foto de José Vieira Mendes

76º Festival de Cannes | Ruben Östlund como presidente do júri

O realizador sueco Ruben Östlund, duas vezes Palma de Ouro, presidirá ao Júri Internacional do 76º Festival de Cinema de Cannes, que se realizará de 16 a 27 do próximo mês de maio.

O premiado realizador Ruben Östlund, (O Triângulo da Tristeza), que já ganhou duas vezes a Palma de Ouro e foi várias vezes selecionado ora para Competição, ora para a secção Un Certain Regard, — 50 anos também, depois da sua compatriota Ingrid Bergman, ter assumido a mesma função — outro sueco, vai ser o presidente do júri da Selecção Oficial da 76ª edição do Festival de Cinema de Cannes, que se realizará em Maio próximo. ‘Estou feliz, orgulhoso e honrado por ter sido escolhido para presidir este ano o júri do Festival de Cinema de Cannes. Nenhum outro lugar do mundo desperta tanta vontade de ver cinema, como quando se abre o pano para um filme em Competição. Que sorte estar lá com esses grandes conhecedores que são os frequentadores do festival de Cannes. Acredito sinceramente que a cultura do cinema está a passar por um período crucial. O cinema é único. Assistir juntos a um filme exige muito mais do que aquilo que é mostrado, pois intensifica a nossa experiência de partilha. Leva-nos de volta a algo muito mais forte, do que a dopamina segredada, de quando vemos cinema, em ecrãs individuais’, disse Ruben Östlund o futuro presidente do júri internacional do Festival de Cannes 2023, hoje quando do anúncio da sua nomeação.

O Festival de Cinema de Cannes também saudou o facto de Ruben Östlund ter aceite o convite para a Presidência do Júri, justificando-o como facto do realizador representar, ‘um cinema sem concessões nem pretensões, que convida incessantemente o espectador a questionar-se e que coloca a arte a reinventar-se continuamente’. Depois de Francis Ford Coppola e de Emir Kusturica, o sueco é terceiro cineasta duplamente premiado com a Palma de Ouro [O Quadrado, (2017) e Triângulo da Tristeza (2022)], a tornar-se Presidente do Júri, e o primeiro a assumir essa função logo no ano seguinte à sua coroação no palmarés do Festival de Cannes.

JVM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *