© Denis Makarenko via ShutterStock (ID: 550061911)

Os melhores filmes recomendados por Steven Spielberg

O mestre do cinema Steven Spielberg também sabe apreciar as grandes obras. Estes são os 15 filmes recomendados pelo realizador.

Sumário:

  • Steven Spielberg tem vários filmes que se tornaram clássicos intemporais na sétima arte;
  • Ao longo da sua carreira foi nomeado mais de 20 vezes nos Óscares;
  • De “Shining” a “It’s a Wonderful Life”, o realizador recomenda estes 15 filmes.
Lê Também:
Steve Carrell (The Office) confessa quão más eram algumas das suas piadas

Na filmografia de Steven Spielberg constam filmes como “A Lista de Schindler”, “O Tubarão”, “E.T. – O Extraterrestre”, “O Resgate do Soldado Ryan”, “Cavalo de Guerra”, “O Terminal”, “Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida”, “Relatório Minoritário”, “Os Fabelmans”, “West Side Story”, “The Post – A Guerra Secreta”, entre muitos outros. Em cada um destes projetos encontramos uma narrativa incrível, que nos prende do início ao fim de cada história.

Da mesma forma, os Óscares reconheceram o talento de Steven Spielberg. Ao longo da sua carreira foi nomeado por mais de 20 vezes aos Óscares, mas só venceu três estatuetas douradas – Melhor Filme e Melhor Realizador com “A Lista de Schindler” e Melhor Realizador por “O Resgate do Soldado Ryan”. Estes dois filmes com que venceu as três estatuetas douradas são dos mais vistos da sua filmografia, tornaram-se autênticos clássicos da história do cinema e são visualizados milhares de vezes por milhões de pessoas.

Um realizador que conhece o cinema melhor do que ninguém, Steven Spielberg da mesma forma que escolheu os 5 melhores atores de sempre também recomenda estes 15 filmes, dos êxitos mais recentes ao clássicos intemporais.

Nota: esta lista foi elaborada pela MovieWeb.


The Shining

top 100 vilões the shining filmes
The Shining

The Shining” é um romance de terror escrito por Stephen King, publicado pela primeira vez em 1977. A história segue Jack Torrance, um escritor e alcoólatra em recuperação que aceita um emprego como funcionário na época baixa do Overlook Hotel, um isolado e assombrado resort nas montanhas do Colorado. Jack muda-se para o hotel com a sua esposa, Wendy, e o seu filho Danny, que possui habilidades psíquicas conhecidas como “o brilho”. À medida que o isolamento do inverno se instala, as forças sobrenaturais do hotel começam a influenciar Jack, levando-o à loucura e colocando sua família em perigo.

Três anos depois chega a adaptação cinematográfica de “The Shining”, realizada por Stanley Kubrick, tornou-se um clássico do cinema de terror. Embora o filme tenha recebido críticas mistas na época de seu lançamento, ele se tornou amplamente aclamado ao longo dos anos. Jack Nicholson interpretou Jack Torrance, Shelley Duvall interpretou Wendy, e Danny Lloyd interpretou Danny. No agregador de criticas Rotten Tomatoes o filme obteve 83% de classificação.


O Cavaleiro das Trevas

The Dark Knight christopher nolan steven spielberg oscar filme favorito
© Warner Bros.

“The Dark Knight” é, provavelmente, um dos melhores filmes de super-heróis de sempre. Com 94% de classificação no Rotten Tomatoes, o filme estreou em 2008 e é realizado por Christopher Nolan. É a segunda parte da trilogia “The Dark Knight” de Nolan, que inclui “Batman Begins” (2005) e “The Dark Knight Rises” (2012).

O filme segue Bruce Wayne/Batman, interpretado por Christian Bale, na buscar de Joker (interpretado por Heath Ledger), um vilão que só quer ver o caos a reinar em Gotham. O vilão, que é visto como anárquico, procura destruir a cidade e desafia Batman tanto fisicamente quanto moralmente. Ao mesmo tempo, o promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) torna-se o novo herói da cidade, mas o destino tem outro trabalho para ele.

“The Dark Knight” não deixou ninguém indiferente e foi amplamente aclamado pela sua narrativa complexa, direção, atuações (particularmente a de Heath Ledger) e cinematografia. O filme rendeu mais de mil milhões de dólares na bilheteira.


Lawrence of Arabia

Steven Spielberg filme mais visto lawrence da arabia
José Ferrer em “Lawrence da Arábia” (1962) © Horizon Pictures

“Lawrence of Arabia” é amplamente considerado um dos maiores filmes de todos os tempos. Recebeu dez indicações aos Óscares e ganhou sete, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador (David Lean) e Melhor Fotografia. Seria um crime este filme não ser recomendado por Steven Spielberg.

O filme segue a história verídica de T.E. Lawrence, um oficial britânico que é enviado para a Arábia durante a Primeira Guerra Mundial para avaliar a situação da revolta árabe contra o Império Otomano. Lawrence une-se aos árabes, liderados por Príncipe Faisal (Alec Guinness), e lidera várias campanhas de guerrilha contra os turcos. Ele ganha a confiança dos árabes e torna-se numa figura lendária, unindo tribos rivais e organizando ataques bem-sucedidos.


Os Sete Samurais

Filmin Portugal
Toshirô Mifune, Minoru Chiaki, Yoshio Inaba, Daisuke Katô, Isao Kimura, Seiji Miyaguchi, e Takashi Shimura em “Os Sete Samurais” © Toho Company

“Seven Samurai” (Shichinin no Samurai) é um clássico do cinema japonês estreado em 1954. Da autoria de Akira Kurosawa, este filme é amplamente considerado uma das obras-primas do cinema mundial e teve uma influência profunda em filmes de ação e aventura subsequentes. A história centra-se no Japão feudal do século XVI e gira em torno de uma aldeia de camponeses que, cansada de ser saqueada por bandidos, decide contratar samurais para proteger as suas terras. Com poucos recursos, eles conseguem recrutar sete samurais liderados pelo sábio e experiente Kambei (Takashi Shimura).

“Seven Samurai” é um dos filmes mais influentes da história do cinema. Ele não só inspirou muitos cineastas ao redor do mundo, mas também foi adaptado em várias outras obras, incluindo o famoso western “The Magnificent Seven” (1960). No agregador de criticas Rotten Tomatoes obteve nota máxima, 100% de classificação.

Lê Também:
Este clássico com Sylvester Stallone acaba de chegar ao Streaming

Guardiões da Galáxia

Guardiões da Galáxia Peter Quill Star Lord
© 2017 – Disney/Marvel

“Guardiões da Galáxia” é um dos melhores filmes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), tendo-se destacado pelo tom irreverente, a banda sonora nostálgica e várias personagens carismáticas.

O filme segue Peter Quill (Chris Pratt), um aventureiro que se autodenomina “Star-Lord”, que é capturado após roubar um misterioso artefato. Ao lado de um grupo improvável de criminosos fugitivos: Gamora (Zoe Saldana), Drax, o Destruidor (Dave Bautista), Rocket (Bradley Cooper) e Groot (Vin Diesel), juntos formam os Guardiões da Galáxia para proteger o artefato e salvar o universo de uma ameaça poderosa.

O sucesso foi tanto que deu origem a mais dois filmes e várias das personagens têm papéis importantes em “Avengers: Endgame” (2019). Muitos consideram que “Guardiões da Galáxia” revitalizou a franquia da Marvel com sua abordagem única.


2001: Odisseia no Espaço

odisseia no espaço
©MGM

Um clássico do cinema que dispensa introduções e coloca em causa da dualidade entre Homem e Inteligência Artificial. “2001: A Space Odyssey” é um filme de ficção científica de 1968 realizado por Stanley Kubrick e co-escrito por Kubrick e o autor Arthur C. Clarke. O filme é notável por seus efeitos visuais inovadores, narrativa enigmática e temas filosóficos e é considerado uma obra-prima dentro da ficção científica.


Psycho

Psycho
Psycho | © 1960 – Paramount Pictures

De uma obra-prima da ficção científica para uma obra-prima do suspense. Segundo a sinopse oficial, “cansada de uma longa viagem, a bela Marion Crane (Janet Leigh) instala-se num motel, gerido por Norman Bates (Anthony Perkins), um jovem incapaz de se libertar do jugo materno. Para relaxar, Marion decide tomar um banho. O que se segue é uma das cenas mais famosas da história do cinema, que deixou milhões de pessoas aterradas perante a hipótese de tomar um simples duche”.

Uma das obras mais conhecidas de Alfred Hitchcock e um dos maiores sucessos comerciais do mestre do suspense foi rodado em poucas semanas, com orçamento reduzido e uma equipa de televisão. O filme é baseado no romance homónimo de Robert Bloch, que foi inspirado na vida do assassino em série Ed Gein.

“Psycho” foi aclamado pela crítica e recebeu várias indicações a prémios, incluindo quatro indicações aos Óscares. Wendy Ide, do Times (UK), escreve, “a arte impecável de Alfred Hitchcock é mostrada de forma ainda mais eficaz aqui, na abordagem do realizador a um filme B, do que em muitos dos seus projectos mais grandiosos”.


The Searchers

Cinemateca Portuguesa
‎The Searchers © C.V. Whitney Pictures

John Ford e John Wayne só podia dar em obra-prima. Segundo a sinopse oficial, “o veterano da Guerra Civil Ethan Edwards chega ao Texas em 1868 e encontra o seu irmão e a família dele. No dia seguinte, Comanches invadem o rancho, matando o seu irmão e Martha, a mulher dele, e raptam as duas filhas do casal. Ethan parte então numa busca vingativa junto com o companheiro Martin. Ao encontrarem o corpo da mais velha, saem em busca da mais nova, por quem procuram mais 5 anos no deserto”. Baseado no romance homónimo de Alan Le May, o filme é considerado um dos melhores e mais influentes westerns já feitos.

Apesar de não ter sido indicado para grandes prémios na época de seu lançamento, o filme ganhou uma apreciação crítica significativa ao longo dos anos. Em 1989, “The Searchers” foi selecionado para preservação no National Film Registry dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso por ser “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo”.


Dune: Parte Dois

Dune Parte 2 Filmes mais vistos jogos de tabuleiro steven spielberg
© 2023 Warner Bros. Ent. All Rights Reserved.

Um dos filmes mais mediático dos últimos meses também conquistou Steven Spielberg. O nosso critico João Garção Borges, escreve, “melhor, pelo menos mais consistente do ponto de vista formal, do que a primeira parte. E isso já seria por si só um feito e um convite para desfrutar sem receios esta segunda vaga da saga “Dune”, versão 2024. Não faz esquecer a versão de “Dune”, 1984, realizada por David Lynch e mutilada por desígnios comerciais que na época prevaleceram contra a orientação geral do realizador. Mas não faz esquecer porque na verdade os dois cineastas são apenas pares do mesmo ofício, e nada mais. No dia em que Denis Villeneuve realizar qualquer coisa próxima do The Elephant Man”.

Lê Também:
Esta obra prima de Copolla foi um surpreendente Flop e quase arruinou a sua carreira

The Greatest Show on Earth

steven spielberg greatest show on earth
© Photo by Hulton Archive

Do lendário Cecil B. DeMille, “The Greatest Show on Earth” é um musical de 1952 que explora o mundo dos circos e das apresentações ao vivo. O filme é famoso por seu retrato vibrante e grandioso do mundo do circo, acabando por vencer o Óscar de Melhor Filme. O seu contributo para o cinema não passou ao lado para Steven Spielberg.


O Padrinho

john cazale
A Família Corleone © Paramount Pictures

Com três Óscares, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Roteiro Adaptado (Mario Puzo e Francis Ford Coppola) no currículo, “The Godfather” te mum impacto duradouro no cinema, estabelecendo novos padrões para o género de filmes de máfia e para a narrativa cinematográfica em geral.

O filme influenciou muitas obras subsequentes e tornou-se uma parte significativa da cultura popular, com frases e cenas que são amplamente reconhecidas e referenciadas. Que diga o filme de Greta Gerwig.


Fantasia

fantasia disney
© 1940 – Walt Disney Productions

“Fantasia” é um filme de animação da Disney, lançado em 1940, e é um dos mais inovadores e icónicos filmes da história do cinema de animação. Realizado por Samuel Armstrong, James Algar, Clyde Geronimi, Hamilton Luske e Bill Roberts, o filme é conhecido pela abordagem única que combina animação com música clássica. O filme obteve 95% de classificação no Rotten Tomatoes.


Citizen Kane

o mundo a seus pes top 30 melhores filmes metacritic
“O Mundo a seus Pés”

“Citizen Kane” é frequentemente estudado nos cursos de cinema em todo o mundo e continua a ser uma referência na análise cinematográfica. O filme é conhecido pela complexidade narrativa, inovação técnica e por ter estabelecido novos padrões para a produção de filmes. Orson Welles, na sua estreia como realizador, estabeleceu um legado duradouro com “Citizen Kane”, que permanece como um pilar fundamental no estudo da arte cinematográfica.

O filme segue a vida de Charles Foster Kane (interpretado por Orson Welles), um magnata da imprensa que morre na sua mansão isolada, Xanadu. A história é contada através de uma série de flashbacks enquanto um repórter tenta descobrir o significado da última palavra de Kane, “Rosebud”.


The 400 Blows

steven spielberg quatrocentos golpes
© Sédif Productions

“Les Quatre Cents Coups” (em inglês, “The 400 Blows”) é um filme francês de 1959, realizado pelo mestre François Truffaut. O filme é considerado um marco do Novo Cinema Francês e uma obra-prima do cinema europeu.

O filme segue Antoine Doinel, um jovem de 12 anos interpretado por Jean-Pierre Léaud, que enfrenta dificuldades em casa e na escola. Sentindo-se negligenciado e incompreendido, Antoine rebelia-se contra a autoridade e enfrenta várias experiências desafiadoras, culminando numa fuga desesperada.


It’s a Wonderful Life

Do Céu Caiu Uma Estrela
James

Por fim mas não o menos importante, “It’s a Wonderful Life”, um clássico do cinema norte-americano realizado por Frank Capra e protagonizado por James Stewart e Donna Reed.

O filme segue George Bailey (interpretado por James Stewart), um homem que, após uma série de dificuldades pessoais e financeiras, considera acabar com sua vida na véspera de Natal. Um anjo da guarda chamado Clarence (interpretado por Henry Travers) é enviado para mostrar a George o impacto positivo que sua vida teve nas pessoas ao seu redor. Através dessa visão, George percebe a importância de sua própria existência e o efeito que ele teve nas vidas dos outros.

Já viste alguns destes filmes? Concordas com o realizador?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *