©MOTELx

Pensive no MOTELx’23, a Crítica: O primeiro slasher lituano

Mais um candidato de peso no MOTELx’23, que esteve em competição com outras 6 longas-metragens de distintas proveniências na Competição Prémio Méliès d’argent para Melhor Longa Europeia, “Pensive” afirma-se como o primeiríssimo slasher oriunda da Lituânia. Mas será que a obra acrescenta algo mais a um dos géneros com mais tradição no terror?

Lê Também:   My Animal no MOTELx’23, a Crítica: Um 'coming of age' feral de cortar a respiração

Com uma história já longa, inclusive já bastante celebrada no MOTELx – quem se recorda da emotiva sessão de “Massacre no Texas” (1974), que contou com a presença do realizador Tobe Hooper em sala e para uma masterclass, em 2013, antes de perdermos este grande do terror em 2017 – o slasher é uma instituição do terror.

A instituição com franchises mais longos e bem-sucedidos, do próprio “Texas Chainsaw Massacre” a “Halloween”, passando por Scream” (que continua forte) e tantos, tantos, outros (como por exemplo a recente estupenda, ainda a decorrer, trilogia de Ti West com Mia Goth no centro de tudo). Todavia, a instituição do slasher parece ter inerente algo de especificamente americano. O medo do estranho mascarado, da violência, das mortes a ritmo desenfreado.

A Arte de Matar FilmTwist
©Black Nights Film Festival

Por isso é tão interessante o que é aqui feito com “Pensive”, um slasher lituano, auto-intitulado o primeiro dentro desta categoria e também o primeiro na filmografia do seu autor Jonas Trukanas. Exibido no MOTELx 2023 em parceria com a nova plataforma de terror FilmTwist, onde o filme estreará em breve com o título “A Arte de Matar”, “Pensive” é um slasher distinto, que vai beber fortemente do folklore nórdico para construir a sua narrativa.

Lê Também:   Hostile Dimensions no MOTELx'23, a Crítica: Um sci-fi pouco convencional e inventivo

O “monstro” que aqui se apresenta não tem uma história de origem particularmente rica, pelo menos para os padrões do século XXI, mas a construção da relação entre as personagens eleva-se dentro do género. Potencialmente alvo de crítica por começar com as mortes demasiado tarde e deixar muitas delas para o off-screen (fora de ecrã, claramente por motivos de orçamento limitado), a verdade é que tais questões não condicionam a tensão de “Pensive”, nada senão galopante.




“Rupintojelis” (no original) musica a sua chacina ao som de uma rave de estudantes de liceu que comemoram o final do secundário. Aqui, como no slasher clássico americano, temos todo o tipo de personagens-tipo neste filme de elenco protagonizado por estudantes de secundário: o nerd responsável e cauteloso, nosso protagonista, o seu amigo mais excêntrico, sonhador e menos constrangido, a rapariga mais popular da escola, por quem o protagonista está apaixonado, a rapariga estranha mas fascinante ou ainda o desportista (que aqui se prepara para ir jogar para os Estados Unidos da América, num clube profissional do outro lado do Oceano).

Pensive 2023
©Black Nights Film Festival
Lê Também:   MOTELx'23 | Smother, a Crítica

E mesmo que nada seja incrivelmente surpreendente no desenrolar da matança ou mesmo nas interações entre os adolescentes, há vários gestos admiráveis a reconhecer. Os diálogos são firmes e procuram desconstruir a hierarquia social do liceu, o valor de entretenimento está sempre alto e existem notas de humor arrojadas ao longo de toda a longa, tornando a experiência de visualização para lá de prazerosa.

No final, temos também uma reviravolta bastante forte, que no fundo se vai simplesmente ancorar, de forma consistente, na psicologia de personagens que nos foi ilustrada ao longo de todo este “We Might Hurt Each Other” (título alternativo americano).

Concluída a acção, o que marca é o que retirámos dos atos de Marius, o nosso protagonista, e de todos os seus colegas e amigos. Esta é a marca de um terror eficaz, capaz de se transcender e revelar intenções adicionais.

Lê Também:   MOTELX'23 | Paris Zarcilla expressa a revolta de Raging Grace em entrevista

PENSIVE | TRAILER DESTE SLASHER INDIE QUE COMPETIU NO MOTELX

“Pensive” ficará disponível, em breve, para streaming através da plataforma FilmTwist, dedicada ao terror e fantástico!

Pensive, em análise
Pensive Poster

Movie title: Pensive

Movie description: “Sejam caçadores, não presas”. Depois da festa de formatura organizada pela estrela de basquetebol da escola, Rimas, ter sido cancelada, Marius convida a sua turma para uma cabana remota cuja venda a sua mãe está a mediar. Tudo para impressionar Brigita, uma colega por quem está secretamente apaixonado. Chegados ao local, churrasco em preparação e colunas a rebentar, a rave está alinhavada. No entanto, a noite toma um rumo macabro, quando dois dos jovens arrastam uma estátua de madeira de um círculo com outros monólitos para a festa. Aos poucos, o grupo vai sendo trucidado por uma misteriosa figura mascarada. Nomeado para Melhor Filme Báltico no Tallinn Black Nights Film Festival, este primeiro (de sempre) slasher lituano envolvido em ambiência folklore, é inspirado numa interação nocturna entre o realizador, Jonas Trukanas, e uma estátua do Cristo Pensativo (figura religiosa comum nos países bálticos) numa floresta.

Date published: 25 de September de 2023

Country: Lituânia

Duration: 87'

Author: Jonas Trukanas, Titas Laucius

Director(s): Jonas Trukanas

Actor(s): Šarūnas Rapolas Meiliešius, Gabija Bargailaitė, Marius Repšys

Genre: Terror, Thriller,

[ More ]

  • Maggie Silva - 82
82

CONCLUSÃO

“Pensive” brinca com os conceitos de heroísmo, altruísmo e egoísmo com bastante astúcia. O nosso herói (ou protagonista, antes) nunca é o que precisamos que ele seja. 

Assim, cria-se uma tensão que de outra forma não seria tão gritante. Assim, cria-se interesse genuíno. 

Tudo isto num jogo de fúria ‘folklórica’ que escolhe não música que evoque a tradição, nem tão pouco sons tradicionais de terror, mas antes uma sonoridade de discoteca que nos entra pelo cérebro adentro e energiza. 

Sending
User Review
0 (0 votes)

Leave a Reply