Iceage (fonte: Mexican Summer)

“Seek Shelter” é o quinto álbum dos Iceage

Seek Shelter é o nome do quinto álbum dos dinamarqueses Iceage, gravado em Lisboa. A banda partilhou também o single “Vendetta”.

Poucas semanas depois de nos terem surpreendido com o single “The Holding Hand”, os Iceage lançam “Vendetta”. Para além da faixa e o respetivo vídeo, a banda anunciou o quinto álbum. Seek Shelter segue-se a Beyondless (2018) e será a estreia do grupo na discográfica Mexican Summer, ficando disponível dia 7 de maio. Por agora, conhecemos dois singles e o alinhamento do registo.

Lê Também:
Iceage à MHD | "Que é isto no papel?"

Os dinamarqueses Iceage foram sem dúvida um dos destaques da cena pós-punk da década que passou. Tendo lançado o álbum de estreia há 10 anos, foi Plowing Into the Field of Love, de 2014, que conquistou um lugar na nossa lista de melhores álbuns da década. Com o lançamento de Beyondless, em 2018 a banda passou por Portugal e o álbum marcou presença nas nossas listas no final desse ano, acompanhado pela canção “Take It All”. Agora, tirando conclusões dos dois singles de Seek Shelter, o quinto álbum aparenta trazer novos sons.

Depois de uma certa uniformidade nos primeiros quatro álbuns, Seek Shelter conta com a presença de Peter Kember na produção, também conhecido como Sonic Boom no grupo Spacemen 3. O produtor trabalhou com artistas como Panda Bear e Beach House, o que nos leva a crer que os sintetizadores que se fazem notar em “The Holding Hand” e “Vendetta” se irão manter ao longo do registo. Seek Shelter foi gravado na casa de Peter Kember, em Sintra, no espaço de doze dias.

“VENDETTA” | ICEAGE

“Para este álbum, nós tínhamos uma visão definida de como queríamos que o álbum fosse construído”, comentou Elias Bender Rønnenfelt. “Ainda assim, o resultado final foi uma surpresa no que toca aos elementos onde conseguimos alargar os nossos limites”. Bender Rønnenfelt disse ainda sobre o novo single “Vendetta”: “Crime é a subcorrente que atravessa tudo. Se tu não o vês, não estás a olhar. Nas suas políticas invencíveis, é a cola que nos liga a todos. “Vendetta” é uma dança imparcial ao longo das linhas ilícitas da infração”.

Parece certo que Seek Shelter irá trazer uma mudança na sonoridade dos Iceage. O álbum conta com a presença de mais um guitarrista, Casper Morilla Fernandez, e a presença do Lisboa Gospel Collective em duas faixas. No entanto, se estes dois singles formarem uma amostra representativa das nove faixas que compõem o alinhamento, é igualmente seguro que o ambiente gótico e soturno característico da banda se manterá.

Iceage, Seek Shelter, Vendetta, The Holding Hand
Capa de “Seek Shelter” por Fryd Frydendhl (Mexican Summer)

SEEK SHELTER | Alinhamento:

  1. Shelter Song
  2. High & Hurt
  3. Love Kills Slowly
  4. Vendetta
  5. Drink Rain
  6. Gold City
  7. Dear Saint Cecilia
  8. The Wider Powder Blue
  9. The Holding Hand

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *