"Marriage Story" ©Netflix

Marriage Story | Um guia para cinema sobre relações desfeitas

“Marriage Story” estreou na plataforma de streaming Netflix no passado dia 6 de dezembro, e, verdade seja dita, ainda estamos a recuperar do golpe que foi ver e sentir esta grande obra de ficção sobre um casal prestes a finalizar o seu divórcio.

Muitos outros grandes filmes foram feitos sobre o tema de relações desfeitas. Onde o amor deu lugar a animosidade, onde o amor se transformou em ódio, indiferença, nostalgia ou todo o espectro de emoções e micro-emoções que encontramos entre os extremos. Aqui ficam 20 obras de referência, da mais recente para a mais antiga, dentro de diversos géneros – algumas comédias, alguns filmes bem dramáticos, e alguns algures no espaço entre as duas coisas.  Em comum, todos tocam na temática do final de uma relação. Fica o aviso, vai ser uma galeria particularmente melancólica.

Venham descobrir connosco 20  filmes a não perder sobre relações desfeitas!

1 de 20

MARRIAGE STORY (2019) 

Marriage Story critica
˝Marriage Story” | © Netflix

Reza a lenda que “Marriage Story” é para Noah Baumbach um filme quase auto biográfico. Em parte, recupera a sua separação da atriz Jennifer Jason Leigh, e a sua experiência de partilha de custódia do seu filho. E mesmo que o realizador e argumentista reforce que a obra não é sobre o seu casamento, a verdade é que este se sente como um filme pessoal, inclusive para todos os principais envolvidos. Scarlett Johansson e Adam Driver foram escolhidos para os papéis centrais antes de existir sequer um argumento. Era importante para o autor saber para quem estava a escrever, e este cuidado faz-se sentir nas fortes interpretações que aqui são entregues.

“Marriage Story” é um filme forte, uma viagem emocional marcante onde não existem culpados, e onde dois lados de uma mesma questão tentam ser vistos com imparcialidade por parte do seu criador. Talvez seja ingénuo pensar que este é um objectivo possível, mas prestar-se a este exercício foi sem dúvida um esforço louvável levado a cabo por este mestre do indie que é Noah Baumbach. “Marriage Story” está presente no catálogo da Netflix, e vale cada minuto de visualização!

1 de 20

Maggie Silva

Mestre em Ciências da Comunicação na vertente de Cinema e Televisão pela FCSH-UNL. Dependente de cultura pop e cinema indie. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *