©NOS Audiovisuais

Priscilla de Sofia Coppola prestes a chegar aos cinemas portugueses

O filme de Sofia Coppola sobre o casamento de Priscilla e Elvis Presley, com Cailee Spaeney e Jacob Elordi, tem estreia marcada para Portugal em breve.

Baseado em ”Elvis and Me”, uma autobiografia de Priscilla Presley, e distribuído pela A24, ”Priscilla” segue a vida do casal icónico pela perspetiva da mesma. Guiada pelo olhar artístico de Sofia Coppola (”Lost in Translation”), consiste numa trama que retrata o r0mance e separação das duas figuras da cultura pop.

Lê Também:   Os cineastas que realizaram mais filmes nomeados aos Óscares

Transportada para o ecrã pelo talento de Cailee Spaenly, ”Priscilla” atraiu o olhar dos críticos na sua estreia no Festival de Cinema de Venice,  rendendo o prémio de melhor atriz para esta. Ainda mais, a atriz arrecadou nomeações noutras premiações como os Globos de Ouro e os Gotham Awards. Com este papel, foca a narrativa para uma figura que sempre foi vista como secundária a uma vedeta intemporal.

Também a destacar temos Jacob Elordi (Euphoria). Além da nomeação nos BAFTA pelo viral Saltburn, conseguiu acrescentar mais este sucesso crítico  ao seu crescente currículo. Neste filme, apresenta-nos com uma versão mais escalada à realidade de Elvis Presley, que permanece vivo pela sua persona gigante e icónica. Logo, invés dos estádios lotados, foca-se na sua atuação enquanto marido e humano e todas as nuances que isto trás.




Para além disso, temos Sofia Coppola. A realizadora e escritora vencedora de um Oscar, é conhecida pelo seu tratamento das facetas mais frágeis e complexas da experiência humana, especialmente a feminina. Acima de tudo, aprofunda os detalhes do psicológico e maneira humana, com narrativas reais e emocionais. Naturalmente, este toque sensível não é perdido neste filme.

Como menciona Cláudio Alves, na crítica publicada aqui na MHD: ”Há muita dessa frieza também, o eco de alguém preso dentro de uma caixa de joias e a asfixia da laca, do beijo, do amor tóxico. Acima de tudo, há uma abordagem peculiar ao estudo de personagem, definindo a figura central através da ausência e da capitulação. ”.

Lê Também:   É por isto que Greta Gerwig ("Barbie") ficou de fora dos Óscares 2024

Quando comparamos com os seus outros guiões pode aparentar que esta história difere-se das outras fictícias que já contou. Contudo, Coppola acaba por trabalhar esta trama biográfica como trata muitos dos seus filmes, ao focar-se no lado humano por detrás das estrelas. Como tal, Priscilla é um olhar mais introspetivo dos lados mais obscuros da fama, e os traumas trazidos num romance tão público e, por vezes, tóxico. Romance esse, que inclui o rei do rock’n’roll – Elvis Presley.

“Priscilla” irá estrear nos cinemas portugueses a 7 de março!

TRAILER | PRISCILLA DE SOFIA COPPOLA

És fã de Sofia Coppola?  Vais ver Priscilla quando chegar aos cinemas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *