What If... ? © Marvel Studios 2021

Creative Arts Emmys 2022 | Os primeiros vencedores

Antes da grande noite dos Emmys, a Academia de Televisão já revelou vencedores e a lista inclui Peter Jackson, Chadwick Boseman, Adele e Nathan Lane.

São os primeiros troféus da Academia de Televisão a serem entregues e já deram a vitória a algumas das estrelas mais conhecidas do mundo da televisão. Os vencedores dos Emmys Criativos foram apresentados ao longo de duas noites e consagraram artistas como Peter Jackson, Chadwick Boseman, Nathan Lane, RuPaul e até Stanley Tucci.

Em destaque nesta primeira ronda de prémios, destacaram-se “The Beatles: Get Back” e “Adele: One Night Only”, que arrecadaram, cada um, cinco estatuetas na primeira noite. A segunda noite ficou marcada pelo reconhecimento de “Stranger Things”, “Euphoria” e “The White Lotus, que levaram também cinco estatuetas csda para casa.

the beatles get back critica
O documentário de “Beatles: Get Back” foi um dos vencedores da noite © Disney+

O documentário sobre a banda britânica valeu dois Emmys a Peter Jackson, como melhor documentário e melhor realização – o feito colocou o cineasta já vencedor do Óscar mais perto de alcançar o estatuto de EGOT. Quanto ao especial do concerto de Adele, as suas cinco estatuetas também colocaram a aclamada cantora um passo mais perto de ser EGOT. Depois de ter conquistado um Óscar pela música do filme de James Bond, com este Emmy a cantora tem apenas em falta um Tony Award para se juntar ao prestigiado clube de artistas multifacetados.

Mas os vencedores não se ficaram por estes dois projectos. O antigo presidente dos EUA, Barack Obama, ganhou o seu primeiro Emmy de sempre por narrar o documentário da Netflix, “Our Great National Parks”. Curiosamente, fica também a meio caminho de ser EGOT uma vez que já tem dois Grammys. Já RuPaul voltou a fazer história e conquistou a sua sétima vitória consecutiva por apresentar “RuPaul’s Drag Race” e mantendo o recorde de pessoa de cor mais premiada na história dos Emmy, perfazendo já um total de 12 vitórias.

Da vasta lista de vencedores contam-se ainda os primeiros Emmys da temporada para “Euphoria”, na categoria de Melhor Actor Convidado para Colman Domingo, “Homícidios ao Domicílio”, também para Melhor Actor Convidado para Nathan Lane, e ainda uma das surpresas da cerimónia, o Emmy de Melhor Actriz Convidada para a actriz Lee Yoo-Mi por “Squid Game”. Já a Marvel conquistou vários Emmys para as suas séries disponíveis na Disney+, tendo inclusive Chadwick Boseman ganho um Emmy (póstumo) pelo seu trabalho em “What If…?“, onde voltou a dar voz a T’Challa.

“Abbott Elementary”, uma das novidades de comédia da temporada, ganhou o Emmy para melhor elenco de série de comédia, tendo também havido prémios para a estreante “Severance”, da Apple Tv+, e mais alguns reconhecimentos par a já consagrada “Barry”, da HBO.

Já em termos de animação, destaque para as vitórias de “Chip ‘n Dale: Rescue Rangers”, filme disponível na Disney+ Portugal, e ainda “Arcane“, a série animada da Netflix que conquistou quatro Emmys, incluindo o de Melhor Série Animada.

Powder/Jinx
“Arcane” foi a surpresa na categoria de animação ©Netflix

Vais acompanhar a 74ª edição dos Emmy Awards?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *