"Game of Thrones" - Temporada 8

Emmys 2019 | Competição entre co-protagonistas

[tps_header]

A cerimónia dos Emmys 2019 está a aproximar-se! A entrega dos prémios mais célebres da televisão acontece já no próximo dia 22 para 23 de setembro, segunda-feira e entre as séries nomeadas, há várias que conquistaram múltiplas nomeações. Estas múltiplas nomeações, coincidem, por vezes, no que diz respeito aos nomeados nas categorias de representação. Vamos descobrir quais as estrelas que partilham o ecrã mas também a categoria de nomeação nesta próxima cerimónia dos Emmy. 

Desde Melhor Ator de Comédia, passando por Melhor Ator de Drama, nas categorias de principal, secundário, convidado, muitos são os intérpretes a competir por uma estatueta desta academia. Alguns repetentes, outros principiantes ou veteranos. É o reconhecimento e a qualidade que os une. Vamos descobrir onde é que a competição está mais acérrima!

[/tps_header]

1. BARRY 

barry - Emmys 2019
Bill Hader em “Barry” (2018) |©HBO Portugal

Começamos em grande, com a série protagonizada e criada pelo ator e comediante Bill Hader. “Barry” é um enorme sucesso crítico, e assim o comprovam as impressionantes 17 nomeações para esta cerimónia.

Com um número tão elevado de nomeações, não é de todo surpresa que vários dos interpretes desta comédia da HBO partilhem nomeações. Onde se verifica maior “incidência” é na categoria de Melhor Ator Secundário numa Série de Comédia.

Nesta categoria, encontramos Stephen Root, o intérprete de Monroe Fuches na série, aqui nomeado ao Emmy pela primeira vez. Já a lenda da comédia Henry Winkler  é aqui nomeado pela 6ª vez, e pela segunda vez com esta série. O ator saiu vencedor nesta categoria, precisamente por este papel, na última edição dos Emmy. Nesta categoria, encontramos ainda Anthony Carrigan, nomeado pela primeira vez. Este ator esteve presente na última edição da Comic Con Portugal, no passado fim de semana, e promoveu a série num interessante painel sobre o qual ainda traremos algumas novidades!

A categoria de Melhor Atriz Secundária numa Série de Comédia traz-nos ainda Sarah Goldberg, que compete sem mais nenhum membro do elenco, pelo seu papel como Sally Reed. E claro, Bill Hader volta a estar presente na categoria de Melhor Ator numa Série de Comédia. Será que vai arrecadar uma segunda vitória?




2. FLEABAG 

fleabag rotten tomatoes
Phoebe Waller-Bridge em “Fleabag”(2016) | ©Amazon Studios

A série “Fleabag” é outro trunfo recente da comédia. Na categoria de Melhor Atriz Secundária numa Série de Comédia, encontramos duas atrizes que marcam presença neste conteúdo elogiado da Amazon. São elas Sian Clifford, interprete de Claire e Olivia Colman como ” A Madrinha”. Sian conta aqui com a sua primeira nomeação. Já Colman, atriz vencedora do Óscar para Melhor Atriz em 2019, conta aqui com a sua segunda indicação.

“Fleabag”volta a colocar atrizes em competição direta na categoria de Melhor Atriz Convidada numa Série de Comédia. Neste caso duas emblemáticas concorrentes: Fiona Shaw no papel de Conselheira e Kristin Scott Thomas como Belinda.

E claro, Phoebe Waller-Bridge  volta a ser nomeada pelo seu papel central de Fleabag, neste caso sem concorrência (dentro da série). A atriz, nomeada em 2018 por “Killing Eve”, alcança um feito notável nos Emmys 2019: é uma nomeada múltipla, indicada pela produção das séries “Killing Eve” e “Fleabag”, pelo seu papel em “Fleabag”, como referimos já, e ainda por Argumento de Comédia – também por “Fleabag”.




3. THE MARVELOUS MRS.MAISEL 

The Marvelous Mrs. Maisel
“The Marvelous Mrs. Maisel” | © Amazon Studios

Parecem ser as categorias de Melhor Ator Secundário (ou atriz, neste caso) que mais competição entre co-protagonistas geram. Sem surpresa, o protagonista é isolado nas votações, e todo o elenco compete por um lugar na categoria de “supporting”. The Marvelous Mrs. Maisel não é excepção e na categoria de Melhor Atriz Secundária numa série de Comédia encontramos Alex Borstein, a intérprete de Susie Myerson e Marin Hinkle, que dá a vida a Rose Weissman.

Rachel Brosnahan é nomeada para o seu terceiro Emmy, aqui por Melhor Atriz numa Série de Comédia, depois de uma nomeação por “House of Cards”, e da vitória com “The Marvelous Mrs. Maisel” no ano passado. Relembramos também que a atriz venceu já dois Globos de Ouro pelo papel, inclusive o último destes em 2019.




4. SATURDAY NIGHT LIVE 

Matt Damon no SNL Emmys 2019
Matt Damon no Saturday Night Live |©NBC Universal Television

O “Saturday Night Live”, programa de sketches e stand up mais celebre dos Estados Unidos, que existe desde 1975, e venceu já 66 Prémios Emmy,  domina sempre na categoria de Convidado num Programa de Comédia. Este ano, quatro interpretes, membros não frequentes do elenco do SNL batem-se nesta categoria: Robert De Niro pela sua interpretação como Robert Mueller, e ainda John Mulaney, Adam Sandler e Matt Damon como apresentadores dos respetivos episódios nos quais fizeram as honras de convidado de honra.

Na categoria feminina, Sandra Oh (“Grey’s Anatomy”, “Killing Eve)  e Emma Thompson (“Sensibilidade e Bom Senso”, Saga “Harry Potter”) bateram-se também pela sua apresentação do programa. Contudo, a vitória nesta categoria foi anunciada nos Creative Art Emmy e sabe-se já ter ido para Jane Lynch. A cerimónia divide-se em três noites, devido ao imenso número de categorias. De momento, já só falta a derradeira noite com as categorias principais.




5. THIS IS US

this is us Emmys 2019
Milo Ventimiglia em “This is Us” | © FOX

Transitamos da categoria Comédia para o Drama. Algo menos comum sucede aqui: temos um confronto direto entre co-protagonistas (pai e filho)  na categoria de Melhor Ator Principal numa Série Dramática. Aqui, encontramos Milo Ventimiglia (“Gilmore Girls”, “Heroes”) como Jack Pearson a competir com o seu filho na série – Sterling K. Brown (“American Crime Story”, “Black Panther”).

Para Milo, esta é a terceira nomeação ao Emmy, sempre nesta categoria, por este papel. Já o seu “filho”, Sterling K.Brown, tem um historial mais diversificado nos Emmy, é também nomeado pela terceira vez pelo papel de membro do clã Pearson, mas ao contrário de Milo, venceu nesta categoria em 2017. Em 2018, foi também nomeado pela sua participação especial em “Brooklyn Nine-Nine “, tendo estado assim nomeado em duas categorias. A sua primeira nomeação surgiu em 2016, pelo seu papel na mini-série “American Crime Story”, onde interpretou Christopher Darden.

Como a matriarca deste clã, Rebecca Pearson, Mandy Moore encontra-se também nomeada na categoria de Melhor Atriz numa Série Dramática. Contudo, não compete com mais ninguém da sua séries. A sua “filha”, Chrissy Metz, não se encontra indicada este ano, tendo recebido a nomeação pela série apenas em 2017. Assim, Justin Hartley, no papel de Kevin, gémeo de Kate (Chrissy Metz) é o único membro central do elenco a nunca ter sido nomeado a um Emmy pela série. Mas não se sintam mal, Justin foi nomeado para um Daytime Emmy pela sua participação na novela “The Young and the Restless“.

A categoria de Ator Convidado em Drama já foi também ela entregue, mas dois convidados de “This is Us” competiam nesta categoria. Eram Eles Ron Cephas Jones, interprete de William, o pai biológico de Randall e Michael Angarano como Nick Pearson. Nenhum dos dois levou o Emmy, que foi para Bradley Whitford pela sua participação em “The Handmaid’s Tale




6. GAME OF THRONES 

Game of Thrones - Sophie Turner
© HBO

Chegamos ao cúmulo desta sobreposição de nomeados de uma mesma série com “Game of Thrones”. A temporada que fechou esta série de culto agradou a muito poucos, mas foi ironicamente a mais nomeada de todas. A temporada foi nomeada para 32 Emmy, o que não é apenas um recorde para este conteúdo mas antes um novo marco na história dos Emmy. 10 destas nomeações chegam-nos das categorias de representação.

Nas categorias de Ator e Atriz de Drama encontramos desde logo Kit Harrington e Emilia Clarke, os únicos a não partilhar a nomeação com alguns dos seus colegas. Já na categoria de Ator em Papel Secundário encontramos Nikolaj Coster-Waldau, o já para lá de habitual Peter Dinklage e Alfie Allen, interprete de Theon, aqui nomeado pela primeira vez. Se a história nos diz qualquer coisa, é possível que Dinklage leve mais uma vez a estatueta.

É a categoria de Melhor Atriz Secundária que mais “choca” ou pelo menos que mais surpreende. Em 6 nomeadas, 4 pertencem ao elenco de “Game of Thrones”. Lena Headey recebeu a sua 5ª nomeação pela serie e Masie Williams a segunda. Já Sophie Turner (Sansa Stark) e Gwendoline Christie (Brienne of Tarth) estrearam-se enquanto nomeadas. Entre as nomeadas, encontramos ainda Carice Van Houten (Melisandre) a concorrer sem nenhum membro adicional do elenco na categoria de Atriz Convidada.




7. BETTER CALL SAUL 

Giancarlo Esposito emmys 2019
Giancarlo Esposito como Gus Fring |© 2017 AMC Network Entertainment LLC. and Sony Pictures Television Inc. All Rights Reserved.

Na categoria de Melhor Ator Secundário numa Série Dramática encontramos dois pesos pesados. Dois nomes que já vêm de “Breaking Bad”, e que se encontram nomeados pela prequela “Better Call Saul”. São eles Giancarlo Esposito, pelo papel de Gus Fring, e Jonathan Banks pelo seu Mike. Giancarlo tinha já sido nomeado uma vez por este papel em “Breaking Bad”, e Jonathan Banks conta com uma nomeação pela série “Wiseguy” em 1989, por “Breaking Bad” em 2013 e por Mike Ehrmantraut em “Better Call Saul” durante 4 anos consecutivos, de 2015 a 2019, desde o início da série. Ainda está para vencer um prémio pelo seu emblemático papel.

A competir sem colegas encontramos novamente Bob Odenkirk, como Jimmy McGill/ Saul Goodman. O ator soma aqui a sua 10ª nomeação aos Emmy, incluindo créditos de argumento no SNL e no programa de variedades de Ben Stiller. Venceu Emmys por estes dois conteúdos, mas também o seu Jimmy/Saul está ainda por premiar.

Outra nomeação “solitária” é a de Michael McKean, nomeado como Ator Convidado no papel de Chuck McGill, o irmão de Jimmy. É esta a primeira nomeação do actor por este papel.




8. KILLING EVE 

killing eve sandra oh
Sandra Oh | © HBO Portugal

“Killing Eve” apresenta não uma, mas duas atrizes na categoria de Melhor Atriz. Sandra Oh, que está nomeada não só nesta categoria mas também na de convidada, devido à sua apresentação do Saturday Night Live e ainda Jodie Comer. E se para Sandra Oh esta é a sua décima nomeação aos Emmy, Comer é uma “newcomer”, uma recém-chegada, aqui nomeada pela primeira vez.

Na categoria de Atriz num Papel Secundário, a série conta ainda com a nomeação de Fiona Shaw (“Harry Potter”), que interpreta aqui Carolyn Martens.




9. WHEN THEY SEE US

when they see us emmys 2019
Aunjanue Ellis em “When They See Us” (2019) |©Netflix

“When They See Us”, mini-série da Netflix baseada numa história verídica, é um dos principais destaques no campo dos nomeados a mini-série. A série, que trata de temas sérios e pesados, foi co-escrita e realizada pela premiada realizadora Ava DuVernay. 

Na categoria de Atriz, encontramos nomeadas duas intérpretes da série, Niecy Nash e Aunjanue Ellis. Das duas, a segunda é estreante nas nomeações ao Emmy. Contudo, onde a série verdadeiramente domina é na categoria de Ator Secundário numa Mini-Série. Aqui, 3 dos 6 nomeados provêm de “When They See Us”. Indicados estão Michael K.Williams (por Bobby McCray), Asante Blackk (por Kevin Richardson) e John Leguizamo como Sr. Raymond Santana.

Quanto à categoria de  Atriz Secundária numa Mini-série, Marsha Stephanie Blake e Vera Farmiga estão ambas nomeadas.

[tps_footer]

Qual é a tua performance favorita?

Lê Também:   Emmys 2019 | Os episódios a ver antes da cerimónia

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *