Il Cratere

ArteKino Festival | Catálogo das obras disponíveis (gratuitamente) em Portugal

[tps_header]

O ArteKino Festival já começou e até dia 31 de dezembro podes ver dez filmes que demonstram o que de melhor se faz no cinema independente.

[/tps_header]

Com um total de 5.000 visualizações limite por filme, os dez filmes do Artekino Festival podem ser vistos por qualquer pessoal no conforto da sua casa, e gratuitamente. O evento é uma parceria entre o Festival Scope e o ARTE, e conta ainda com um Prémio do Público que visa premiar um realizador com investimento para o seu próximo projeto. Mas para poderes votar no teu favorito tens de conhecer as obras e, por isso, deixamos-te com o catálogo completo de todos os títulos disponíveis para Portugal (com legendas em português).

Lê Também:   ArteKino Festival | Cinema europeu à distância de um clique

24 WEEKS

24 Weeks

Escrito e realizado por Anne Zohra Berrached, “24 Weeks” conta a história de uma artista de cabaret chamada Astrid (Julia Jentsch). Durante o seu sexto mês de gravidez, ela descobre que a criança irá nascer com uma deficiência grave e, juntamente com o marido Marcus (Bjarne Maedel), tem de tomar uma decisão importante. Forte e determinada, Astrid vê-se agora perdida e com a certeza de que como a mãe a difícil decisão cabe-lhe a ela. O que fará? Quem tem o direito de decidir a vida ou morte de uma criança?




FLESH MEMORY

Flesh Memory

Finley Blake é uma cam girl: ganha dinheiro na Internet exibindo-se sexualmente em frente a uma webcam. Tem 33 anos, vive sozinha numa casa isolada em Austin, Texas, e está a tentar ganhar custódia conjunta do seu filho – que lhe foi retirado devido à sua ocupação profissional. O documentário “Flesh Memory” acompanha Finley durante alguns dias na sua vida simultaneamente solitária e concorrida, que é maioritariamente direcionada para ecrãs, o seu interface privilegiado com o mundo exterior.




FOR SOME INEXPLICABLE REASON

For Some Inexplicable Reason

For Some Inexplicable Reason” de Gábor Reisz segue Áron, um jovem que vive a sua vida como um esquisitóide de 29 anos com muitos complexos contemporâneos, uma licenciatura acabada de tirar e um rompimento de namoro atual. Os seus pais têm de ampará-lo financeiramente enquanto procura por emprego, e sempre que começa a atormentar-se pelo amor perdido para sempre, é sempre interrompido por alguma coisa; parece que nem é a personagem principal da sua vida.




CRATER

Il Cratere

Rosario trabalha como vendedora de rua nas feiras populares nos subúrbios de Nápoles. O seu sonho de fugir à pobreza agarra-se ao talento musical da filha, Sharon. Fascinado pelas imagens de vídeo da sua filha adolescente, transforma-se num empresário para fazer da sua filha uma estrela da música folk italiana. Encaixado entre documentário e narrativa realista, “Crater” de Silvia Luzi e Luca Bellino retrata as ambições de um pai contra a liberdade da sua filha.




L’ANIMALE

L’Animale

Mati e o seu gangue de rapazes é o pesadelo da aldeia e das raparigas locais. Mas quando Sebastian, o líder, se apaixona por Mati e ela se torna amiga de Carla, uma das vítimas do grupo, Mati corre o risco de perder o seu lugar. Em simultâneo, um segredo muito bem guardado coloca-se entre os pais de Mati e os dois terão de decidir o que é mais importante: o que é mais importante, parecer ou ser? “L’Animale” é realizado por Katharina Mückstein.




FLEMISH HEAVEN

Flemish Heaven

Flemish Heaven” de Peter Monsaert é um olhar sobre as vidas de três gerações de mulheres. Monique e a sua filha Sylvie gerem um bordel na fronteira entre a Flandres Ocidental e a França. Eline, a filha de seis anos de Sylvie, é fascinada pelo misterioso local de trabalho da mãe e avó, mas não tem autorização para entrar. Um acontecimento dramático transforma as suas vidas por completo e os laços de família são postos em cheque.




MUG

mug

Malgorzata Szumowska traz-nos “Mug” e o jovem Jacek que ama heavy metal, a namorada e o cão. A sua família, a pequena terra natal, os seus vizinhos veem-no como uma divertida aberração. Jacek trabalha no local de construção do que é suposto ser a mais alta estátua de Jesus no mundo. Quando um acidente grave o desfigura completamente, a atenção vira-se para ele, já que será a primeira pessoa a receber um transplante facial no país.




PIN CUSHION

Pin Cushion

As super chegadas mãe e filha, Lyn e Iona, estão entusiasmadas com a sua nova vida numa nova cidade. Determinada a sair bem-sucedida depois de um mau começo, Iona torna-se ‘melhor amiga’ de Keely, Stacey e Chelsea. Habituada a ser a melhor amiga de Iona, Lyn sente-se posta de parte. Por isso, Lyn torna-se amiga de Belinda, sua vizinha. Por mais que Lyn e Iona finjam uma com a outra que está tudo bem, nada está a correr nada bem para ambas. Iona tem problemas com as raparigas, que agem mais como inimigas do que amigas, e Belinda não devolve o escadote a Lyn. Mãe e filha refugiam-se em fantasia e mentiras em “Pin Cushion” de Deborah Haywood.




PITY

pity

Pity” de Babis Makritis é a história de um homem que só se sente feliz quando está infeliz, um homem viciado em tristeza, que tem tanta necessidade que sintam pena dele que está disposto a fazer tudo o que a suscite nos outros. Esta é a vida de um homem num mundo que não é suficientemente cruel para ele.




THOSE WHO ARE FINE

Those Who Are Fine

Alice trabalha num call center nos arredores de Zurique a vender subscrições à Internet e seguros a estranhos do outro lado da linha. Depois do trabalho, atravessa a cidade, que parece funcionar sem grandes percalços. Inspirada pelo trabalho, liga a avós solitárias e finge ser a neta com uma necessidade urgente de dinheiro. À medida que vai rapidamente fazendo uma fortuna, “Those Who Are Fine” de Cyril Schäublin retrata e explora os vários lugares e pessoas da cidade de Zurique, todas estranhamente ligadas aos atos de Alice.

Estes são os filmes que já podes ver no ArteKino Festival até dia 31 de dezembro! Curioso sobre algum dos títulos?

[tps_footer]

Lê Também:   ArteKino Festival | Olivier Père em entrevista exclusiva à MHD

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *