Foto original de Richard Gatley na Unsplash | Foto original de NASA na Unsplash

Google Maps vs Waze: As cinco principais diferenças entre as maiores plataformas de navegação

Uma questão debatida por muitos, e quase sempre sem uma resposta certa. Na hora de conduzir, qual é a melhor aplicação, Google Maps ou Waze? Vamos dizer-te as cinco principais diferenças. 

Um dos maiores debates dos tempos modernos – Google Maps ou Waze, eis a questão? A grande maioria já experimentou as duas aplicações de navegação, mas no final, opta sempre por uma em relação a outra. Cada uma tem as suas definições específicas, apesar de cumprirem o mesmo objetivo, a ajudar-nos na navegação pela estrada a fora.

Lê Também:   Está na hora de ir ao ginásio? Estas são 7 dicas essenciais para iniciantes

E é sobre essas definições que vamos falar, onde apontamos cinco características diferentes entre ambas, e que no final, irá decidir por qual aplicação optar.

O primeiro ponto a referir, são os mapas offline, e aqui, o claro vencedor é o Google Maps. E porquê? O Waze tem uma base limitada neste ponto, visto que é através do seu software de crowdsourcing que diz-nos o estado do trânsito, obrigando a uma recorrente ligação à internet.

Waze ou Google Maps? Eis a questão
© Google Maps / Waze




E depois de colocarmos a nossa rota e desligarmos a internet, o Waze não dá mais nenhuma sugestão. Por outro lado, o Google Maps está ligado a vários servidores para dizer-nos o estado do trânsito, tem um excelente modo de mapas offline, que permite descarregar a rota, e dizer-nos as alternativas, mesmo a meio caminho e sem internet

Lê Também:   Waze ou Google Maps? Eis a questão

Se utilizas estas aplicações no dia-a-dia, é importante perceber quais são os problemas que estão a acontecer na estrada, e aqui, o Waze bate qualquer um. Com o melhor sistema de reporte do mundo, podemos avisar todos os outros condutores quais são os perigos que estão na estrada.

Isto é uma das imagens de marca da aplicação. Apesar do Google Maps também ter está funcionalidade, é muito mais limitada.

Waze
© Waze / Operation Lifesaver




Se estás à procura de um sítio muito específico, utilizar a visualização satélite é sempre boa ideia, para termos mais informações sobre o local onde estamos. Aqui é um autêntica vitória para o Google Maps, que utiliza imagens satélite, entre outros tipos de visualizações. Já o Waze, não tem este tipo de visualização, de todo.

Navegar e comunicar? É o forte do Waze, e é por isso que é uma das aplicações de navegação mais populares do mundo. Por exemplo, está um enorme acidente na estrada em que estás, o Google Maps não te vai indicar a razão do trânsito, já o Waze explica tudo através do map chat, onde os utilizadores informam o que está a acontecer. 

Lê Também:   Fusão do Waze e Google Maps já criou primeiras "vítimas"

Mas no final, é o Google Maps que tem um futuro risonho. Ambas as aplicações pertencem à mesma empresa, mas têm uma certa autonomia em relação uma da outra. Ao poucos, o Waze está a perder mais funcionalidades do que a ganhar, e até teve uma perda considerável de trabalhadores. O Google Maps por sua vez, está a ganhar cada vez mais.

VÍDEO | A BATALHA ENTRE GOOGLE MAPS E WAZE CONTINUA

Qual é a aplicação que escolhes na hora de conduzir? 

One thought on “Google Maps vs Waze: As cinco principais diferenças entre as maiores plataformas de navegação

  • Ora se estamos em offline não recebemos actualizações de trânsito. Se eu vou ao Maps e escolho o trajecto do porto para Lisboa e passo a offline se no segundo a seguir existir um acidente que corte a estrada já vou ficar entalado no trânsito. Logo nunca é uma vantagem mas sim uma desvantagem e das grandes.
    Para usar mapas offline existem aplicações muito a frente do Maps.
    Com uma média de 140 mil km anuais feitos totalmente em Portugal em viatura ligeira e depois de experimentar de tudo, deixem lá o waze com as alegadas perdas de funcionalidades que pelo menos não me manda para caminhos pedonais como é comum no Google Maps fora das grandes cidades

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *