© Playstation

As melhores consolas da história dos videojogos

A indústria dos videojogos nem sempre foi como conhecemos hoje, onde existem consolas capazes de suportar jogos que replicam (quase) na perfeição a realidade. Além que, tornou-se numa indústria que gera milhares de milhões, com uma oferta igualmente grande. Nos primórdios, existiam poucos jogos, e os sítios onde podíamos-os jogar eram ainda mais raros. No entanto, com evolução tecnológica, a área dos videojogos foi fortemente influenciada, com novas consolas e novos jogos, cada vez melhor e maior que os anteriores.

Desde da ZX Spectrum até à PlayStation 5, passaram-se mais de 40 anos, um espaço temporal que gerou imensas consolas e franquias de sucesso. Por exemplo, da Sega temos o ouriço azul, “Sonic”, e da Nintendo, temos o canalizador mais famoso de sempre, com “Super Mario”. Apesar de existir cada vez consolas mais avançadas, as consolas agora denominadas como retro gaming começam a ganhar cada vez mais fãs, pela influência que tiveram na história e pela viagem nostálgica que vao embarcar. Acompanha-nos nesta viagem pelas melhores consolas da história!

Lê Também:   LEGO | Razões para começares a tua coleção

Atari 2600

Atari 50
Max Mustermann, via Wikimedia Commons

Um ícone pixilizado. Foi lançada no longínquo ano de 1977, e esteve a ser comercializada até 1992. Em quase 20 anos, esta consola foi a primeira consola de muitas gerações, que recordam com carinho jogos como “Asteroids” e “Pac-man”. O joystick da consola permitia uma versatilidade incrível para a época.




ZX Spectrum

ZX Spectrum
Bill Bertram, via Wikimedia Commons

Mais de que uma consola, a ZX Spectrum foi um marco importante na história, visto também como um dos microcomputadores mais importantes de sempre, sobretudo para a sua época. Na época, o bitmap (imagens que contém a descrição de cada pixel) não ocupava mais de 6kbytes, algo que hoje em dia parece insignificante, na altura era o melhor que havia. 




Commodore 64

As melhores consolas
Evan-Amos, via Wikimedia Commons

Lançado em 1982, Commodore 64 foi um computador doméstico que fez as delícias dos jogadores da época. Com 64 kbytes de RAM (atualmente podem ascender os 16 gigas), o computador chegou à lista do Guiness, como o computador mais vendido de sempre, com mais de 17 milhões de unidades vendidas.




Sega Megadrive 

As melhores consolas
Evan-Amos, via Wikimedia Commons

A era dos cartuchos é dos melhores tempos da história dos videojogos. Para muitos, além de jogarem, deveram lembrar-se do processo clássico antes de introduzir o cartucho na consola, ou caso este não tivesse funcionar corretamente. Virava-se para a abertura e assoprava-se. Com a Sega a precisar de criar um produto diferente, e preferencialmente de sucesso, “Sonic The Hedgehog” foi um sucesso instantâneo, impulsionando a venda da consola. Além disso, com vários relançamentos das arcadas, e com possibilidade de jogar com outra pessoa na mesma consola, e com um comando ergonómico para a época, a consola foi bastante popular entre o público mais jovem na altura.




Sega Master System

As melhores consolas
Evan-Amos, via Wikimedia Commons

Pelo formado da consola, e sobretudo dos próprios comandos, com um aspeto retangular, a Sega Master System era a concorrente direta da NES. Para da consola da Nintendo ter conseguido levar a melhor sobre a Sega, a Master System possuía um processador de 16 kbytes, mais do dobro, por exemplo, da Commodore 64. Isto em menos de 10 anos.




Sega Dreamcast

Dreamcast
© SEGA

O fim de uma geração, a última consola da Sega, que passou a focar-se somente nos jogos. Ainda assim, a Sega Dreamcast era avançada para o tempo que saiu, sobretudo por causa do sistema VMU (Visual Memory Unit), que colocava-se no comando e continha os dados dos nossos jogos. Além disso, tinha um pequeno ecrã que mudava de imagem conforme o jogo.




Gameboy Advance 

As melhores consolas
Evan-Amos, via Wikimedia Commons

Uma das melhores consolas portáteis da história, que ainda nos dias de hoje continua a ser relevante. Com um design arrojado e um mecanismo idêntico aos seus antecessores, o Gameboy Advance marcou a geração das pessoas que nasceram no final da década de 90. Quem é que se lembra dos jogos da franquia “Pokémon” com os cartuchos de cores florescentes?




Nintendo GameCube

As melhores consolas
Evan-Amos, via Wikimedia Commons

A Nintendo, é sem dúvida alguma, uma das melhores fabricantes de consolas de sempre, e até certo ponto, a melhor. Sempre com designs arrojados, as suas consolas era facilmente identificáveis e desejadas por milhões. Como o nome indica, a Nintendo GameCube era um pequeno cubo, com uma pequena pega para ser facilmente transportada. Apesar de não ser essa a sua finalidade, ajudava o transporte da consola para as férias de verão.




Nintendo Entertainment System

As melhores consolas
Evan-Amos, via Wikimedia Commons

Tão icónica que a LEGO criou um set inspirado nesta consola. De todas as consolas presentes nesta lista, sobretudo as que foram lançadas na década de 80, a NES definiu uma geração e várias gerações de jogadores. Os seus jogos em 2D fizeram a alegria de várias pessoas, e hoje em dia, a sua procura é cada vez maior entre os colecionadores.




Super Nintendo Entertainment System

As melhores consolas
Evan-Amos, via Wikimedia Commons

A sucessora da NES tinha grandes expectativas, mas como a marca nipónica têm nos habituado, a SNES foi um sucesso instantâneo. Com gráficos mais complexos, os jogadores tiveram uma experiência além do seu tempo. Também dentro desta consola, as adaptações, conhecidas como Famicoms, tornaram a consola ainda mais conhecida.




Nintendo 64

As melhores consolas
Evan-Amos, via Wikimedia Commons

Não foi lançada em 64, mas mesmo na época em que chegou cumpriu todas as expectativas. Com a possibilidade de jogar em 3D, com jogos que apesar do seu simplismo, tornaram-se pioneiros no que toda aos gráficos, como é o caso de “Waves Racer”. Além disso, a consola estava disponível em várias cores, e com algumas edições especiais que hoje em dia custam mais que certas consolas atuais.




Nintendo DS

As melhores consolas
© Nintendo

Depois do Gameboy, a Nintendo DS foi a consola que mostrou a potencialidade das consolas portáteis. Com a possibilidade de jogar os cartuchos do Gameboy e Gameboy Advance, abriu esta plataforma a mais jogadores. Além disso, o ecrã tátil era uma novidade que entusiasmou imensos jogadores, e que veio para ficar. O sucesso foi tanto que existiram várias versões, como a 2D e a 3D.




NeoGeo

As melhores consolas
Evan-Amos, via Wikimedia Commons

Baseado numa arcada com o mesmo nome, podíamos ter o melhor de um salão de jogos no conforto do nosso quarto. Hoje em dia podemos ter qualquer jogo no nosso bolso, mas na época, ter a possibilidade de jogar os nossos títulos favoritos em casa e com os amigos, era uma experiência especial. O seu elevado preço para a época fizeram com que a consola não tivesse ganho o devido reconhecimento.




Gameboy 

Gameboy
O Gameboy © Pete Hayns via Canal História

A segunda consola portátil da Nintendo tornou-se no acessório de moda obrigatório na década de 80/90, juntamente com o Sony Walkman. O seu tamanho compacto cabia no bolso de qualquer calça.




PlayStation 1

Sony

A primeira consola da Sony catapultou a marca para o topo, com jogos em 3D, um preço acessível, e vários títulos que ainda hoje perduram as suas respetivas sagas. Além disso, ainda permanece no top 10 da lista das consolas mais vendidas de sempre, com 102 milhões de unidades vendidas.




Xbox

As melhores consolas
Evan-Amos, via Wikimedia Commons

A eterna rival da PlayStation surgiu na mesma época que a consola da Sony. A primeira entrada da Microsoft ficou muito aquém da rival, com apenas 24 milhões de unidades vendidas. Ainda assim, o seu aspeto futurista, assim com os seus gráficos, valeram para o seu sucesso. 




PlayStation 2

As melhores consolas
© Sony

Bateu, e por grande margem, a sua antecessora, por quase 50 milhões, chegando as 155 milhões de unidades vendidas. Foi também na PlayStation 2 que encontramos algumas das franquias mais conhecidas de sempre, como é o caso de “Ratchet & Clank”, “Sly Cooper”, “Jak & Daxter”, “Silent Hill”, entre muitas outras. Apesar de ainda não ter entrada no estatuto de retro, é uma consola desejada por muitos, pelas viagens nostálgicas que irão levar.




Xbox 360 

Microsoft

A Xbox 360 demostrou que a Microsoft também sabia fazer consolas com qualidade, prova disso é os seus gráficos, e até o comando hergonámico. O único aspeto negativo da consola é os acessórios extra, que para conseguirmos aceder à internet, tinha-se de comprar uma pequena antena.




Sega GameGear

Game Gear Micro Preto
©SEGA

Além da icónica MegaDrive, a Sega trouxe-nos umas das primeiras consolas portáteis de sempre, com vários jogos disponiveis.




Nintendo Wii

As melhores consolas
© Nintendo

A PlayStation tinha o Eyetoy, mas a Nintendo tinha uma consola especial para jogar os nossos títulos favoritos com os nossos movimentos, a Nintendo Wii (a avó da Nintendo Switch). Apesar de existir a possibilidade de jogar com um comando convencional, foi com os outros comandos que o melhor do desporto chegou a consola, com o “Wii Sports”. Também havia a versão mini.




PlayStation 4

As melhores consolas
© Sony

Apesar de não ser a consola mais recente da Sony, ainda cumpre com as nossas expectativas, sobretudo se for a versão Pro. Com 117 milhões de unidades vendidas, a PlayStation 4 tanto serve para jogar como assistir às novas séries favoritas nas plataformas de streaming. A metade do preço da PlayStation 5, é uma escolha muito apetecível, dado que também consegue passar os jogos a 4K.




PlayStation 5

PlayStation 5 Sony
©Sony Interactive Entertainment

A consola de última geração da Sony gerou imensa procura, chegando a estar esgotada em diversos países, incluindo Portugal. O seu lançamento cruzou-se com a pandemia, e com a falta de matéria prima para a construção da consola. Agora, mais de dois anos depois da sua chegada, já é possível encontrar-la nas prateleiras. Além disso o comando DualSense conseguiu superar todas as expectativas, com os seus gatilhos reguláveis.




Xbox One

Xbox One X Game Critics Awards
© Microsoft

A competição da PlayStation 4, apesar de ter um hardware que cumpria as suas funções, não chegou ao mesmo nível da consola da Sony, sobretudo da Pro. Ainda assim é uma consola interessante, que fica aquém devido à falta de jogos exclusivos.




PlayStation Portable

As melhores consolas
Evan-Amos, via Wikimedia Commons

A primeira consola da PlayStation deixou saudades, com o invulgar disco UMD e uma enorme potencialidade na palma das nossas mãos, a também denominada PSP alegrou as viagens mais entediantes. O seu sucesso valeu vários edições diferentes.




Nintendo Wii U

As melhores consolas
© Nintendo

A antecessora da Nintendo Switch não teve o êxito esperado, apesar de ter uma boa permissa, jogar em e fora de casa sem ter de levar todo o equipamento atrás. Ainda assim, o seu design e o grande objeto portátil não tornaram a consola apetecível aos jogadores, até que pouco tempo depois chegava a Switch.




Xbox Series X/S

Xbox Discord
© Xbox

A consola de última geração da Microsoft veio em dois modelos, a pensar em todos os jogadores. Apesar de não terem a mesma potencialidade, traz o melhor do mundo dos jogos a todos. Em grande parte da lista, isto não se teve em conta nas outras consolas.




Nintendo Switch

nintendo switch
© Nintendo

Provavelmente, é a consola mais bem concebida desta lista, e talvez de sempre. Em casa, temos uma consola capaz de passar os jogos mais recentes, com a qualidade que estamos habituados. Fora de casa, a qualidade mantém-se num ecrã com proporções ideais e com um peso reduzido. A melhor parte é que os comandos separam-se da consola, permitindo dois jogadores partilharem a mesma.




Steam Deck

As melhores consolas
© Valve Corporation

Um PC ainda mais portátil. Desenvolvido pela Valve, a Steam Deck trouxe a possibilidade de jogarmos os nossos jogos favoritos em qualquer lado. A ideia era boa, mas a concretização não foi a melhor, ainda assim há tempo para melhorar.




PlayStation Vita

PlayStation Vita
© Media Molecule

A última consola portátil da Sony não teve vida fácil, nem o reconhecimento que merecia. Com um ecrã tatil dianteiro e traseiro, com a possibilidade de reproduzir a PlayStation 4 em qualquer parte da nossa casa, a PlayStation Vita tinha tudo para ser a melhor consola portátil. No entanto, a falta de jogos por parte das produtoras não atraíram os jogadores.




N-Gage

As melhores consolas
Evan-Amos, via Wikimedia Commons

Um telemóvel ou uma consola? Ambos. A N-Gage da Nokia era demasiado avançado para o seu tempo, e talvez com demasiadas funcionalidades, com entrada USB, Bluetooth, conexão à Internet, com a possibilidade de efetuar e receber chamadas, e tudo que seria de esperar de um telemóvel, juntando ao facto que podíamos jogar algo mais complexo que os jogos mobile da época. O mundo não estava pronto para a consola, que não teve o sucesso esperado, no entanto, hoje em dia, é altamente procurada, e os jogos podem chegar às centenas de euros.

Lê Também:   LEGO | Os maiores sets da atualidade

Quantas consolas tens na tua coleção? Para ti, qual é a melhor consola de todos os tempos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *