© Lucasfilm

May the 4th Be With You | Os 5 Melhores Jogos de Star Wars

[tps_header]

Que a Força esteja contigo, jogador! Para celebrar o famoso “May the 4th Be with You”, escolhemos cinco jogos inspirados na história escrita por George Lucas, e que qualquer fã da saga tem de jogar. Existem dezenas de títulos inspirados em Star Wars, desde às arcadas até ao último lançamento. Seja no telemóvel, no computador ou na consola, o objetivo é sempre o mesmo, evitar que o Lado Negro da Força saia vitorioso!

Desde 1977, aquando da estreia do primeiro filme da saga, “Star Wars”, agora conhecido como “Star Wars Episode IV – A New Hope”, foram lançados dezenas de jogos inspirados na história escrita por George Lucas. Em 1982, sai o primeiro jogo inspirado na saga, “Star Wars: The Empire Strikes Back”, para a Atari 2600. Passados 40 anos do lançamento do primeiro jogo, é preciso fazer uma escolha, qual é o teu Lado da Força? Neste caso, quais são os melhores jogos de Star Wars?

[/tps_header]

1º – LEGO STAR WARS THE SKYWALKER SAGA (2022)

Foi lançado no início do mês de Abril, mas já bateu vários recordes, tornando-se num dos jogos mais bem-sucedidos de Star Wars e da Lego. Ou seja, 24 horas após o lançamento, o jogo teve um pico de 82,517 jogadores em simultâneo na plataforma Steam. Bastante superior aos valores atingidos por “Star Wars Jedi: Fallen Order”, lançado em 2019, com 46,550 jogadores em simultâneo. Contudo, no que toca aos jogos da Lego, o segundo melhor jogo em relação aos jogadores em simultâneo, está “Lego Marvel Super Heroes“, com “apenas” seis mil jogadores.

Lê Também:   Lego Star Wars: The Skywalker Saga | 3 batalhas que ficaram de fora

Além disso, “Lego Star Wars The Skywalker Saga” conseguiu “bater” alguns dos títulos mais importantes deste ano, nomeadamente “Horizon Forbbiden West” e “Elden Ring”, no que toca ao número de cópias físicas vendidas. Contudo, mais de 68% das vendas de “Elden Ring” foram em cópias digitais. Ainda assim, é um número incrível, que torna “Lego Star Wars The Skywalker Saga”, o jogo mais bem-sucedido da Lego.

Para os fãs de Star Wars, este jogo é indispensável à coleção. São nove filmes num só jogo, distribuídos em 45 missões principais, ou seja, 5 missões por cada filme. No geral, as respetivas missões de cada filme conseguem traduzir, de forma excepcional, a história completa dos filmes. Contudo, o que não é possível jogar, está representado de forma cinematográfica, ou seja, em cut-scenes. Ainda assim, são fidedignas à história, com o clássico humor da Lego, característico nos jogos da companhia.

May the 4th Be With You
© Traveller’s Tales Games / Warner Bros. Games

Por fim, “Lego Star Wars The Skywalker Saga” é um museu interativo da saga. Os jogadores têm dezenas, ou até centenas de horas de diversão e exploração. Mais de 200 missões secundárias para completar. Igualmente, está repleto de falas memoráveis dos filmes, easter eggs e algumas tendências atuais. Por exemplo, no planeta de Naboo, é possível encontrar a capa do primeiro jogo de “Lego Star Wars”. E ainda, quando Qui-Gon Jinn e Obi-wan Kenobi perseguem Darth Maul, a missão chama-se “Better Call Maul”, influência da série da Netflix, “Better Call Saul”.




2º – STAR WARS: KNIGHTS OF THE OLD REPUBLIC (2003)

Este é o jogo mais antigo desta lista, foi lançado há quase 20 anos. A Playstation 2 tinha três anos, e estava no seu auge, com vários títulos memoráveis, como o primeiro “Ratchet & Clank” e “Sly Cooper”. Sobre a história de Star Wars, o realizador George Lucas ainda só tinha lançado dois dos três filmes da trilogia, que correspondia à prequela da história, “Star Wars: Episode I – The Phantom Menace” e “Star Wars: Episode II – The Attack of the Clones”. Longe do que sabemos hoje sobre a história e universo de Star Wars, este jogo veio dar outra perspetiva aos fãs. Assim como, veio dar a conhecer um povo novo, os Mandalorians, que chegaram a ser inimigos mortais dos Jedi.

A jogabilidade é boa, assim como os gráficos, dado à altura que o jogo foi lançado. Contudo, o destaque do jogo é a história. Os eventos que ocorrem no jogo passam-se centenas de anos antes da história dos filmes. Ou seja, ao contrário de outros jogos de Star Wars lançados até à data, que apenas densificavam a história que víamos nos filmes, “Star Wars: Knights of the Old Republic” veio expandir este universo, com adições interessantes e cativantes.

May the 4th Be With You
© BioWare

A história centra-se no conflito da República com os Sith, com Darth Malak como comandante. Ao mesmo tempo, os Jedi estão vulneráveis, com vários aprendizes e mestres a cederem ao Lado Negro da Força. Contudo, surge um misterioso herói, que o jogador vai controlar, para travar Darth Malak.

Assim sendo, este jogo, que é um RPG (Role-Playing Game), é indispensável para qualquer fã de Star Wars que queira compreender a história e as origens. Igualmente, para os fãs que ainda não viram, e queiram descobrir mais sobre os Mandalorians, têm a série da Disney+, “The Mandalorian“.




3º – STAR WARS JEDI: FALLEN ORDER (2019)

Desenvolvido pela Respawn Entertainment, e distribuído pela Electronic Arts, “Star Wars Jedi: Fallen Order” é um dos mais recentes jogos do universo de Star Wars. Lançado em 2019, o jogo é uma lufada de ar fresco em relação aos dois jogos anteriores de Star Wars, os remakes de “Star Wars Battlefront” e “Star Wars Battlefront II”, que não causaram grande impacto entre os fãs, devido as curtas campanhas, problemas nos servidores, e em certos casos, os jogadores nunca morriam.

Nesse sentido, o jogador vai acompanhar a história de Cal Kestis, um jovem jedi padawan sobrevivente, cinco anos após o massacre que os Jedi sofreram em “Star Wars: Episode III – The Revenge of the Sith”. O seu objetivo é completar o seu treino Jedi e tentar restaurar a ordem Jedi.

May the 4th Be With You
© Respawn Entertainment / Electronic Arts

Contudo, o destaque vai para a jogabilidade. Este jogo, em que controlamos o protagonista em terceira-pessoa, tem alguns aspetos característicos de jogos do género Souls, como por exemplo “Dark Souls” e “Bloodborne”. Ou seja, o jogador vai ter uma grande liberdade de movimentos, mas vai ser preciso uma grande mestria para derrotar os inimigos. Mas isso é algo que é natural em qualquer Jedi.

Por fim, “Star Wars Jedi: Fallen Order” pode não acrescentar muito à longa história do universo de Star Wars, mas a jogabilidade satisfez os fãs, e criou alguma expectativa para os próximos jogos da saga.




4º – LEGO STAR WARS THE COMPLETE SAGA (2007)

Este jogo é um marco, ou um exemplo a seguir, sobretudo no que diz respeito aos jogos da Lego. Lançado muito antes da última trilogia, “Lego Star Wars The Complete Saga” continha todos os filmes até à data. Basicamente, é um precedente de “Lego Star Wars The Skywalker Saga”, com menos detalhes, mas ainda assim, um jogo que irá deixar qualquer fã de Star Wars nostálgico.

May the 4th Be With You
© Traveller’s Tales Games

Assim sendo, o jogo contém a trilogia original e a trilogia referente à prequela, divididas por 36 missões principais, que seguiam com rigor a história dos filmes. Nesta altura, os jogos da Lego eram conhecidos por não terem falas, apenas um género de “resmungos”. Ainda assim, com o humor da Lego, a história era perceptível, e a experiência do jogador era ainda melhor.

Contudo, apesar da época, o jogo tinha algumas missões secundárias, que proporcionavam aos jogadores mais algumas horas de diversão. E ainda, durante os eventos principais, os jogadores podiam colecionar os mini-kits, que formavam miniaturas das naves mais emblemáticas da saga.




5º – STAR WARS: BATTLEFRONT II (2005)

Da mesma época de “Star Wars: Knights of the Old Republic” e “Lego Star Wars The Complete Saga”, este jogo veio trazer algo diferente até então, sobretudo no que diz respeito ao modo multijogador e a forma como vai desenvolver-se a narrativa. Apesar da idade “avançada”, e situando-se na quinta posição, é um jogo divertido para qualquer fã de Star Wars.

May the 4th Be With You
© Pandemic Studios / Savage Entertainment

Em primeiro lugar, existe um modo chamado Galactic Conquest, onde os jogadores podem escolher entre 4 facções diferentes – a República, o Império, os Separatistas e os Rebeldes. Qual for a escolha do jogador, o objetivo é o mesmo, ganhar, conquistar a galáxia e levar em avante as intenções de uma determinada facção. Assim sendo, os jogadores podem optar por jogar com o Darth Vader ou com Obi-wan Kenobi, entre outras personagens.

Além disso, o jogo tinha um número elevado de mods, criados pela comunidade. Ou seja, existiam mods para todos os gostos. Por exemplo, para os fãs de Halo, os jogadores podiam instalar no jogo, “Battlefront: Halation”, um mod que tornava “Star Wars Battlefront II” num cenário típico de “Halo“.

[tps_footer]

Já jogaste alguns dos jogos? O que achaste da lista? Quais acrescentavas? Quais dos jogos gostaste menos?

Lê Também:   Lego Star Wars - The Skywalker Saga, em análise

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *