Crédito editorial: lev radin / Shutterstock.com

Afinal o mais recente filme de Francis Ford Coppola está em risco de não chegar aos cinemas

Francis Ford Coppola está de regresso com “Megalopolis”, porém o filme ainda não encontrou uma casa.

Francis Ford Coppola é indisputavelmente um dos maiores cineastas da história do cinema americano, sendo responsável por obras ainda hoje lembradas como os três filmes da série “O Padrinho”, “Apocalypse Now” ou ainda “Drácula de Bram Stoker”. Agora, o vencedor de 5 Óscares provou que ainda tem muito para oferecer à sétima arte ao conseguir finalmente concluir um sonho com mais de 20 anos.

Lê Também:   HBO Max em Abril | Nova Minissérie com Robert Downey Jr. (Oppenheimer) e outras perólas

“Megalopolis”, o seu próximo filme, é o novo épico do realizador que conta a história de um arquiteto (Adam Driver) que planeia reconstruir a cidade de Nova Iorque com uma visão futurista e utópica que vai contra os planos mais conservadores do presidente da cidade (Giancarlo Esposito). Ao lado destes, estarão também Forest WhitakerNathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Jon Voight, Laurence Fishburne, Shia LaBeoufTalia ShireJason Schwartzman.

Francis Ford Coppola está de volta © Dennis Makarenko via Shutterstock.com, ID 45946030

Com um orçamento estimado de 120 milhões de dólares, o ambicioso projeto foi financiado pela venda de uma parte significativa do império vinícola de Francis Ford Coppola. Agora, segundo o The Hollywood Reporter, Coppola procura um estúdio que faça a distribuição da obra e que despenda um orçamento de marketing em torno de 40 milhões para o mercado doméstico e de 80 milhões a 100 milhões para o resto do mundo.

Lê Também:   O controverso novo filme de Jenna Ortega chega aos cinemas portugueses esta semana

Para tal, “Megalopolis” foi exibido a 28 de março no Universal CityWalk Imax theater para um público composto por grandes nomes da indústria, incluindo Donna Langley, chefe de conteúdo da NBCUniversal; Tom Rothman, chefe da Sony; Nicolas Cage, Al Pacino, entre outros. Embora, haja reações positivas, pressentem-se imensas dúvidas por parte dos estúdios de que este seja um projeto comercialmente viável.




Adam Driver é o grande protagonista de “Megalopolis”, a nova obra de Francis Ford Coppola © DFree via ShutterStock (ID: 1604260288)

Ao The Hollywood Reporter, vários distribuidores apresentaram as suas dúvidas, “Simplesmente não há como posicionar este filme” defendeu uma das fontes. Por sua vez, outros destacam o sentimento de respeito pela história de Francis Ford Coppola, “Toda a gente torce por Francis”, ainda assim relembram “Mas há o lado comercial das coisas”.

Outra fonte descreveu “um silêncio evidente no final” da exibição do filme, ainda assim não descarta “Megalopolis” como um fracasso, ainda que  inconsistente, “é realmente imaginativo e diz algo sobre o nosso tempo”. Segundo este, o filme deverá ser escolhido por um estúdio pequeno e especializado.

Lê Também:   A maioria da crítica não gostou, mas esta série já é a mais vista da HBO Max

Porém, a The Hollywood Reporter nota que nem a A24 nem a NEON, as marcas que encaixam nesta ideia, têm orçamento suficiente para acarretar as exigências de Coppola. E aqueles que têm, Focus Features e Universal Pictures, já mostraram não estar interessados na tarefa.

Um veterano acredita que se Coppola estivesse disposto a acarretar os custos de marketing ou reduzi-los, “haveria muito mais partes interessadas” em “Megalopolis”. Há ainda quem acredite que o lugar do filme será eventualmente uma plataforma de streaming, algo que não parece ser o cenário de sonho para Francis Ford Coppola que pretende que o filme seja visto em IMAX.

Colocam-se também dúvidas sobre o apelo de “Megalopolis” junto de uma audiência massiva, caracterizando-o como “uma espécie de experiência indie”. Um dos distribuidores presentes contraria esta ideia, ““Como é que se define o que é comercial?”, citando o exemplo de “Blade Runner” que se tornou um grande sucesso ao longo dos tempos. Ainda assim, o seu estúdio não comprará “Megalopolis”, “Leva tempo para encontrar a combinação certa”.

Lê Também:   Os 6 melhores filmes e séries para ver esta semana na Netflix, Disney+, Apple TV+ e SkyShowtime

Outros não são tão entusiastas quanto a “Megalopolis”. Segundo um dos presentes, “Não é assim que Coppola deveria encerrar sua carreira como realizador”, destacando que o filme não é bom e que qualquer pessoa que decida acarretar as despesas que ele exige “irá perder dinheiro”.

Anteriormente, Francis Ford Coppola assegurou que não iria fazer qualquer decisão referente a festivais de cinema, até conseguir uma distribuidora. Porém, segundo a Deadline, “Megalopolis” estreará em competição no festival de Cannes.

POST |  MEGALOPOLIS, O SONHO DE FRANCIS FORD COPPOLA

E tu, estás entusiasmado para a estreia de “Megalopolis”  do realizador Francis Ford Coppola?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *