TOP MHD | Os melhores filmes de 2020
2020 foi um annus horribilis sem precedentes, mas o cinema foi uma das poucas fontes de alívio durante esses malditos meses. Chegado o fim, a MHD, decide constatar quais foram os melhores filmes do ano que passou, desde intrigas da Velha Hollywood até romances setecentistas.
Este ano que passou foi um ano para esquecer. Tanto horror aconteceu, desde a pandemia a violência racista, que não censuraríamos ninguém que quisesse apagar 2020 dos livros de História na sua mente. Apesar disso, nem tudo foi mau. O cinema, por exemplo, foi bastante bom e trouxe-nos várias maravilhas que ajudaram a tornar o confinamento um pouco mais tolerável. Ao contrário do que muitos dizem, em 2020, o cinema manteve os seus níveis de excelência e, em alguns casos, até rebentou com a escala.
A maior mudança paradigmática do ano foi certamente a razia de megaproduções dos grandes estúdios, blockbusters cheios de efeitos especiais, gigantescos orçamentos e receitas de bilheteira a condizer. “Os Novos Mutantes”, “Tenet” a “Mulher-Maravilha 1984” lá tentaram, mas os lucros das salas têm estado em baixo. Esperamos que isso não signifique o fim da sala de cinema como a conhecemos, é claro. Por muito que gostemos dos streamers, nada substitui o êxtase de ver um filme no grande ecrã, qual janela para outro mundo que se abre na escuridão.
Esperemos que, com o advento de vacina, possamos todos voltar em segurança às salas de cinema. Até lá, continuamos a celebrar o cinema dentro e fora de casa, com máscara ou no televisor. Mesmo reduzido ao monitor de um portátil, o cinema vai sobreviver. Já sobreviveu ao advento da longa, do som, da cor, da televisão, do 3D e tanto mais, que não vai ser o COVID-19 a deitar abaixo a sétima arte. O cinema mantém-se forte e nós cá estamos para o celebrar.
Foi num processo com duas rondas de votos que apurámos o nosso top 10 MHD do ano que passou. Em termos de critérios de elegibilidade decidimos contar com todo o filme, longa-metragem ou curta, que tenha sido distribuída em Portugal, quer seja em sala, num serviço de streaming ou Video on Demand. Para começar, vamos ter menções honrosas e depois é fazer contagem decrescente até chegarmos àquele que a redação do site julgou o melhor filme de 2020.
Sem mais demoras, aqui fica o nosso Top MHD oficial. Usa as setas para navegares o artigo e não te esqueças de deixar comentário caso tenhas algo a acrescentar.
Pingback:Vencedores do Critics Choice 2021 – Poltrona de Cinema