© Museum of Music History

O piano da banda sonora do épico de Ridley Scott pertenceu mesmo a Napoleão

“Napoleão” tem sido bastante criticado pelas suas incoerências históricas. Mas afinal há um aspeto muito real no épico de Ridley Scott.

Um dos filmes mais aguardados do ano , “Napoleão”, tem sido fortemente criticado devido às suas incoerências históricas.

Lê Também:   Rock in Rio Lisboa 2024 acaba de anunciar o primeiro artista português e o início da venda de bilhetes

O realizador Ridley Scott já se pronunciou várias vezes a esse respeito, em defesa do seu filme. No início de Novembro, ainda antes da estreia do filme, numa entrevista concedida ao The New Yorker e após ser confrontado pelas tais críticas sobre as imprecisões históricas, Ridley Scott respondeu com poucas palavras, “Get a life!” (“Arranjem uma vida”).

Da mesma forma, o realizador de outros épicos históricos como “Gladiador” e “O Último Duelo“, também desvalorizou a critica francesa –  “os franceses nem sequer gostam deles próprios. O público a quem o mostrei em Paris, adorou-o (o filme)”.

Lê Também:   NOS Alive 2024 acaba de adicionar uma das melhores bandas de sempre ao cartaz

Apesar das várias críticas, há um aspeto importante do filme que pertenceu ao próprio imperador Napoleão Bonaparte.




O OBJETO QUE PERTENCEU AO IMPERADOR

napoleão piano musica martin phipps
©Big Picture Films

Uma das músicas da banda sonora do filme não poderia ser mais autêntica. A música que abre o filme, “Napoleon’s Piano“, é de facto, como o próprio nome da música, tocada pelo piano que pertenceu ao infame imperador. O piano está exposto no Museu de História Musical em Londres, e conhecido como Erard No7493, terá sido construído na fábrica parisiense de Erard Frères em 9 de Outubro de 1808. Relatos indicam que Napoleão ofereceu-o à sua segunda mulher, Marie Louise, aquando do seu casamento em 1810.

Lê Também:   Festivais de Verão 2024 | Todas as confirmações já conhecidas

Assim que o compositor Martin Phipps descobriu a sua existência, soube que tinha de o utilizar na banda sonora do filme de Ridley Scott.

Numa entrevista com NPR’s Morning Edition diz, “foi uma grande emoção estar lá e tocar. Tem um som muito particular. Não é um som particularmente bonito, o que nos serviu muito bem para a nossa caraterização, mas é um som interessante, e foi muito satisfatório colocá-lo na banda sonora.”

Como é possível ver na imagem principal, o piano tem um aspeto quadrado, que proporciona um som ressonante com um eco muito diferente dos pianos actuais.

SPOTIFY | NAPOLEÃO CONQUISTOU AS SALAS DE CINEMA DE TODO O MUNDO

Já viste o filme? Sabias da existência deste piano?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *