O piano da banda sonora do épico de Ridley Scott pertenceu mesmo a Napoleão
“Napoleão” tem sido bastante criticado pelas suas incoerências históricas. Mas afinal há um aspeto muito real no épico de Ridley Scott.
Um dos filmes mais aguardados do ano , “Napoleão”, tem sido fortemente criticado devido às suas incoerências históricas.
O realizador Ridley Scott já se pronunciou várias vezes a esse respeito, em defesa do seu filme. No início de Novembro, ainda antes da estreia do filme, numa entrevista concedida ao The New Yorker e após ser confrontado pelas tais críticas sobre as imprecisões históricas, Ridley Scott respondeu com poucas palavras, “Get a life!” (“Arranjem uma vida”).
Da mesma forma, o realizador de outros épicos históricos como “Gladiador” e “O Último Duelo“, também desvalorizou a critica francesa – “os franceses nem sequer gostam deles próprios. O público a quem o mostrei em Paris, adorou-o (o filme)”.
Apesar das várias críticas, há um aspeto importante do filme que pertenceu ao próprio imperador Napoleão Bonaparte.
O OBJETO QUE PERTENCEU AO IMPERADOR
Uma das músicas da banda sonora do filme não poderia ser mais autêntica. A música que abre o filme, “Napoleon’s Piano“, é de facto, como o próprio nome da música, tocada pelo piano que pertenceu ao infame imperador. O piano está exposto no Museu de História Musical em Londres, e conhecido como Erard No7493, terá sido construído na fábrica parisiense de Erard Frères em 9 de Outubro de 1808. Relatos indicam que Napoleão ofereceu-o à sua segunda mulher, Marie Louise, aquando do seu casamento em 1810.
Assim que o compositor Martin Phipps descobriu a sua existência, soube que tinha de o utilizar na banda sonora do filme de Ridley Scott.
Numa entrevista com NPR’s Morning Edition diz, “foi uma grande emoção estar lá e tocar. Tem um som muito particular. Não é um som particularmente bonito, o que nos serviu muito bem para a nossa caraterização, mas é um som interessante, e foi muito satisfatório colocá-lo na banda sonora.”
Como é possível ver na imagem principal, o piano tem um aspeto quadrado, que proporciona um som ressonante com um eco muito diferente dos pianos actuais.
SPOTIFY | NAPOLEÃO CONQUISTOU AS SALAS DE CINEMA DE TODO O MUNDO
Já viste o filme? Sabias da existência deste piano?