© ViDI Studio via Shutterstock, ID 2207066767

Os melhores livros de janeiro 2024 para leres

Livros deste janeiro a não perder – Depois dos meses antes do Natal em que as editoras tentam lançar vários livros que se transformem em prendas, chegam agora os melhores livros de janeiro, e estas são as nossas sugestões.

Os dados indicam que os portugueses estão a ler mais, uma tendência que apareceu depois do confinamento de Covid. Janeiro é sempre um mês interessante para o mundo literário, principalmente porque as editoras fazem um grande esforço para publicarem livros antes do Natal, altura de boas vendas no setor.

Lê Também:   Gostas de ler? Estes são os 10 melhores livros contemporâneos de Ficção Científica

No entanto, muitas vezes temos excelentes lançamentos em janeiro, como é o caso deste ano em que acabámos com uma lista bastante interessante de leituras que recomendamos nos mais variados estilos literários. Aqui ficam as nossas sugestões para todos aqueles que queiram encher as prateleiras lá de casa com este “Livros deste janeiro a não perder”:

VASCO DA GAMA – A CARREIRA E A LENDA DO MAIOR NAVEGADOR DE SEMPRE

Sendo um dos grandes nomes da nossa História, é sempre agradável ler sobre Vasco da Gama, perceber quem foi este homem, o que o movia e motivava, quais os medos, riscos e problemas que enfrentou numa época onde nada era fácil e o desconhecido era enorme. O autor leva-nos numa narrativa esclarecedora sem cansar, não sendo um livro demasiado pesado e com uma boa capacidade de nos transportar para aquela época ao explicar muito do que era o cenário político, social e religioso. Um livro a não perder por todos os que se interessam pelas nossas figuras históricas e pelo caminho que Portugal traçou e a marca que deixou no Mundo.




A DITADURA ADAPTADA AO SÉCULO XXI

Numa fase em que muito se fala de ditaduras, guerras e extremismos por todo o mundo, este livro é um fantástico abrir de olhos. Numa das melhores leituras dos últimos tempos os autores levam-nos por uma pesquisa detalhada e exposta numa linguagem fácil para percebermos como são moldadas, geridas e mantidas as ditaduras atuais. Capaz de analisar tanto as estratégias atuais como as de antigamente, aprofunda as duas falhas mas também o que as faz manterem-se ativas e inquestionáveis para o seu povo. Num mês de excelentes leituras, este é provavelmente o melhor e mais premiado livro dentro das nossas sugestões nos Livros deste janeiro a não perder.




Lê Também:   Final Fantasy XVI, em análise

UMA FAMÍLIA DESLIGADA

No nosso espaço de sugestões mensais tentaremos olhar também para livros para crianças, e neste caso o nome chamou-nos à atenção por ser um tema tão pertinente na atual sociedade. Em poucas páginas vemos uma importante lição de vida a dar a pais e filhos, sobre a importância da união, compreensão e tempo para os que nos rodeiam. Quer seja para crianças, pais ou avós, façam um favor e olhem para estas páginas. Muito bom!

Lê Também:   Assassinos da Lua das Flores, uma barbárie americana



ARGYLLE

Com o filme a chegar, mergulhámos neste livro cheio de aventura, espiões, tiros, glamour e perseguições. Com uma abordagem diferente por comparação com outros thrillers de espionagem, mas cheio de ação e ritmo alucinante, este é um livro que agradará aos que querem passar as páginas À velocidade da luz, sempre agarrados ao que poderá estar para acontecer. Se o teu estilo de espionagem é mais focado no detalhe e realismo de Le Carré, este pode não ser o livro para ti, mas se procuras algo mais ao estilo de ação e glamour de James Bond, então voa até estas páginas.




CORPOS ESTRANHOS

Este é mais um livro em que o tema continua em cima da mesa. Pandemias, Vacinas, etc… afinal de contas, como tudo isto funciona, quer seja dentro ou fora do nosso corpo? O livro demora um pouco a arrancar, porque tem de dar a base que necessitamos para compreender o que será essencial mais à frente. Depois o livro arranca, aprofunda e, sem ser demasiado exaustivo e complexo, temos aqui uma leitura interessante que consegue ensinar de forma simples enquanto desmistifica várias ideias e nos explica como funciona este mundo da saúde, quer seja no lado empresarial mas também no biológico. Esta é uma das leituras mais interessantes e completas que li sobre este tema nos últimos meses e irá agradar aos leitores que queiram até melhorar o seu sistema imunitário.




A MAIS BREVE HISTÓRIA DE ISRAEL E DA PALESTINA

Numa altura em que este é, provavelmente, o tema mais importante, é essencial percebermos bem qual é realmente a História da Palestina e Israel. Quais os poderes religiosos? Quais as crenças? Quais os interesses políticos, quer militares, quer geográficos sobre aquele território? Quais os possíveis caminhos para os próximos anos e o que devemos aprender com esta História para que os erros não se repitam? Com uma escrita extremamente focada e equilibrada, este é um dos melhores livros que li sobre o tema, sendo essencial para qualquer leitor que queira iniciar-se no tema, mas também para os que já dominam os factos de um dos mais marcantes conflitos do nosso tempo. Leitura obrigatória!




O GRANDE ARMAZÉM DOS SONHOS

Esta leitura foi uma das grandes surpresas de Janeiro. O grande fenómeno coreano chega a Portugal depois de ter vendido milhões de exemplares em todo o mundo. Num livro de leitura que tanto é simples, como complexa e madura, este é um livro emocional, sonhador e intenso, explorando questões morais que atravessamos em diferentes idades, muito graças a um conjunto de personagens que tão cedo não esquecemos, preparem-se para uma leitura que irá puxar pela vossa imaginação e que será diferente, dependendo da fase da vossa vida em que o leiam.

Lê Também:   Filmes sobre o 25 de abril para celebrar a Revolução dos Cravos



O GENERAL QUE COMEÇOU O 25 DE ABRIL DOIS MESES ANTES DOS CAPITÃES

Estamos quase a chegar aos 50 anos de um dos momentos mais da nossa História, e este livro foca-se exatamente num livro lançado dois meses antes e que em alguns aspetos impulsionou o que seria o 25 de abril. Com uma análise cuidada, o autor explora muito do que foi escrito e do impacto que teve este livro lançado numa fase em que as vozes questionavam de forma cada vez mais alta e frequente um regime em queda. Numa abordagem diferente, menos focada no 25 de abril e mais no que o antecedeu, esta é uma leitura para os curiosos sobre o que foi o jogo de bastidores que antecedeu a revolução dos cravos.

Já leste algum destes livros?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *