© Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com

Surpresa! Óscares anunciam nova e aguardada categoria

A espera acabou… A Academia acaba de anunciar o reconhecimento nos Óscares há muito reclamado para um departamento essencial na indústria.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas composta por cerca de 11.000 membros, oriundos de 93 países, revelou as suas nomeações para as 23 categorias dos Óscares 2024 no passado dia 23 de janeiro. Num anúncio feito no dia de hoje (8 de fevereiro), o Conselho de Governadores da Academia de Cinema acaba de revelar que a partir de 2026 poderemos estar a falar não só de 23 categorias, mas sim 24.

Lê Também:   Óscares 2024 | Já são conhecidos os nomeados e há surpresas

Na 98ª cerimónia dos Óscares, que homenageará os filmes lançados em 2025, já não serão só distinguidos os atores, realizadores, diretores de fotografia, argumentistas, entre outros, abrindo-se espaço para um reconhecimento há muito pedido pela indústria.

A primeira categoria a ser introduzida desde Melhor Animação © 2001 DreamWorks Animation LLC. All Rights Reserved.

A luta pelo reconhecimento dos diretores de elenco remonta ao final da década de 1990, quando houve um forte impulso para adicionar escolha de elenco às categorias premiadas. No entanto, por não ter apoio generalizado naquela época acabou por não se concretizar.

Lê Também:   Tudo sobre os principais prémios e previsões da Award Season 2023/2024

Desde aí, a Academia foi prometendo que o momento deste departamento subestimado pela indústria iria chegar, fundando em 2013 o seu próprio sector que conta agora com cerca de 160 membros. Esta será a primeira categoria a ser introduzida pelos Óscares desde Melhor Filme de Animação, que entrou em vigor na 74ª edição da cerimónia, decorrida em 2002.




DEPOIS DE CASTING, CHEGARÁ A VEZ DO RECONHECIMENTO DOS DUPLOS?

© 2019 Summit Entertainment, LLC. All Rights Reserved.

Em comunicado, Bill Kramer, CEO da Academia, e Janet Yang, a presidente da Academia, celebraram a introdução da categoria “Best Casting“, dizendo que “Os diretores de elenco desempenham um papel essencial na produção cinematográfica e, à medida que a Academia evolui, temos orgulho de adicionar casting às categorias que reconhecemos e celebramos (…) Congratulámos os nossos membros do Casting Directors Branch por este marco emocionante e pelo seu comprometimento e diligência ao longo deste processo”.

Os governadores do departamento de Casting da Academia, Richard Hicks, Kim Taylor-Colman e Debra Zane, emitiram uma declaração conjunta: “Em nome dos membros do departamento de Diretores de Elenco, gostaríamos de agradecer ao Conselho de Governadores, ao Comité de Premiação e à liderança da Academia pelo seu apoio. Este prémio é um reconhecimento merecido aos talentos excepcionais de nossos diretores de elenco e uma prova dos esforços dedicados da nossa secção”.

Lê Também:   Os 11 atores com mais nomeações ao Óscar e que nunca venceram

Agora que a Academia confirmou a introdução de Best Casting a partir de 2026, o próximo passo prende-se com o reconhecimento de Best Stunts. No ano passado, Chad Stahelski (“John Wick 4”) já tinha avançado que existiam discussões em curso dentro da Academia para o reconhecimento desse sector, que conta com um apoio significativo de Hollywood.

Em março de 2023, a Academia criou o Departamento Produção e Tecnologia, composto por posições técnicas e de produção-chave em todas as fases da concepção cinematográfica, desde a pré-produção até à pós-produção em Hollywood. Em norma, leva cerca de dez anos desde a criação de um comité até a introdução de uma nova categoria.

E tu, acreditas que reconhecer o trabalho de casting era essencial para os Óscares?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *