end” (tudo o que é bom acaba). “Black-ish”, a comédia de situação altamente bem-sucedida, acerca da vida quotidiana de uma família afro-americana, chega ao final após 8 temporadas.

No ar desde 2014, “Black-ish”, série nomeada e vencedora de dezenas e dezenas de prémios, e que mereceu aos seus intérpretes, nomeadamente à filha de Diana Ross, Tracee Ellis Ross, inúmeras nomeações, inclusive para Prémios Emmy, fecha a cortina em 2022. Com a 8ª temporada a estrear nos EUA no início de janeiro, “Black-ish” continuará por perto nos próximos meses.

Por cá, está disponível para streaming na Disney+ (como muitas outras produções da ABC, presentes como conteúdo STAR) e emitiu também na FOX Comedy.




BLESS THE HARTS (FOX)

guia das séries canceladas em 2021
©Disney STAR

 

Uma série com uma vida curta no ar, “Bless the Harts” não conseguiu sobreviver apesar do seu imenso pedigree. Esta comédia familiar animada sobre o sonho americano conta com nomes determinantes da comédia norte-americana no elenco central como Kristen Wiig e Maya Rudolph de “Bridesmaids – A melhor despedida de solteira” ou ainda Kumail Nanjiani (“Amor de Improviso”) como jesus.

Em terras lusas, “Bless the Harts” encontra-se disponível na Disney+ (como original STAR).




BROOKLYN NINE-NINE (NBC) 

Brooklyn Nine Nine
©NBC Studios LLC. All Rights Reserved

 

Por vezes, as séries mais bem-amadas chegam também a este guia das séries canceladas em 2021. É o caso da comédia policial encabeçada por Andy Samberg, “Brooklyn Nine-Nine”. O conteúdo criado por Mike Schur e Dan Goor (a mesma dupla que foi responsável pela criação do clássico “Parks and Recreation”) chegou ao final com a 8ª temporada, com o seu derradeiro episódios a exibir nos EUA em setembro de 2021.

O cancelamento definitivo chegou dois anos depois de uma primeira ameaça. Inicialmente no ar na FOX, a série foi cancelada e resgatada para mais duas temporadas na NBC – a casa onde Samberg fez parte do elenco do SNL e Schur da equipa de escritores. O produtor executivo Dan Goor deu a entender que o cancelamento foi intencional. A 8ª temporada, constituída por 10 episódios, foi a mais curta da história da série, mas permitiu a criação de um ponto de final claro e não precipitado.

Por cá, “Brooklyn 99” tem as primeiras 7 temporadas disponíveis na Netflix. Quanto à última temporada, pode ser vista no TVCine Emotion. 




BONDING (NETFLIX) 

Bonding
Bonding | © Netflix

 

Nesta comédia dramática negra invulgar, uma estudante universitária de psicologia trabalha nas horas vagas como dominatrix. O seu assistente? O melhor amigo gay do secundário.

“Bonding” diz adeus ao final de duas temporadas, depois de ter sido bastante criticada por parte da comunidade BDSM devido à sua alegada falta de autenticidade na representação das práticas de bondage. A série nunca criou uma grande base de seguidores e, por isso, chegou ao fim depois de 15 episódios lançados pela Netflix. A temporada 2, composta por 8 capítulos, foi lançada na integra no início de 2021.

Disponível na Netflix portuguesa. 




CALL YOUR MOTHER (ABC) 

guia das séries canceladas em 2021 call your mother
© American Broadcasting Companies, Inc. All rights reserved.

 

Estreada e cancelada em 2021, “Call Your Mother” foi uma comédia acerca de uma mãe que procura habituar-se ao facto de os seus filhos viverem agora a milhares de quilómetros da sua casa.

A série exibiu um total de 13 episódios entre janeiro e maio de 2021 e, por ser um dos originais menos vistos da americana ABC, não regressará.

“Call your Mother” teve uma vida curta que, por agora, ainda não incluiu uma estreia em solo português.




CLAWS (TNT)

melhores séries

 

“Claws” foi uma irreverente comédia negra dramática emitida nos Estados Unidos da América pelo canal TNT. Esta é a história de cinco especialistas de manicure que trabalham num salão em Manatee County, Flórida, e que acidentalmente, entram no mundo do crime organizado ao começarem a lavar dinheiro.

A série foi cancelada depois de 4 temporadas emitidas. A comédia dramática do TNT não chegou a exibir em território nacional.




COUNTRY CONFORT (NETFLIX) 

guia das séries canceladas em 2021 contry confort netflix
©Netflix

 

“Country Confort” recebeu ordem de cancelamento pela Netflix depois de apenas uma temporada estreada. Os 10 capítulos da série foram para o ar em março de 2021 e no início de julho chegou a notícia de que não existiria segundo ano. “Country Confort” é um original Netflix, numa série de comédia musical que segue a vida de uma cantora country, Bailey (Katharine McPhee de “American Idol”).

Num momento em que a sua carreira se encontra estagnada, esta jovem encontra uma nova vida no conforto da maneira de ser sulista, ao começar a trabalhar para um elegante viúvo cowboy, como ama dos seus 5 filhos. 

Apesar de a série ter vencido um Primetime Emmy na categoria de Melhor Fotografia numa Série Multi-Câmara (formato tradicional das sit-coms), não conseguiu ainda assim fugir à ordem de não renovação.

Em Portugal, os episódios de “Country Confort” estão disponíveis na Netflix. 




COWBOY BEBOP (NETFLIX) 

Bebop
Daniella Pineda em “Cowboy Bebop” ©GEOFFREY SHORT/Netflix

 

Uma temporada depois, a Netflix cancelou a sua nova série “Cowboy Bebop”, a versão live-action de um clássico anime. Sendo baseada numa série com uma grande base de seguidores, “Cowboy Bebop” tinha tido para resultar. Cancelada apenas algumas semanas depois da sua estreia em novembro passado, parece que o conteúdo situado no ano 2171 recebeu críticas apenas razoáveis, a pender para más, e não conseguiu justificar o seu grande orçamento, nem perto do público nem junto da crítica especializada.

Os 1o  – e agora únicos – episódios lançados a 19 de novembro podem ser vistos na Netflix.




CURSED (NETFLIX) 

cursed netflix
“Cursed” | ©NETFLIX

 

Entre as entradas da Netflix neste guia das séries canceladas em 2021, uma das mais surpreendentes é sem dúvida “Cursed”. A narrativa medieval fantástica protagonizada por Katherine Langford (“13 Reasons Why”) parecia mais do que promissora, o tipo de conteúdo com potencial para se tornar um fenómeno de visualizações.

Inspirada pelo trabalho do célebre Frank Miller (mais conhecido por ter criado os comics de “Sin City – A Cidade do Pecado”), “Cursed” acompanha a jovem rebelde Nimue que, dotada de poderes misteriosos e brandindo uma espada lendária, se junta a Artur numa missão rumo ao salvamento do seu povo. Esta trata-se, portanto, de uma re-imaginação da Lenda do Rei Artur, contada do ponto de vista de uma jovem destinada a tornar-se a Dama do Lago.

Contra todo o seu pedrigree, “Cursed” acabou por não conseguir reunir consenso nem por parte do público, nem por parte da crítica. Não é por isso surpreendente que a série só tenha sobrevivido uma temporada.

Os 10 episódios estreados podem ser vistos na Netflix. 




DAD STOP EMBARRASSING ME! (NETFLIX) 

Não Me Envergonhes, Pai! séries canceladas em 2021/2022
SAEED ADYANI/NETFLIX © 2021

Por vezes, nem uma super-estrela no papel de protagonista chega para salvar uma série. Que o diga Jamie Foxx (“O Solista”) e a sua comédia familiar para a Netflix – “Dad Stop Embarrassing Me!”. Ao fim de contas, uma maré de comédias de situação que estreiam todos os anos, resistir ao machado é uma tarefa hercúlea, até para os criadores e intérpretes mais estabelecidos.

“Não me Envergonhes, Pai!”, em português, está disponível na Netflix Portugal  – os 8 episódios emitidos – e conta a história de um pai solteiro que aprende a lidar com a paternidade quando a sua filha adolescente vai viver com ele. A série inspira-se na relação de Foxx com a sua filha Corinne, que inclusive é produtora executiva desta série multicâmara que reúne Foxx e o diretor de produção Bentley Kyle Evans (“The Jamie Foxx Show”). Na realização conta com Ken Whittingham (que também realizou episódios da conceituada comédia “Black-ish”).




DEAD TO ME (NETFLIX) 

Dead to Me séries canceladas em 2021
© Netflix

No que toca à política de cancelamentos da Netflix, ninguém está seguro. Por isso aqui encontramos, entre o guia das séries canceladas em 2021, a galardoada comédia negra “Dead to Me”, a qual explora a invulgar amizade entre duas mulheres afetadas pelo luto – e mais não podemos dizer sem espalhar spoilers acerca desta série repleta de reviravoltas narrativas dignas de uma telenovela mexicana.

Com a terceira temporada, ainda por exibir e inclusive por filmar, dizemos adeus às prestações magníficas de Linda Cardellini (“Scooby Doo”) e Christina Applegate (“Anchorman”). Perante o diagnóstico recente de Applegate, que revelou sofrer da doença degenerativa Escoliose Múltipla, as filmagens encontram-se suspensas e, por isso, não sabemos quando estará de volta este guilty pleasure. Resta apenas desejar à atriz boa sorte nesta batalha de saúde. 

A criadora deste projeto, Liz Feldman (“2 Broke Girls”), admitiu que este ponto final é orgânico e assinou, inclusive, contrato com a Netflix para assinar novos projetos.




DEAR WHITE PEOPLE (NETFLIX)

Dear White People séries canceladas em 2021
Dear White People | © Netflix

Adeus a “Dear White People” depois de quatro anos a romper com as expetativas dos espectadores. A série estreada em abril de 2017 chega ao fim com a quarta temporada, a qual estreou na Netflix em setembro de 2021.

Esta série revolucionária acompanha os estudantes de cor de uma Universidade de topo que, na prática, revela não ser tão “pós-racial” quanto se pudesse esperar.

Para ver, só na Netflix.




DEBRIS (NBC)

debris tvcine
“Debris” | ©NOS Audiovisuais

 

“Debris” é uma série que se junta à lista de séries canceladas em 2021 depois de apenas uma temporada emitida este ano. Este drama de ficção científica estreou em setembro no TVCine Action e prometeu alterar a nossa perceção do mundo alienígena (mas infelizmente durante pouco tempo).

A história acompanha dois agentes, oriundos de continentes distintos, com metodologias distintas, obrigados a trabalhar juntos para investigar os vestígios deixados por uma nave visitante de outro mundo, a qual apresenta efeitos misteriosos sobre a Humanidade.

Os episódios emitidos continuam em exibição nos Canais TVCine. 




DIARY OF A FUTURE PRESIDENT (DISNEY+) 

Disney+ séries canceladas em 2021
Diary of a Future President | © Disney+ / Christopher Willard

 

“Diary of a Future President”, um original Disney+, recebeu, no final de 2021, ordem de cancelamento por parte do mais recente gigante a operar no mundo do streaming. Esta comédia inspiradora, uma criação da autoria de Ilana Peña (argumentista de “Crazy Ex-Girlfriend”), conta a história de Elena Cañero-Reed, uma adolescente cubana-americana que viria um dia a tornar-se Presidente dos EUA.

No elenco contamos ainda com a produtora executiva Gina Rodriguez (vencedora do Globo de Ouro pela sua prestação na série “Jane the Virgin”), que participa pontualmente na série como a Elena adulta.

Os episódios das primeiras duas temporadas encontram-se disponíveis na Disney Plus portuguesa.




GOLIATH (AMAZON PRIME) 

summer season 2018
“Goliath” |©Amazon Prime Video

Quatro anos depois do início, eis que a Amazon Studios se despede do seu “Goliath”, um popular drama de tribunal.

Depois de mais de dois anos de ausência, o final parecia deveras inevitável. A Pandemia do COVID-19 colocou as filmagens da série em suspensão desde o verão de 2020, e, por isso, os novos e últimos episódios só chegaram no setembro de 2021.

Billy Bob Thornton (“Fargo”) regressou uma vez mais como Billy McBride, um dos papéis da vida deste grande ator.

A série inteira está disponível na Amazon Prime Video portuguesa. 




GRACE AND FRANKIE (NETFLIX) 

netflix
“Grace and Frankie” ©Netflix

Uma verdadeira vitória entre o panorama da Netflix, uma das plataformas mais conhecidas pelos seus infames cancelamentos, há que dar os parabéns a “Grace and Frankie” por chegar à sétima temporada, tornando-se esta a série original Netflix mais longa de sempre, ultrapassando a longevidade de outros fenómenos como “Orange is The New Black”, “House of Cards” ou “BoJack Horseman”.

A comédia genial protagonizada por Jane Fonda e Lilly Tomlin diz adeus em duas partes, com a primeira delas estreada em agosto de 2021. As filmagens da sétima temporada da série acerca do amor e amizade na terceira idade terminaram no passado mês de novembro, tendo a produção atrasado devido à Pandemia. A série terá um total de 16 episódios, com os restantes capítulos desta comovente comédia a chegarem apenas em 2022.

A prova viva de que os seniores também se podem divertir está disponível para ver – e rever – na Netflix portuguesa. 




HIS DARK MATERIALS (HBO/BBC) 

His Dark Materials
Mundos Paralelos | © HBO Portugal

“His Dark Materials” é mais um exemplo, entre as séries canceladas em 2021, de uma aposta vencedora que infelizmente chega agora ao fim.

“Mundos Paralelos” foi uma das séries que lançou a promoção da HBO Portugal. A série fantástica baseada nos livros infanto-juvenis de  Philip Pullman emitirá ainda todos os episódios da terceira temporada em 2022. Para já, é possível ver as primeiras duas seasons, compostas por um total de 15 episódios.

Na realidade, “Mundos Paralelos” chega a um fim orgânico na HBO. Isto porque cada uma das temporadas se baseia, de forma fidedigna, num dos livros da trilogia de Pullman. Por isso, este terceiro ano chegará a uma conclusão orgânica com o terceiro livro. 




INSECURE (HBO) 

Insecure HBO Portugal
Issa Rae | © HBO Portugal

 

Issa Rae é uma força da natureza como a criadora e protagonista da comédia “Insecure”. Quando foi anunciado o fim da sua série em 2021, é apenas expectável que os fãs se tenham manifestado contra o final desta narrativa, um dramedy que segue as melhores amigas Issa (Rae) e Molly (Yvonne Orji) enquanto navegam a vida no final da casa dos 20.

Em declarações à publicação norte-americana Deadline Issa Rae garantiu que a história que queria contar se desenrolava ao longo de cinco temporadas, tornando este mais um final orgânico entre as séries canceladas em 2021. 

A série completa encontra-se disponível na HBO Portugal.




JULIE AND THE PHANTOMS (NETFLIX) 

As séries canceladas em 2021 julie and the phantoms na netflix
©EIKE SCHROTER/NETFLIX

 

Aqui fica mais uma vítima do mal da estreia e cancelamento no espaço de um ano com “Julie and the Phantoms” (estreia nacional de setembro de 2020) neste mapa das séries canceladas em 2021. Esta foi uma narrativa adolescente familiar produzida pela Netflix sobre uma jovem, Julie, que perdeu a sua paixão pela música depois de perder a mãe. Contudo, três fantasmas vão ser capazes de a animar e começar uma banda!

Disponível na versão portuguesa da Netflix.




KEVIN CAN F**K HIMSELF (AMC) 

amc kevin can f k himself
©AMC

Uma produção original da AMC norte-americana, em Portugal “Kevin Can F**k Himself” encontra-se precisamente na versão nacional do canal. 

Esta é a história de uma comédia de situação negra distinta da norma, que elabora uma nova proposta a partir de estereótipos. As comédias contam muitas vezes a história de homens de família desleixados e irresponsáveis, com mulheres que fazem tudo para limpar as suas confusões? Mas quem conta a história da esposa aparentemente perfeita? Neste caso é mesmo “Kevin Can F**k Himself”. 

A série foi renovada para a segunda temporada neste verão e, passado poucos meses, foi confirmado que esta seria a sua última. Por isso, Annie Murphy, atriz revelação de “Schitt’s Creek” e vencedora do Emmy, ainda regressará como Allison McRoberts, uma subversão da esposa da sit-com em 2022.




KILLING EVE (BBC America) 

Killing Eve T3 AMC
Jodie Comer como Villanelle ©AMC Portugal

Neste caso, uma vez mais, não há que culpar os executivos do canal televisivo original pelo final de “Killing Eve”, a série fascinante criada por Phoebe Waller Bridge (“Fleabag”) sobre a relação gato-rato entre uma agente dos serviços secretos e uma assassina em série. De acordo com declarações à imprensa, foram os criativos da série que decidiram que estava na altura de fechar o arco narrativo deste thriller homoerótico delicioso.

A última temporada de “Killing Eve” chega à BBC América a 27 de fevereiro de 2022 e contará com 8 episódios. Em Portugal, terá exibição garantida, uma vez mais, pela HBO Portugal e posteriomente pela AMC.

Por agora, é possível descobrir (ou rever) a terceira temporada na AMC Portugal.




LOVECRAFT COUNTRY (HBO) 

Jonathan Majors
Jonathan Majors, “Lovecraft Country” | © HBO Portugal

 

Uma das apostas aparentemente mais fortes da HBO em 2021 viu luz verde e passado pouco tempo luz vermelha, sendo uma notável presença nesta guia das séries canceladas em 2021.  Na sua primeira e aparentemente única temporada, “Lovecraft Country” acompanha a busca de Atticus Freeman  (Jonathan Majors como um dos intérpretes do ano, inclusive nomeado ao Emmy por este papel) pelo seu pai desaparecido. A sua jornada leva-o numa viagem transcendental pela América de Jim Crow dos anos 50.

Esta é uma narrativa dramática de terror baseia-se no livro do mesmo nome, lançado por Matt Ruff em 2016. Este cancelamento foi uma surpresa e pode justificar-se, em parte, devido aos próprios desenvolvimentos da narrativa ao final dos 10 episódios emitidos, os quais se encontram disponíveis na HBO Portugal.




MACGYVER (CBS)

MacGyver
MacGyver | © FOX

“MacGyver”, um remake popular da série original do mesmo nome, originalmente estreada em 1985, é um dos cancelamentos mais polémicos da CBS em 2021.

Presume-se que a presença deste conteúdo na lista de séries canceladas em 2021 se deva, em grande parte, ao facto do produtor executivo  e criador da série,Peter M. Lenkov, ter sido despedido por alegadamente criar mau ambiente no set e partir, inclusive, para a violência psicológica.

Esta nova versão de “MacGyver” esteve no ar durante 5 temporadas, estando as três primeiras temporadas desta série de acção disponíveis na Amazon Prime Video. A série conta também com exibição nacional no canal FOX. A reimaginação do clássico televisivo exibe na FOX todas as sextas-feiras pelas 21h45. 




MANIFEST (NBC) 

manifest HBO
©HBO Portugal

“Manifest” foi cancelado três temporadas depois do seu arranque (tinha ainda história para três outras temporadas). Este conteúdo conquistou fãs em todo o mundo com a sua misteriosa história acerca de um avião que desaparece sem rasto, apenas para reaparecer ao final de cinco anos. 

Em Portugal, a casa da série – pelo menos por agora – é a  HBO Portugal.

Aqui encontramos um caso muito especial, uma vez que a série, cancelada pela NBC em maio, não obstante a sua popularidade online, foi resgatada pela Netflix para uma quarta e última temporada. Portanto, nem tudo são más notícias, de todo, no enigmático mundo de “Manifest”.




MIXED-ISH (ABC) 

Disney+ STAR
Mixed-Ish | © 2020 American Broadcasting Companies, Inc. All rights reserved.

No ano em que a popular série “Black-Ish” recebeu ordem de cancelamento após 8 temporadas bem-sucedidas, eis que curiosamente “Mixed-Ish”, um spin-off a partir do mesmo conceito, explorando uma família inter-racial. Aliás, o conteúdo passa-se no passado e funciona como uma prequela de “Black-Ish”.

Em Portugal, “Mixed-Ish” integra o catálogo da Disney Plus. As duas temporadas estrearam entre 2020 e 2021, não se esperando uma terceira devido às baixas audiências. O cancelamento foi anunciado, sem justificação, pela ABC em maio deste ano.




MR INBETWEEN (FX) 

mr inbetween séries canceladas em 2021
Photo by Mark Rogers | © Copyright 2018, FX Networks

 

As três temporadas emitidas de “Mr Inbetween“, originalmente exibidas na norte-americana FX, estão disponíveis na HBO Portugal. 

Esta narrativa de humor negro acompanha a vida e dramas familiares de um assassino contratado. A última temporada chegou à HBO Portugal em maio de 2021.

A série gravada na Austrália contou com 9 episódios nesta sua terceira e eventualmente final temporada, não obstante o carinho que tem vindo a receber por parte dos fãs.




MR. INGLESIAS (NETFLIX) 

professor inglesias no guia das séries canceladas em 2021
KEVIN ESTRADA/NETFLIX © 2020

O guia das séries canceladas em 2021 apresenta, como não podia deixar de ser, várias “vítimas” Netflix, não fosse esta uma das plataformas que mais investe em novo conteúdo. A terminar depois de duas seasons estreadas temos “Mr. Inglesias”. 

Esta série juvenil chama-se em Portugal “Professor Inglesias” e acompanha as aventuras de um professor que sonha com conseguir que todos os seus alunos atinjam o seu potencial. O episódio final da série estreou na Netflix em dezembro do ano passado e a ordem de cancelamento chegou este verão.




PANIC (AMAZON)

Guia das Séries Canceladas em 2021
Panic | © Amazon Studios

A Amazon Studios e a sua plataforma Amazon Prime Video são players relativamente recentes neste mercado, mas começam já a acumular cancelamentos. Que o diga “Panic”, uma série que diz adeus apenas depois da emissão de uma temporada.

Esta narrativa de aventura dramática acompanha um grupo de jovens que aceitam competir num conjunto de jogos progressivamente perigosos. Em causa está um prémio monetário capaz de alterar as suas vidas.

Uma história dedicada ao público YA – Jovem Adulto – “Panic” não terá direito a mais temporadas pois não cumpriu as expetativas no que diz respeito à popularidade que se viria a esperar, em particular se comparado com a fama do conteúdo “The Wilds”.

Por cá, está disponível na Prime Video portuguesa.




PERPETUAL GRACE, LTD (EPIX)

epix perpetual grace ltd 2019
Ben Kingsley e Jacki Weaver em “Perpetual Grace , LTD” |©Epix

 

A EPIX, canal premium detido pela MGM, pode não ser um player particularmente poderoso no panorama das séries televisivas, mas sem dúvida que este “Perpetual Grace , LTD” não tem falta de pedigree, contando com Ben Kingsley (” Gandhi”), Jacki Weaver (“Stoker”) e Jimmi Simpson (“Westworld”) nos papéis centrais.

“Perpetual Grace , LTD”, uma comédia dramática criminal, narra a história de James, um jovem que tenta explorar o Pastor Brown, sem saber que ele é muito mais perigoso do que possa parecer à primeira vista…

Por agora, este conteúdo não teve ainda estreia nacional garantida.




POSE (FX) 

hbo portugal pose guia das séries canceladas em 2021
© HBO Portugal

 

“Pose” é uma das narrativas mais aclamadas dos últimos anos, no que a ficção televisiva diz respeito. A série sobre a cena dos “Balls” nova-iorquina – a cena dos Bailes que edificaram as dinâmicas da comunidade LGBTI+ em NY – tem vindo a conquistar prémios nos últimos anos, a encantar o público e a criar estrelas como MJ Rodriguez ou Billy Porter, conseguindo simultaneamente alertar para importantes questões relacionadas com a comunidade transgénero, habitualmente deixadas de lado.

Perante o sucesso deste conteúdo, não é surpreendente saber que a série terminou por ordem dos seus criadores, que consideram que a história que planearam já foi contada e estaria, por isso, na hora de finalizar. E assim foi, por muito que possa custar aos e às fãs.

Em território nacional a série exibe na HBO Portugal.




PRODIGAL SON (FOX) 

prodigal son fox
© 2019 Berlanti Productions in association with Warner Bros.
Television and FOX
Entertainment

 

A FOX apresentou, em 2019, a série “Prodigal Son”, que chega agora a um final antecipado. De acordo com os executivos do canal, foi uma decisão difícil dar por finalizada a série, mas necessário devido aos ratings em queda. Esta série de mistério, composta por um total de 20 episódios, lidou com algumas empolgantes premissas:

Malcolm Bright tem um dom. Sabe como os assassinos pensam e como as suas mentes funcionam. Porquê? Nos anos 90, o pai era um dos piores, um serial killer famoso chamado O Cirurgião. Por isso, faz sentido que Bright seja o melhor psicólogo criminal da zona, já que o homicídio é como que um negócio de família. Usará o seu génio distorcido para ajudar o Departamento de Polícia de Nova Iorque a resolver crimes e parar assassinos, tudo enquanto lida com uma mãe manipuladora, uma irmã tão normal que até irrita, um pai homicida que ainda tenta aproximar-se do seu filho pródigo e as suas neuroses em constante evolução.

Em Portugal, exibe na FOX desde setembro de 2021.




PUNKY BREWSTER (PARAMOUNT+) 

Punky Brewster
© 2020 Peacock TV LLC. All Rights Reserved.

A Paramount+ é uma plataforma de streaming novíssima em folha, mas que não deixa por isso de começar a apresentar já a sua lista de cancelamentos. “Punky Brewster” viu a luz do dia durante uma única temporada,

Remake da popular série que foi para o ar entre 1984 e 1988, este novo conteúdo surge como uma continuação da série dos anos 80 sobre uma jovem órfã chamada Punky. A jovem cresceu e esta nova comédia acompanha a relação com os seus filhos.

Por agora, esta narrativa recente ainda não exibiu em território nacional.




REBEL (ABC) 

guia das séries canceladas em 2021
© Disney+/STAR

 

“Rebel” – uma série inspirada no filme ” Erin Brockovich” e, mais especificamente, na vida da advogada real nos dias que correm –  foi sol de pouca dura, emitindo apenas uma temporada antes de chegar o temível cancelamento.

Uma produção do canal norte-americano ABC, em Portugal “Rebel” integra o catálogo da Disney+ como conteúdo STAR e está disponível desde maio deste ano.

Estreada no início de abril, nos EUA, a ABC ordenou o cancelamento de “Rebel” depois da emissão de cinco episódios devido a baixos rating tanto televisivos como no online.




SHRILL (HULU)

shrill entre as séries canceladas em 2021
Allyson Riggs – © 2018 Hulu

Emitida entre 2019 e 2021, “Shrill”, que contou com três temporadas, é a aposta no campo da ficção protagonizada por um dos maiores vultos atuais entre o elenco do SNL – a comediante Aidy Bryant – que protagoniza a série como Annie ao longo dos seus 22 episódios emitidos.

Apesar do sucesso crítico, tendo sido Bryant nomeada ao Emmy pela sua prestação em 2021, este é também o ano em que “Shrill” se despede. Estimula-se que este final abrupto e algo inesperado esteja relacionado com o caos que a Pandemia de COVID-19 semeou na indústria criativa. Será que “Shrill” poderá voltar um dia com outra emissora? Só o tempo o dirá.

Por agora, esta série inspiradora sobre “body positivity” (construção de visões positivas e auto-estima para pessoas com problemas de peso a mais) não emite ainda em Portugal. Quiçá no dia em que a Hulu chegue finalmente a Portugal…




THE CREW (NETFLIX) 

netflix em fevereiro the crew
Cr. ERIC LIEBOWITZ | NETFLIX © 2020

Kevin James (“Everybody Loves Raymond”, “O Segurança do Shopping”) é uma figura bastante instaurada no mundo da comédia, mas isso não impediu, ainda assim, o cancelamento rápido da sua nova comédia “The Crew”, a história de uma garagem da NASCAR e da nova chefe que promete vir agitar as águas.

A série lançou-se em fevereiro de 2021 com 10 episódios de meia hora, depois de Kevin James fechar acordo com a Netflix para protagonizar e produzir este conteúdo. Contudo, o nome não é tudo e os números mornos ditaram o fim.

Para ver, naturalmente, na Netflix. 




THE CROWN (NETFLIX) 

Olivia Colman
Olivia Colman, “The Crown” | © Ollie Upton/Netflix

Há boas e más notícias para os fãs deste enorme sucesso Netflix, isto porque em 2020 foi anunciado que “The Crown” terminaria com a exibição da sua quinta temporada mas, mais tarde, a sexta e derradeira foi confirmada.

A infame narrativa que acompanha a história da Família Real Britânica foi renovada para uma última temporada, “necessária para fazer jus à história”, isto de acordo com os seus criadores. Contudo, foi confirmado que não chegaremos aos dias atuais da monarquia britânica, como seria esperado por muitos fãs. Tal parece ser uma decisão criativa e não por parte dos executivos da Netflix. Entretanto, Olivia Colman passa o testemunho à nova (e última) intérprete de Elisabete II.




THE IRREGULARS/ O BANDO (NETFLIX) 

O Bando
Matt Squire / © Netflix

O fantástico é um género solicitado e popular, caso estejamos a falar da televisão ou do cinema, mas a verdade é que nem sempre é fácil garantir um sucesso. Ora, envolvendo este género efeitos especiais e um sem fim de elementos de caracterização carotes, é apenas natural que muitos conteúdos falhem e não consigam chegar a ser rentáveis.

Um exemplo entre este guia das séries canceladas em 2021 é “The Irregulars”, drama fantástico criminal situado na Londres vitoriana, acompanha um grupo de jovens problemáticos que investiga crimes sobrenaturais para o Dr. Watson e para o seu misterioso parceiro, Sherlock Holmes.

Com uma produção bastante cara e muito pouca fama, os valores de audiências deste “O Bando” não justificaram a realização de uma segunda temporada. Ainda assim, os 8 capítulos de 55 minutos exibidos estão disponíveis na Netflix portuguesa. 




THE REPUBLIC OF SARAH (THE CW) 

Séries canceladas em 2021 the cw the republic of sarah
© 2021 The CW Network, LLC. All Rights Reserved.

 

Perante a destruição da sua pequena cidade à mercê de uma empresa mineira, Sarah Cooper, uma professora de liceu rebelde, recorre a um estratagema cartográfico e declara a independência desta povoação.

“The Republic of Sarah” exibiu, nos EUA, no canal The CW, que tem, a nível internacional, um acordo com a Netflix, Quiçá a série venha ainda a ter estreia na Netflix nacional. Por agora, é um dos casos de séries canceladas em 2021 sem emissão garantida em Portugal. As baixas audiências são uma vez mais as culpadas pelo adeus abrupto e pela entrada neste guia das séries canceladas em 2021.




SÉRIES CANCELADAS EM 2021 – THE RIGHT STUFF (DISNEY+/ NATIONAL GEOGRAPHIC)

Disney Os Eleitos
Jake McDorman, “The Right Stuff” | © National Geographic/Gene Page

 

Esta é uma colaboração entre a Disney e a National Geographic, ambas pertencentes ao mesmo grupo, numa das poucas séries originais de ficção do canal National Geographic. Em português “Os Eleitos”, esta produção acompanha a vida e o trabalho dos pilotos recrutados como astronautas para uma viagem a Mercúrio. Baseia-se no livro de Tom Wolfe, também ele intitulado “The Right Stuff”.

A série foi cancelada depois de ser avançada a possibilidade da temporada 2, mas segundo consta este conteúdo poderá ainda vir a encontrar uma nova casa junto de uma das plataformas com parceria com a Warner Bros.

Para ver na Disney+ portuguesa, disponível em 4K.




THE TWILIGHT ZONE (CBS/ PARAMOUNT+)

emmys 2019 the twilight zone
Kumail Nanjiani em “The Twilight Zone” | © CBS

 

“The Twilight Zone” chegou como um remake mais do que antecipado e, por isso, é algo surpreendente afirmar que, depois de duas temporadas, a série vai mesmo dizer adeus. Contudo, as série foi mesmo cancelada no início de 2021,

A plataforma CBS All Acess reconfigurou para Paramount+, com novo nome e novas confirmações de séries e a nova versão atualizada de “The Twilight Zone”, criada por Jordan Peele e Simon Kinberg, não sobreviveu à atualização. 

Em Portugal, esta nova versão teve exibição garantida no Syfy Portugal. 




THE WALKING DEAD (AMC/FOX) 

the walking dead t11 1
© 2021 AMC Film Holdings LLC. All Rights Reserved.

Onze temporadas depois, o final do em tempos gigante fenómeno “The Walking Dead” era mais do que evidente, depois de vários dos seus protagonistas terem, inclusive, abandonado já a série mais famosa sobre um mundo apocalíptico dominado por zombies.

Foi no outono que a AMC anunciou que este grande sucesso de audiências chegaria ao final em 2022, fechando em chave de ouro com uma temporada de 24 episódios, emitida entre 2021 e 2022. Entretanto, as sequelas e spin offs da série original continuam a surgir em toda a força, por exemplo, “Fear the Walking Dead” exibe atualmente a T7 na AMC Portugal. Já o mais recente produto deste universo é “Tales of the Walking Dead”. 

Os episódios finais de “The Walking Dead” emitem na FOX portuguesa a partir de fevereiro de 2022. Será que vamos finalmente resolver, de uma vez por outras, a invasão de walkers?




THE WALKING DEAD: WORLD BEYOND (AMC) 

the walking dead amc world beyond
©AMC

E se os remakes e spin-offs de “The Walking Dead” se continuam a reproduzir e a aumentar sem fim em vista, há também baixas no universo TWD. Assinala-se assim o fim de “The Walking Dead: World Beyond” ao final de apenas duas temporadas. 

“World Beyond” passa-se no Estado norte-americano do Nebraska, 10 anos depois do início do apocalipse zombie, e tem como protagonistas um grupo de adolescentes que cresceram nesta nova realidade e que sempre estiveram resguardados numa comunidade segura, sem ter de aprender a lidar com os walkers. Tudo muda quando se propõe a atravessar o país para salvar o pai de um deles…

De acordo com o showrunner Matt Negrete , este final foi sempre premeditado. O objetivo seria contar uma história limitada, restrita a 20 episódios e não uma que se prolongasse ad eternum.

O final emitiu na AMC Portugal em dezembro de 2021.




VAN HELSING (SYFY) 

Van Helsing Syfy entre as séries canceladas em 2021
© 2016 HELSING S1 PRODUCTIONS INC.

“Van Helsing”, a história do mais famoso caçador de vampiros, que deverá em breve voltar aos ecrãs de cinema, viveu no Syfy norte-americano entre 2016 e 2021, terminando a sua emissão no verão de 2021.

Desde logo, foi anunciado que a quinta temporada assinalaria a conclusão desta modernização de um clássico. Aqui, “Van Helsing” é pela primeira vez uma personagem feminina, Vanessa Van Helsing (Kelly Overton), uma descendente direta de Abraham Van Helsing, famoso por ter caçado o Conde Drácula.

Em Portugal, a série original SYFY está disponível na Netflix. 




Y: THE LAST MAN (FX/ HULU)

Y: The Last Man
Y: O Último Homem | © FX via STAR/Disney

 

Uma produção FX para a plataforma de streaming norte-americana Hulu – que não existe ainda em Portugal – “Y: O Último Homem” é em Portugal um conteúdo STAR para a Disney+.

A série, agora cancelada após a exibição de apenas uma temporada, baseia-se numa banda-desenhada aclamada da DC, criada por Brian K. Vaughan e Pia Guerra. Esta história situa-se num mundo pós-apocalíptico, no qual todos os seres com cromossoma “y” desapareceram, excepto um único homem cisgénero (nascido com esse género atribuído) e o seu macaco de estimação.

A série segue os sobreviventes e a sua tentativa de reconstruir o mundo e construir uma sociedade melhor. A história épica em que se baseia a série de 10 episódios é composta por mais de 50 novelas gráficas. Por isso, a primeira e única temporada mal cobrem esta história. Será que a narrativa voltará posteriormente ou noutro canal?




SÉRIES CANCELADAS EM 2021 – YOUNGER (TV LAND/ PARAMOUNT+) 

Hilary Duff how I met your father
Hilary Duff, “Younger” | © Darren Star Productions/Jax Media

“Younger” pode constar desta lista de séries canceladas em 2021, mas prepara-se para estrear no AXN White em janeiro de 2022. Por isso nem tudo são más notícias!

Atualmente um original da nova plataforma norte-americana Paramount+, para a co-protagonista Hilary Duff (“Lizzie McGuire”) estava mesmo na hora de dizer adeus, à medida que a sua série “How I Met Your Father” está prestes a estrear. Duff, uma grande estrela no início dos anos 2000, faz agora um comeback com esta nova versão da sitcom “How I Met Your Mother”, desta vez narrada do ponto de vista de uma mãe e não de um pai.

Quanto a “Younger”, cancelada após 7 temporadas e prestes a entrar no mercado português, conta a história de uma mãe solteira de 40 anos que vive a sua vida como uma jovem de 26 anos de idade, apesar de ser na realidade mais velha e ter sido tomada por alguém mais jovem por engano.




ZOEY’S EXTRAORDINARY PLAYLIST (NBC) 

HBO Portugal
Zoey’s Extraordinary Playlist | © HBO Portugal

 

“Zoey’s Extraordinary Playlist” foi surpreendentemente uma das séries canceladas em 2021, depois de emitidas duas temporadas. A série musical repleta de coração foi abandonada pelo canal NBC, não devido a maus ratings, mas devido a negociações falhadas no que diz respeito à passagem para o novo serviço de streaming “Peacock”.

Depois do devastador cancelamento, a série teve direito a despedir-se através de um filme musical a exibir no norte-americano Roku Channel, e só o tempo nos dirá se mais capítulos poderão surgir no futuro.

Em Portugal a série está disponível para streaming na HBO Portugal. 

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Maggie Silva has 499 posts and counting. See all posts by Maggie Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.