Estes são os últimos semi-finalistas que podem juntar-se a Iolanda na final da Eurovisão 2024
A última semi-final da Eurovisão 2024 acontece esta quinta e neste artigo poderás ficar a par daqueles que se podem juntar a Iolanda no sábado.
Sumário:
- A segunda semi-final da Eurovisão 2024 pode ser vista na RTP, RTP Internacional e RTP Play às 22h39 (Portugal Continental);
- Tivemos o prazer de entrevistar três dos semi-finalistas, nomeadamente, Marina Satti (Grécia), Nemo (Suíça), e SABA (Dinamarca);
- No total são 16 semi-finalistas mas apenas 10 vão passar à final que decorre sábado.
Na passada terça-feira, o mundo juntou-se para ver a primeira semi-final da Eurovisão 2024, no qual foram apurados mais dez finalistas, incluindo Iolanda. A cantora portuguesa, autora de “Grito“, juntou-se a Teya Dora (Sérvia), Baby Lasagna (Croatia), Silia Kapsis (Chipre), Windows95Man (Finlândia), Bambie Thug (Irlanda), Silvester Belt (Lituânia), Tali (Luxemburgo), Raiven (Eslovênia), e alyona alyona & Jerry Hell (Ucrânia).
Os últimos Semi-Finalistas da Eurovisão 2024
Agora é a vez dos próximos semi-finalistas entrarem em palco esta quinta-feira, pelas 22h39 (horário de Portugal Continental). A cerimónia pode ser vista à mesma hora na RTP 1, RTP Internacional e RTP Play (online). Abaixo podes ver a lista completa, na ordem em que serão apresentados. A final acontece no sábado às 20h (Portugal Continental).
Uma das participantes é Marina Satti, artista grega que funde a música grega, árabe e balcânica. Em entrevista à MHD ela revelou: “O meu maior sonho era mostrar a Grécia como é agora, sem termos de cantar em inglês ou fazer coisas que não refletem a nossa identidade”. Satti confessou ainda adorar fado, género musical que cantou no passado. Confere toda a entrevista aqui.
“Surreal e divertido” é assim que Nemo (representante da Suíça), descreve a sua experiência na Eurovisão até agora. Como artista não-binário, Nemo tem como objetivo defender a comunidade LGBTQIA2+, confessando que vê o festival como uma ponte entre culturas e gerações. A sua música fala sobre as suas experiências de vida, um “manifesto artístico” da sua jornada. Podes ver a entrevista completa aqui.
Finalmente, outra semi-finalista com quem pudemos falar foi SABA, a primeira mulher negra e queer a concorrer na Eurovisão 2024. Com uma infância mergulhada no mundo musical, a artista dinamarquesa tem como missão inspirar os outros a encontrarem as suas jornadas pessoas, encontrando quem realmente são. Convidamos-te a ler toda a entrevista aqui.
Malta: Sarah Bonnici (Loop)
Albania: Besa (Titan)
Grécia: Marina Satti (Zari)
Suíça: Nemo (The Code)
República Checa: Aiko (Pedestal)
Áustria: Kaleen (We Will Rave)
Dinamarca: SABA (Sand)
Arménia: Ladaniva (Jako)
Letónia: Dons (Hollow)
San Marino: Megara (11:11)
Georgia: Nutsa Buzaladze (Firefighter)
Bélgica: Mustii (Before The Party’s Over)
Estónia: 5miinust & Puuluup (‘nendest’ narkootikumidest ei tea me ‘küll’ midagi)
Israel: Eden Golan (Hurricane)
Noruega: Gåte (Ulveham)
Holanda: Joost Klein (Europapa)
Entrevistas Eurovisão 2024
- Nemo: Eurovisão 2024 | “Surreal e divertido”, Nemo prepara-se para representar a Suíça (Entrevista)
- Electric Fields: “Algo impressionante!”, os Electric Fields da Austrália estão prontos para a Eurovisão 2024 (Entrevista)
- Marina Satti: Eurovisão 2024 | “Já cantei fado e gosto muito de Portugal”, Marina Satti da Grécia em entrevista
- FAHREE e Ilkin Dovlatovm: Eurovisão 2024 | Factos que provavelmente não sabias sobre FAHREE e Ilkin Dovlatovm, do Azerbaijão
- SABA: Eurovisão 2024 | “Quero inspirar os outros”, revela SABA da Dinamarca em entrevista
- Luna: Eurovisão 2024 | “Sair das sombras e deixar a negatividade para trás”, pede Luna da Polónia (Entrevista)
- Windows95Man: Eurovisão 2024 | “Criei esta personagem louca por acidente”, confessa Windows95Man, da Finlândia (Em entrevista)
Qual o teu favorito à Eurovisão 2024?