Os 10 melhores posters de outubro
[tps_header]
O mês de outubro de 2017 viu a divulgação de muitos fabulosos posters de cinema, cheios de imagens sonhadoras e apaixonantes iconografias cinematográficas.
[/tps_header]
Depois de um mês de ausência, a nossa rubrica dos melhores e piores posters da semana regressa com um artigo muito especial. Longe de fazermos uma reflexão singular da última semana no panorama dos posters de cinema e televisão, celebramos aqui os 10 filmes que nos deram os melhores posters no mês de outubro de 2017. Para a semana, regressaremos ao nosso modelo usual, mas, por enquanto, ficam aqui os melhores posters do último mês, apresentados sem nenhuma ordem hierarquizante. Diz nos comentários qual deles é o teu favorito.
OS MELHORES POSTERS DE OUTUBRO #1
O primeiro dos posters desta nossa seleção vem de um filme com já algumas consideráveis décadas de idade. “O Sacrifício” estreou originalmente em 1986, no Festival de Cannes, e foi o último filme do mestre Andrei Tarkovsky. Este ano, uma restauração da obra vai chegar aos cinemas e com isso vem também uma nova coleção de material promocional, como este lindíssimo cartaz que faz excelente uso da mais impactante e inesquecível imagem do filme.
OS MELHORES POSTERS DE OUTUBRO #2
Do solo capítulo sueco na filmografia de um grande mestre do cinema soviético, passamos a uma obra-prima contemporânea do cinema da Bolívia, “Viejo Calavera”. Depois de fazer uma passagem gloriosa pelo circuito dos festivais, este filme está agora a dar os primeiros passos no mercado comercial. Neste novo poster, uma colagem de imagens sugere os epítetos de montagem inebriante que marcam alguns dos melhores momentos da obra. Para além disso, há que se celebrar um poster internacional que cita uma crítica da Magazine HD.
OS MELHORES POSTERS DE OUTUBRO #3
“All I See Is You” teve uma receção ambivalente e marcada por escasso entusiasmo quando foi exibido, há mais de um ano, no Festival de Toronto. Agora, aquando da sua distribuição comercial, o filme tem vindo a suscitar reações mais celebrativas, sendo que as experimentações formalistas do thriller e a prestação de Blake Lively têm sido particularmente elogiados. Este poster salienta esses dois aspetos, usando a face da atriz como ponto de partida a uma elegante distorção por meio de sugestivas manchas de tinta.
OS MELHORES POSTERS DE OUTUBRO #4
O vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes deste ano, “BPM” de Robin Campillo, está a chegar aos cinemas de inúmeros países este Outono, incluindo os EUA e Portugal. O drama sobre as atividades da secção parisiense dos ativistas gay ACT UP durante a crise da SIDA na década de 1990 tem sido amplamente aclamado pela sua impetuosidade política e fervilhante joie de vivre. Neste cartaz, tais elementos e tonalidades estão em evidência numa composição simples, mas eficaz.
OS MELHORES POSTERS DE OUTUBRO #5
Para o sexto filme a ser mencionado nesta seleção de títulos, temos dois cartazes a destacar. Usando sempre o motivo visual de uma mulher de perfil, estes posters para “Acrimony” constituem duas belíssimas ilustrações cheias de pequenos apontamentos de iconografia sugestiva. Por um lado, temos a silhueta rabiscada de uma medusa sombria, por outro, temos uma mulher que chora uma lágrima onde a imagem de dois amantes abraçados se evidencia.
OS MELHORES POSTERS DE OUTUBRO #6
Por vezes, um poster só necessita de uma potente tagline e uma boa foto para ser um triunfo gráfico. Tal é o caso do novo cartaz para “Thoroughbreds”, onde a inclusão da tagline em amarelo domina o cartaz de um modo quase violento.
OS MELHORES POSTERS DE OUTUBRO #7
Se o amarelo nas letras do cartaz de “Thoroughbreds” é uma decisão de modesta genialidade, a paleta cromática neste novo poster de “Thor: Ragnarok” é uma ostentosa mostra de orgástica policromia, sem qualquer modéstia ou subtileza. O resultado é tão belo como bombástico e impactante.
OS MELHORES POSTERS DE OUTUBRO #8
“Phantom Thread” é o novo filme de Paul Thomas Anderson e, possivelmente, a última aparição no grande ecrã de Daniel Day-Lewis. Para além disso, este é também um filme sobre moda, onde as luxuosas texturas da alta-costura dos anos 50 do século passado enchem cada fotograma com uma tatilidade inebriante. Pelo menos, é isso o que o trailer e este poster sugerem – algo belo, elegante e profundamente intoxicante.
OS MELHORES POSTERS DE OUTUBRO #9
Da beleza sedosa de “Phantom Thread” passamos para o pesadelo sufocante de “The Killing of a Sacred Deer”, o mais recente trabalho do provocador cineasta grego Yorgos Lanthimos. Este é um dos melhores posters do ano, uma conflagração de elementos simples, mas levemente pervertidos de tal modo a construírem uma imagem de vibrante desconforto visual.
OS MELHORES POSTERS DE OUTUBRO #10
O novo poster para o novo sonho cinematográfico de Guillermo del Toro, “The Shape of Water”, é tão brilhante como o cartaz de “The Killing of a Sacred Deer”. No entanto, enquanto o filme de Lanthimos é promovido através de imagens onde o mundano é tornado desconcertante, o filme que ganhou o Leão de Ouro em Veneza é ilustrado com imagens que tornam o insólito em algo confortável, apaixonante e comovente. Há algo quase sedutor neste abraço subaquático entre um monstro inumano e a mulher que por ele se apaixona. O toque de papel de parede no fundo é a cereja no topo deste bolo de ingenuidade gráfica.
[tps_footer]
Para a semana, a nossa rubrica dos melhores e piores posters da semana volta à sua programação normal. Será que algum destes filmes vai regressar? Não percas!
[tps_footer]