O ator italiano Stefano Accorsi em "Capitães de Abril" (2000), de Maria de Medeiros © Alia Film

Cinemateca Portuguesa vai exibir filmes inéditos sobre a Queda da Ditadura

Quando falta menos de um mês para celebrar os 50 anos de Liberdade, a Cinemateca Portuguesa vai exibir filmes nunca antes vistos sobre o dia 25 de Abril de 1974. 

25 de Abril de 1974, Portugal entrava numa nova página da sua história, uma página mais solta, mais livre, era o fim da Ditadura que começou em 1933. Durante quase 40 anos Portugal viveu sobre um regime opressivo, onde as famílias lutavam para sobreviver e a cultura era escassa.

Lê Também:   Grandes Filmes na TV (Semana de 25 a 31 de Março)

A música teve um papel fundamental para a Revolução dos Cravos – às 22h55 do dia 24 de Abril de 1974, “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, foi a primeira senha para o início das movimentações do Movimento das Forças Armadas, dando assim início ao Golpe de Estado que iria derrubar a Ditadura de António Oliveira Salazar. 50 anos depois é história, e Portugal vive num país livre, seguro e rico em cultura.

Lê Também:   Celebra a Páscoa com estes belos sets LEGO para construir em família

Com este último ponto em mente, a Cinemateca Portuguesa não vai deixar passar a data em branco. Através de uma campanha que se iniciou em Novembro do ano passado, a Cinemateca Portuguesa vai abrir as portas às caras desconhecidas da liberdade




50 ANOS DE LIBERDADE

25 de abril cinemateca portuguesa liberdade filmes ditadura liberdade
O ator italiano Stefano Accorsi em “Capitães de Abril” (2000), de Maria de Medeiros © Alia Film

No final do ano passado foi criada a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, e pedia aos cidadãos que enviassem filmes amadores sobre esse mesmo dia. Assim no dia 25 de Abril de 2024 a Cinemateca Portuguesa vai exibir vários pequenos filmes amadores, tratados, sobre o dia que mudou a história recente de Portugal.

Lê Também:   Primeiras imagens de Timothée Chalamet neste muito aguardado biopic

Em comunicado, a Cinemateca Portuguesa reforça que o projeto ainda está a decorrer – “um projeto de prospeção, digitalização e de exibição de obras com um valor incalculável para a nossa memória coletiva, que não acaba aqui, mas continuará nos próximos meses”. No dia a seguir, no dia 26 de Abril, a Cinemateca vai mostrar uma hora de filmagens sem edição ou montagem de cineastas que viriam a formar a primeira turma de uma escola que daria origem à Escola Superior de Teatro e Cinema.




OS PRIMEIROS GRANDES CINEASTAS DE UM PORTUGAL LIVRE

Lê Também:   Estes são os 5 filmes favoritos de Samuel L. Jackson

Entre os jovens cineastas das filmagens encontramos João Botelho, Monique Rutler, Jorge Alves da Silva, Paola Porru, Jorge Loureiro, entre outros. A programação de Abril da Cinemateca Portuguesa tem um foco especial na temática do 25 de Abril. Toda a programação pode ser consultada aqui.

TRAILER | CINEMATECA PORTUGUESA TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM ABRIL PARA ASSINALAR OS 50 ANOS DE 25 DE ABRIL DE 1974

Tiveste presente nesse dia? Quais são as histórias que te contam desse dia? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *