Project xCloud © Xbox

Project xCloud da Xbox chegará em Setembro

A Microsoft não pretende abrandar o ritmo de entrada à nova geração, com o Project xCloud a chegar ao Xbox Game Pass Ultimate em Setembro.

Precisamente uma semana antes do Xbox Games Showcase, o chefe do departamento gaming da Microsoft, Phil Spencer, anunciou no Xbox Wire que o serviço de streaming conhecido como Project xCloud chegará já em Setembro, numa data por anunciar.

O xCloud, com nome oficial ainda por revelar, fará parte do pacote Xbox Game Pass Ultimate, que já conta com 3 serviços: Xbox Game Pass Consola, Xbox Game Pass PC e Xbox Live Gold. Esta adição que chega em cerca de 2 meses, não terá qualquer custo adicional.

É uma rampa de lançamento para a nova geração que se avizinha, com a mentalidade do jogador no centro da experiência a ser colocada em prática. Os jogadores que desejarem desfrutar dos mais de 100 títulos do Xbox Game Pass e não tiverem uma consola Xbox, poderão subscrever o serviço e jogar no seu dispositivo móvel.

Lê Também:
Xbox Series X | O que podemos esperar do futuro?

Infelizmente, não foram revelados detalhes quanto à sua disponibilidade em Portugal. Na verdade, foram mencionados apenas os “países suportados”, que poderão ser a pequena lista de países que já receberam os testes do cloud streaming através do Xbox Game Streaming. Se assim for, o pequeno canto lusitano não faria parte da lista, que conta apenas com os testes de console streaming, para quem já possui uma consola Xbox. No entanto, certamente haverá novidades num futuro próximo.

Xbox Series X Front
Xbox Series X © Microsoft

Na publicação oficial, Spencer focou os pontos mais importantes na estratégia da Xbox para a próxima geração, que incluem a segurança, bem-estar e acessibilidade na comunidade, a consola mais poderosa do mercado para demonstrar os videojogos na sua melhor forma, emparelhada com o serviço mais completo e valioso, o Xbox Game Pass.

Outros pontos essenciais do ecossistema Xbox foram focados, como a escolha dos jogadores que será respeitada. Independentemente da plataforma que escolherem utilizar, estes não serão forçados a comprar a nova consola no lançamento para jogar os títulos mais recentes, como “Halo Infinite“.

Nem os jogos das gerações anteriores ficarão para trás. A Microsoft tenciona que todos os jogos da Xbox One (que não necessitem de Kinect) estejam disponíveis e prontos a jogar na Xbox Series X no seu lançamento. Além disso, muitos dos títulos com versão Xbox One e Xbox Series X terão a função Smart Delivery, uma decisão popular nesta transição de gerações na Microsoft e Sony, que permite que os jogadores não necessitem de adquirir o mesmo jogo duas vezes para desfrutá-lo em duas gerações distintas.

Como anunciado anteriormente, a retro-compatibilidade vai desde os jogos ao hardware. Os acessórios da Xbox One, incluindo o comando Elite e o Adaptive Controller, funcionarão na nova consola.

O Project xCloud é apenas mais um passo na direcção que a Xbox tem vindo a promover há algum tempo.

Halo Infinite
Halo Infinite © Xbox

A próxima semana chegará recheada de conteúdo Xbox. O evento de 23 de Julho às 17h00 contará com cerca de 1 hora de apresentação de jogos novos e novidades sobre jogos já anunciados, de acordo com o chefe de marketing da Xbox, Aaron Greenberg.

Até à data, apenas “Halo Infinite” foi confirmado para o evento, com a campanha a ser revelada. Na semana de 21 a 27 de Julho, teremos o evento de demos da Xbox, que contará com mais de 60 novos jogos, incluindo “Cris Tales”, “Destroy All Humans!”, “Hellpoint”, “Welcome to Elk” e “The Vale: Shadow of the Crown”.

O evento poderá ser assistido em directo no TwitterFacebookYoutube e Twitch, e conta com um Pre-Show apresentado pelo anfitrião do Summer Game Fest, Geoff Keighley, no Youtube, às 16h00. No Youtube, o evento da Xbox será transmitido a 1080p/60fps, com os vídeos a lançar a 4K/60fps logo a seguir.

O que achas desta novidade? Vais aderir ao serviço ou já subscreves?

Catarina Ferreira

Sempre tive desejo inato de expressar a minha criatividade, tendo envergado pelas artes nos estudos e nos tempos livres, como pintura, desenho, fotografia ou arte digital. Os videojogos também me acompanharam desde cedo. Halo foi o que me trouxe à Xbox, onde acabei por criar os Xbox PT Dummies. Não sou fã de guerras de consolas e acredito que todos têm o dever de ser felizes onde entenderem. Podem ver as minhas opiniões (não) populares no Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *