Esta obra prima de Copolla foi um surpreendente Flop e quase arruinou a sua carreira
Francis Ford Coppola está novamente no ativo com “Megalopolis”. No entanto a sua carreira podia ter acabado há muito por conta deste filme.
Sumário:
- Francis Ford Coppola é um nome incontornável na história do cinema mundial com vários filmes icónicos;
- O realizador fundou a sua própria produtora mas o filme que realizou logo a seguir levou-o à beira da falência;
- “One From the Heart” podia ter encurtado a carreira do realizador, um tema discutido numa das suas últimas entrevistas.
Francis Ford Coppola é um realizador que ocupa um lugar na história mundial do cinema graças a filmes como “O Padrinho” (1972), “Apocalypse Now” (1979), “Drácula de Bram Stoker” (1992), “O Padrinho II” (1974), entre outros.
Da mesma forma trabalhou com alguns dos melhores ator de sempre – Al Pacino, Marlon Brando, John Cazale, Robert Duvall, James Caan, Diane Keaton, entre outros. No entanto, um filme específico quase destruiu a sua carreira.
A obra prima que não foi um sucesso de bilheteira
Depois de fundar o seu estúdio, American Zoetrope, o cineasta produziu e realizou o seu primeiro filme, que acabou por ser um fracasso comercial, levando-o à bancarrota. O orçamento inicial de 2 milhões de dólares disparou para 25 milhões, e o filme arrecadou apenas 600 mil dólares nas bilheteiras. Este filme foi “One From the Heart“, considerado uma obra-prima pela crítica, apesar do insucesso financeiro.
Para recuperar a sua fortuna, Francis Ford Coppola teve de aceitar diversos trabalhos de qualidade inferior ao longo dos anos. Apesar do insucesso comercial, “One From the Heart” foi nomeado para o Óscar de Melhor Canção Original e conta com uma das melhores bandas sonoras de sempre, composta por Tom Waits e Crystal Gayle. Waits, um dos músicos mais influentes com uma carreira de mais de 40 anos e 30 álbuns, colaborou várias vezes com Francis Ford Coppola, e o seu trabalho inclui prémios Grammy e uma nomeação para os Óscares.
A opinião do realizador sobre o impacto que teve na sua carreira
Durante uma conversa com a DGA, o cineasta falou sobre o impacto que o fracasso teve na sua carreira e como conseguiu superar isso.
O realizador revelou: “’One From the Heart‘ deixou-me com um enorme buraco financeiro, e consegui liquidar essa dívida, em vez de perder a minha casa e todas as minhas propriedades, fazendo um filme todos os anos e pagando uma enorme prestação anual ao banco. Mas mesmo quando estava nesse modo, sempre tentei encontrar algo por que me apaixonar.”
Acrescentou ainda, “Nunca fiz um filme onde não pudesse dizer o que foi que me fez apaixonar por algo nele. Alguns funcionaram melhor do que outros, mas quando estás a fazer um filme todos os anos porque tens um pagamento a caminho, é uma situação única. Mas mesmo assim, continuei com a minha ideia de, cada vez que fazia um filme, perguntar qual era o tema e fazer algum tipo de experiência da qual pudesse aprender.”
Já viste este filme?