© 2004 Twentieth Century Fox. All rights reserved

30 filmes que nos alertam para os desastres ambientais

[tps_header]

Com a celebração do Dia do Ambiente, nada como descobrir alguns filmes que nos alertam para os desastres ambientais.

Instituido em 1972, pelas Nações Unidas, como o ‘Dia Mundial do Ambiente’, o dia 5 de junho serve  de veículo para incentivar a consciencialização para a proteção do meio ambiente. Anualmente, cerca de 143 países participam nas comemorações organizadas pela ONU, que resultam em conferências que pretendem encontrar soluções para questões ambientais, como a poluição marinha, a sobrelotação da população humana, o aquecimento global e os crimes contra a vida selvagem.

Em sequência das comemorações desta data, a MHD preparou um portefólio com 30 filmes que nos alertam para as consequências dos desastres ambientais. Trata-se de um conjunto de longas-metragens, que podem ser documentários, que mostram os efeitos destrutivos que as nossas ações têm para o planeta. Tempestades, terramotos, cometas, muitas são as opções de fenómenos que aqui são apresentados. O nosso objetivo é consciencializar para os perigos das nossas atividades e ajudar a encontrar pequenas soluções que fazem toda a diferença!

[/tps_header]

NÃO OLHEM PARA CIMA (2020)

Don't look up
© Netflix

Não Olhem Para Cima“, o mais recente filme protagonizado por Leonardo DiCaprio, um grande lutador pela consciencialização dos perigos que o planeta corre, não passa de uma alegoria às mudanças climáticas. A longa-metragem satiriza o modo como a comunicação social e o próprio governo desprezam os temas relacionados com a crise climatérica. No projeto de Adam McKay, dois cientistas percorrem os canais televisivos, numa tentativa de alertar para a aproximação de um cometa que levará à destruição iminente do planeta. Porém, é notável a indiferença com que os mais altos dignitários lidam com o assunto.




KISS THE GROUND: AGRICULTURA REGENERATIVA (2020)

Agricultura Kiss the Ground
Foto de Henry Be no Unsplash

Por norma, os documentários ambientallistas tendem a mostrar as nossas ações que conduziram à destruição da Terra. Porém, “Kiss the Ground: Agricultura Regenerativa” destaca-se pela apresentação de soluções que revertam a situação atual do planeta. Narrado por Woody Harrelson (“Mestres da Ilusão“), um grupo de especialistas e ativistas famosos, entre eles Jason Mraz e Patricia Arquette, exploram como a agricultura regenerativa pode salvar o planeta. Trata-se de uma ação em que a prática agrícula orgânica restaura os solos, devolvendo-lhes a capacidade de reter grandes quantidades de gases que provocam o aquecimento global.




I AM GRETA (2020)

Greta
© Midas Filmes

Com apenas 19 anos, Greta Thundeberg tornou-se o ser-humano mais novo a ser nomeado ‘Pessoa do Ano’ pela revista Time. Conhecida pelo seu ativismo ambiental, a jovem é a líder de “Fridays for Future”, um movimento de manifestações pela consciencializção do clima. “I Am Greta” é o documentário que segue a inspiradora história da ativista sueca que tem vindo a desafiar líderes mundiais com questões relacionadas com o meio ambiente. Além disso, o filme centra-se no momento em que a jovem optou por viajar até aos EUA de barco, de modo a evitar a emissão de carbono para a atmosfera.




DAVID ATTENBOROUGH: UMA VIDA NO NOSSO PLANETA (2020)

David Attenborough
© Netflix

David Attenborough é um dos homens que mais viajou pelo nosso mundo. Com mais de cinco décadas de vida dedicados a dar a cara a programas de história natural, Attenborough já visitou todos os continentes do globo, explorou as paisagens naturais mais paradisíacas do planeta e aventurou-se pelos lugares mais selvagens da Terra. Aos 94 anos, o naturalista presenteou-nos com “David Attenborough: Uma Vida no Nosso Planeta”, um documentário onde é partilhado o seu testemunho relativo às mudanças devastadoras pelas quais o mundo tem passado, mostrando-nos o impacto que as nossas ações têm tido para o planeta nos últimos 70 anos.




DARK WATERS: VERDADE ENVENENADA (2019)

dark waters mark ruffalo
© Mary Cybulski | Focus Features

Baseado no artigo “The Lawyer Who Became DuPont’s Worst Nightmare”, de Nathaniel Rich, da The New York Times Magazine, “Dark Waters: Verdade Envenenada” segue Robert Bilott (Mark Ruffalo), um advogado que lentamente desvenda uma empresa química responsável pela poluição das águas e consequente declínio do estilo de vida dos habitantes das zonas circundantes das estações de tratamento. Esta é a história verídica do advogado ambiental que descobriu a conexão entre a empresa química DuPont e o número alarmante de mortes inexplicáveis ​​de uma cidade rural.




2040 (2019)

2040
© Madman Entertainment

Dizem que as crianças são o futuro do planeta, mas que futuro terão os mais novos se continuarmos a destruir o mundo a uma velocidade vertiginosa? Foi exatamente com esta questão em mente que Damon Gameau se decidiu a produzir “2040“, um documentário que explora soluções para reverter as alterações climáticas que têm ocorrido nos últimos anos. Numa viagem pelo mundo, o cineasta procura novas abordagens para conseguir dar à sua filha um futuro digno na Terra.




MÃE! (2017)

Mãe!
© 2017 Paramount Pictures. All rights reserved.

Mãe!” é uma alegoria das alterações climáticas. O filme de Darren Aronofsky personifica a ‘Mãe Natureza’, seguindo a história da relação de um casal que é colocada à prova após a chegada de alguns convidados indesejados. Trata-se de uma metáfora para o tormento da ‘Mãe Terra’, bem como para a violação da sua liberdade. Apesar do enredo paralelo à Bíblia, a destruição que culmina no final da longa-metragem alerta-nos para os perigos que as nossas ações e quebra de regras têm para o nosso planeta.




GEOSTORM: AMEAÇA GLOBAL (2017)

Geostorm
© Skydance Media

A premissa que está na origem do argumento de “Geostorm: Ameaça Global”, podia bem ser verídica. Trata-se de um cenário em que, após a grande quantidade de dasastres naturais de que o planeta tem sido alvo, vários países reúnem-se para criar um sistema capaz de controlar o clima mundial. Porém, aquela que parece ser uma solução eficaz para resolver o aquecimento global, acaba por se revelar na maior ameaça que a Terra alguma vez experienciou. Quando os satélites concebidos para esta tarefa começam a apresentar danos pontuais, Jake Lawson (Gerard Butler), designer deste tipo de aparelhos, é forçado a correr contra o tempo para impedir que o mundo seja dominado por uma enorme tempestade.




OCEANOS DE PLÁSTICO (2016)

Oceanos de Plástico
© Plastic Oceans Ltd.

Todos nós sabemos o perigo que o plástico apresenta para o meio-ambiente, principalmente quando o seu destino final é o mar. A composição química constituída por petróleo deste material descartável impede que este se decomponha, podendo demorar mais de quatro séculos para desaparecer na totalidade. “Oceanos de Plástico” é um documentário que explora a quantidade de plástico que ‘mora’ no fundo dos nossos oceanos, tendo grandes consequências para os seres que lá habitam, bem para todos os humanos que, de alguma forma, acabam também por consumir estes materiais sintéticos.




A INUNDAÇÃO DA TERRA (2016)

Inundação da Terra
© RatPac Documentary Films

Como referido anteriormente, Leonardo DiCaprio é um grande defensor do meio ambiente, tendo-se tornado, em 2014, representante das alterações climáticas pela ONU. Dois anos depois, o ator produziu, juntamente com a National Geographic, “A Inundação da Terra”, um documentário que apresenta comoventes relatos de como o aquecimento global impacta as várias regiões do nosso planeta. Trata-se de um apelo à luta por um futuro mais sustentável, munindo os espectadores com pequenas soluções que podem fazer a diferença. 




SNOWPIERCER: EXPRESSO DO AMANHÃ (2014)

Snowpiercer
© 2013 – RADiUS/TWC

Baseado no romance de Jacques Lob, Le Transperceneige“Snowpiercer: Expresso do Amanhã” centra-se num desastre ambiental que surge após uma experiência científica, realizada para travar o aquecimento global, falhar. O acidente culmina numa nova era glacial que dizima toda a população mundial. Os únicos sobreviventes são colocados num comboio que circula por todo o planeta. Porém, os seus passageiros são divididos em duas classes, tendo em conta o seu estatuto social, o que provoca a revolta dos mais pobres. Este é um retrato devastador do que poderá acontecer caso o aquecimento global continue a avançar, bem como a persistência de desigualdades sociais acentuadas.




COWSPIRACY: O SEGREDO DA SUSTENTABILIDADE (2014)

Cowspiracy
© A.U.M. Films

Contrariamente ao que acontecia no passado, hoje existe uma maior consciencialização para o impacto que o consumo excessivo de carne tem para o planeta. Cada vez mais, a população tem adotado estilos de vida mais vegetarianos, contribuindo para a redução da emissão de gases do efeito estufa. “Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade” é o documentário que alerta para as consequências provocadas pela pecuária e a criação de animais para consumo humano.




DENTRO DA TEMPESTADE (2014)

Dentro da Tempestade
© HBO Max

“Dentro da Tempestade” é um filme catastrófico que nos alerta para uma das maiores consequências do aquecimento global: o aparecimento de grandes tempestades, capazes de destruir tudo à sua volta. O enredo tem como cenário a cidade fictícia de Silverton que, no espaço de apenas algumas horas, é devastada por um ataque sem precedentes de tornados. O filme acompanha o relato de quem viveu de perto este fenómeno, sobrevivendo a momentos de muito terror.




TRASHED: PARA ONDE VAI O NOSSO LIXO (2012)

Trashed
© Blenheim Films

Segundo alguns estudos, cada pessoa produz, diariamente, cerca de 1kg de lixo. Numa época totalmente dominada pelo consumismo, a produção astronómica de resíduos tem graves consequências para o planeta. Para alertar para este perigo, Jeremy Irons preparou um documentário, “Trashed: Para Onde Vai o Nosso Lixo”, que tem como cenário uma praia do Líbano, onde se acumula todo o tipo de lixo. A partir desta conjuntura, o filme foca-se numa série de paisagens paradisíacas devastadas pela poluição.




LORAX (2012)

Lorax
© 2011 – Universal Pictures

“Lorax” é a mais bela metáfora para as consequências que a poluição tem para o nosso planeta. O filme de animação acompanha Ted, um habitante de uma cidade na qual os habitantes são forçados a pagar para obterem ar fresco, uma vez que já não existem árvores capazes de produzir este bem precioso. Numa tentativa de impressionar a sua amada, Ted procura encontrar a Truffula, uma árvore verdadeira capaz de devolver o oxigénio ao planeta. Esta divertida história é inspirada em Dr. Seuss, sendo bastante adequada para ensinar às crianças o que fazer para preservar o nosso ecossistema.




BESTAS DO SUL SELVAGEM (2012)

Bestas
© Searchlight Pictures

Bestas do Sul Selvagem” é um comovente filme de Benh Zeitlin que conta a história de Hushpuppy, de 6 anos, acompanhando a sua luta para combater a saúde debilitada do pai, ao mesmo tempo que o degelo faz com que a subida do nível das águas submerja a sua habitação. Com o mundo em mudança, a natureza acaba por se rebelar e estranhas criaturas começam a surgir para atacar a humanidade. Esta é uma metáfora para as alterações climáticas que têm vindo a aparecer no nosso planeta. A emocionante história de Hushpuppy fez com que Quvenzhané Wallis se tornasse a pessoa mais jovem a ser nomeada para o Óscar de Melhor Atriz, com apenas 9 anos.




O IMPOSSÍVEL (2012)

Impossível
© AXN Pictures



A ESTRADA (2009)

A Estrada
© Dimension Films
Em “A Estrada” não temos conhecimento das catástrofes que provocaram a destruição da América. Contudo, sabemos qual o resultado das ações humanas: um país que se torna uma sombra sinistra e cinzenta de si mesma. Este filme de John Hillcoat acompanha a história de um homem que vagueia com o seu filho por um mundo pós-apocalíptico, tentando manter vivo o sonho do retorno da civilização. A longa-metragem revela ainda uma decadência dos valores humanos que se conjuga com a destruição da vida como a conhecemos.



2012 (2009)

2012
© Columbia Pictures

Até hoje, “2012” continua a ser um dos filmes mais temíveis no que toca à temática das catástrofes ambientais. A longa-metragem centra-se numa crença maia de que o fim do mundo chegaria no final de 2012. No drama, uma série de eventos cataclísmicos ocorre sob a forma de terramotos, tsunamis, explosões, e muitos outros desastres que culminam na destruição do planeta. Seja ou não ficção, a verdade é que muitos espectadores temeram o aproximar da data devido ao pânico gerado pelo filme de Roland Emmerich.




A ERA DA ESTUPIDEZ (2009)

Era da Estupidez
© Spanner Films

No futuro já será demasiado tarde para tentar remediar os erros das nossas ações do presente. “A Era da Estupidez” reflete isso mesmo. Com uma ação que se desenrola em 2055, a longa-metragem de Franny Armstrong assenta no mote ‘porque é que não salvámos o planeta enquanto tínhamos tempo!?”. O enredo centra-se na análise de reportagens sobre os efeitos das alterações climáticas, bem como as consequências da ignorância dos alertas que o planeta nos tem dado.




WALL-E (2008)

Photo by tzohr – © Disney/PIXAR. All Rights Reserved.

A educação para a sustentabilidade deve ter início em uma idade muito precoce, de modo a consciencializar os mais novos para os perigos que as nossas ações têm para o planeta. “WALL-E” é um dos filmes mais queridos sobre a matéria, destinando-se maioritariamente às crianças, e não só. Com o cenário de um futuro pós-apocalíptico, a longa-metragem apresenta um ambiente em que os humanos se viram forçados a abandonar a Terra, em consequência do lixo acumulado que tornou inabitável o nosso planeta. WALL-E é o único robot coletor de lixo na Terra, e a sua missão será salvar a última planta sobrevivente, juntamente com Eve, por quem este se apaixona.




O DIA EM QUE A TERRA PAROU (2008)

O Dia em que a Terra Parou
© 20th Century Fox

Em 1951, Robert Wise havia realizado “O Dia em que a Terra Parou”, um filme que apelava ao fim da Guerra Fria. Porém, em 2008, Scott Derrickson adaptou a longa-metragem que se centrava na corrida armamentista a um tema mais atual, o das alterações climáticas. A longa-metragem acompanha Klaatu (Keanu Reeves), um alien que é enviado ao nosso planeta para mudar os comportamentos poluidores dos humanos. Em suma, o filme é um alerta para as nossas ações destruidoras do ambiente.




UMA VERDADE INCONVENIENTE (2006)

Uma Verdade Inconveniente
© Paramount Vantage

Durante a presidência de Bill Clinton, Al Gore foi vice-presidente dos Estados Unidos. Conhecido pela sua luta ambientalista, Al Gore foi um dos primeiros políticos norte-americanos a alertar para a importância da consciencialização para as alterações climáticas, tendo ganho importantes distinções, entre elas o Nobel da Paz. “Uma Verdade Inconveniente”, o documentário de Davis Guggenheim, acompanha as palestras dadas pelo 45º vice-presidente com o objetivo de educar para o aquecimento global. Após ter ganho o Óscar de Melhor Documentário, a longa-metragem tornou-se num dos documentários de maior bilheteria de todos os tempos.




PULAR A CERCA (2006)

Pular a Cerca
© DreamWorks

Com a produção cada vez mais massiva de papel, florestas inteiras tendem a desaparecer, o que afeta não só os níveis de oxigénio, bem como todos os animais que lá vivem e veem ser destruído o seu habitat. “Pular a Cerca” é um divertido filme de animação que explora esta temática da desflorestação. A longa-metragem segue um conjunto de animais que acorda da hibernação e encontra a floresta destruída e invadida por habitações humanas. Consequentemente, estes pequenos seres são forçados a procurar outro lugar para poderem viver.




O DIA DEPOIS DE AMANHÃ (2004)

Day After Tomorrow
© 2004 Twentieth Century Fox. All rights reserved

Atualmente, muito se fala dos danos irreparáveis que a ação humana está a infligir ao planeta. Porém, o que poucos imaginaram é o possível regresso da humanidade à era do gelo, algo tão primitivo que não consta nas nossas reflexões diárias. Ainda assim, essa possibilidade é bastante válida e, é exatamente sobre essa perspetiva que recai “O Dia Depois de Amanhã”, de Roland Emmerich. A longa-metragem protagonizada por Dennis Quaid acompanha a história de um climatologista que se vê obrigado a embarcar numa viagem que exige atravessar condições climáticas extremas, com o objetivo de encontrar o seu filho (interpretado por Jake Gyllenhaal). Esta é uma adaptação da obra The Coming Global Superstorm, de Art Bell e Whitley Strieber.




ERIN BROCKOVICH (2000)

Erin Brockovich
© AXN

Erin Brockovich era apenas uma mãe solteira de três filhos que, após um acidente, começara a trabalhar num escritório de advocacia. Porém, no decorrer do seu novo emprego, Brockovich descobiu uma série de casos arquivados que envolviam a contaminação de água. Sem qualquer formação na área, Erin decidiu abrir um processo judicial contra a Pacific Gas and Electric Company, a empresa responsável pela poluição. A mulher acabou mesmo por vencer o caso, tendo recebido o maior valor já pago em uma ação direta na história dos Estados Unidos. Esta é a história verídica que deu origem ao filme “Erin Brockovich”, que concedeu um Globo de Ouro de Melhor Atriz a Julia Roberts.




O CUME DE DANTE (1997)

Cume de Dante
© Universal Pictures

Um dos maiores pesadelos das populações que habitam em locais próximos a vulcões é que estes acordem, mesmo que estejam adormecidos há séculos. Foi exatamente isso que aconteceu em “O Cume de Dante”. No filme de Roger Donaldson, um vulcanologista (interpretado por Pierce Brosnan), juntamente com a Presidente da Câmara de Dante, batalham para convencer importantes líderes, bem como a população local, de que um vulcão próximo entrará em erupção. Contudo, os interesses económicos falam mais alto e não é dada a esperada atenção ao perigo iminente.




TORNADO (1996)

Tornado
© Warner Bros. Pictures

Nos Estados Unidos da América, é muito comum as pessoas mais aventureiras dedicarem-se à caça de tornados. Infelizmente, cada vez mais, as alterações climática têm culminado numa quantidade muito grande deste tipo de fenómenos. “Tornado” é um filme de Jan de Bont, cuja história acompanha um casal caçador de tempestades que desenvolve um dispositivo que pretende captar dados do tornado para obter mais informações sobre este fenómeno. Porém, para colocar os sensores no olho do tornado, é necessário aproximar-se o máximo possível de uma tempestade que se aproxima, considerada uma das maiores alguma vez ocorridas.




WATERWORLD (1995)

Waterworld
Photo by © Universal Pictures – 1995

Há algumas décadas, começou-se a tornar evidente que o aquecimento global tem conduzido ao degelo dos icebergues. É exatamente em torno deste tema que se centra “Waterworld”, um filme de Kevin Reynolds. Na longa-metragem, o derretimento da colota polar levou à subida do nível das águas, o que teve significativas consequências para a população. A humanidade vê-se forçada a sobreviver em pequenas comunidades flutuantes enquanto não se encontra um pedaço de terra firme.




À BEIRA DO FIM (1973)

À Beira do Fim
© 1973 Warner HE

Estreado em 1973, as previsões feitas por “À Beira do Fim” não andam muito longe da realidade. O filme de Richard Fleischer previa que, em 2022, o excesso de população e as alterções climáticas iriam conduzir à escassez de recursos. Trata-se de um thriller distópico, baseado no romance de Harry Harrison, Make Room! Make Room! (1966). Neste futuro imaginado, fala-se da extinsão dos oceanos, da poluição e dos efeitos estufa, tudo temas que, infelizmente, fazem parte da nossa realidade atual.

Já viste alguns destes filmes? Tens outras sugestões de filmes que abordem temáticas ambientais?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *