SHINee | ©SM Entertainment Co., Ltd

SHINee | Tudo o que precisas de saber

[tps_header]

O grupo k-pop da SM festejou recentemente 12 anos de existência! Vem conhecer os SHINee!

Os SHINee são um grupo sul-coreano formado pela SM Entertainment em 2008. O grande impacto que o grupo tem na Coreia do Sul deu-lhes o nome de “Príncipes do K-Pop”. O grupo tem atualmente 4 membros: Onew, Key, Minho e Taemin. Originalmente, o grupo tinha 5 membros, mas o vocalista Jonghyun morreu em 2017.

[/tps_header]

História

Antes da estreia do grupo, a SM Entertainment revelou que o objetivo do grupo era de serem ‘trendsetters’ em todas as areas da música, dança e moda. Em Maio de 2008, o grupo estreou-se com o EP “Replay” que teve o single com o mesmo nome. O grupo ganhou vários prémios de “Rookie of the Year” nesse ano. Ainda em 2008, o grupo lançou o seu primeiro álbum “The SHINee World”, que teve como single “Love Like Oxygen” que é um cover da música “Show the World” de Martin Hoberg Hedegaard. Esta música foi a que deu ao grupo a sua primeira vitória.

Em 2009, o grupo lançou o seu segundo EP “Romeo”, que teve como single “Juliette”. Para Outubro, o grupo lançou mais um EP “2009, Year of Us” com o single “Ring Ding Dong”, provavelmente a música que os catapultou para a fama. No final desse ano, o grupo continuou a ganhar vários prémios.

Já em Julho de 2010, o grupo lançou o seu segundo álbum “Lucifer”, ao qual o seu single tem o mesmo nome, que teve um bom sucesso comercial. Esta música até apareceu na série de televisão “Lucifer”. Em Outubro, o álbum foi relançado com o nome “Hello”, durante as promoções o grupo participou no SMTown Live’10 World Tour, e em Dezembro, o grupo começou a sua primeira digressão. “Shinee World”, que começou no Japão.

No novo ano, o grupo continuou a sua digressão em Seul e depois em várias cidades japonesas. Foi em Junho de 2011, que o grupo fez a sua estreia oficial no mercado japonês com a versão japonesa de “Replay”, que teve um enorme sucesso. Nesse mesmo mês, o grupo fez história sendo o primeiro grupo musical asiático a tocar no Abbey Road Studios em Londres. Em Julho o grupo começou uma digressão no Japão e no mês seguinte lançaram as versões japonesas de “Juliette” e “Lucifer”.

dream girl shinee
SHINee | ©SM Entertainment Co., Ltd.

Também foi em Agosto que o grupo se juntou à UNICEF no projeto “Help African Children” ao lado da Cruz Vermelha coreana e do committee coreano da UNICEF. Em Novembro, o grupo foi convidado para participarem no 6º London Korean Film Festival que aconteceu no Odeon West End Theater. Em Dezembro, o grupo lançou o seu primeiro álbum em japonês, “The First”, que inclui remakes das músicas coreanas e novas músicas. Taemin, Onewe e Key estrearam-se como escritores com “Children of the Sun” que contêm histórias da sua viagem a Barcelona, Espanha. O grupo também participou no álbum “2011 Winter SMTown – The Warmest Gift” com a cover de “Last Christmas”.

Já em Março de 2012, o grupo lançou o seu quarto mini-álbum coreano, “Sherlock”, com o single com o mesmo nome. Em Maio, lançaram a versão japonesa de “Sherlock”, seguido de uma digressão no país. O grupo participou no concerto SMTown Live World Tour III em Anaheim, Califórnia e depois seguiram para os seus concertos em Seul.

Em Outubro, o grupo lançou o single original japonês, “Dazzling Girl”, que acabou por ser escolhido para abertura do programa japonês “Sukkiri”. Em Novembro, ao lado do ator Kim Soo-hyun receberam um prémio do Ministério da Cultura Sul Coreano. No final desse ano, o grupo lançou a sua primeira balada em japonês “1000-nen, Zutto Soba ni Ite”.

No novo ano, o grupo fez um programa com a MBC , “Shinee’s Wonderful Day”, onde cada membro do grupo visitou um país da sua escolha sem qualquer assistência dos managers e a produção não podia interferir. Onew foi à Tailândia, Jonghyun foi ao Japão, Key e Minho foram a Inglaterra e Taemin visitou a Suiça. O terceiro álbum coreano do grupo teve duas versões: a primeira “Dream Girl – The Misconceptions of You” e a segunda “Why So Serious? – The Misconceptions of Me”. O single da primeira versão foi “Dream Girl” e da segunda parte foi “Why So Serious?”. Um álbum de compilações foi lançado pouco depois, “The Misconceptions of Us”.




continuação

O grupo tornou-se num dos embaixadores do país para a cultura. Em Março, o grupo lançou um novo single em japonês, “Fire”, e pouco tempo depois lançaram o seu segundo álbum em japonês, “Boys Meet U”, que foi seguido pela versão japonesa de “Dream Girl”. Em Junho, o grupo começou mais uma digressão no Japão. Em Outubro, o grupo lançou o seu quinto EP coreano, “Everybody”, ao qual o single tem o mesmo nome.

Já no início de 2014, o grupo deu concertos na Coreia do Sul e depois foram para a América do Sul. Em Junho, o grupo lançou mais um single japonês, “Lucky Star”, o primeiro com a EMI Records. E em Setembro, lançaram mais um álbum em japonês, “I’m Your Boy”. E de Setembro a Dezembro, o grupo entrou numa digressão no Japão.

Em 2015, o grupo foi o único artista coreano a ser convidado para as celebrações no Novo Ano Lunar na China. Em Maio, o grupo deu 3 concertos em Seul onde revelou algumas das música do novo álbum coreano “Odd”, que teve como single “View”. O MV foi o vídeo k-pop mais visto no mundo no mês de Maio. Em Agosto, foi lançada a versão repackaged “Married to The Music“, o qual o single teve o mesmo nome. No final do ano, o grupo lançou dois singles japoneses, “Sing Your Song” e “DxDxD”.

No novo ano, o grupo lançou o seu quarto álbum em japonês, “DxDxD”, que inclui os singles anteriores e a versão japonesa de “View”. Para promoverem o álbum o grupo embarcou em mais uma digressão no Japão. Em Setembro, o grupo deu mais um concerto em Seul onde tocaram 4 músicas do novo álbum “1 of 1” que saiu em Outubro, com o single com o mesmo nome. Em Novembro saiu a versão repackaged “1 and 1” com 5 novas músicas. No final do ano, o grupo lançou mais um single em japonês, “Winter Wonderland”.

1 of 1 shinee
SHINee | ©SM Entertainment Co., Ltd

Em 2017, o grupo lançou o seu quinto álbum em japonês “Five” e para o promoverem fizeram uma digressão pelo país. Infelizmente, o ano de 2017 acabou da pior maneira para o grupo com a morte de Jonghyun. O seu funeral foi a 21 de Dezembro onde estiveram os membros do grupo e muitos outros artistas, como as Girls’ Generation, IU, Super Junior, entre muitos outros.

O grupo tinha concertos marcados para Fevereiro de 2018, no Japão, e após conversações o grupo decidiu continuar como quarteto, tendo mesmo o apoio da família de Jonghyun. Em Março o grupo lançou mais um single em japonês “From Now On”, ainda com a voz de Jonghyun, e pouco depois lançaram um álbum de compilação japonês, “Shinee The Best From Now On”.

Em Maio foram revelados os teasers para o novo álbum coreano que foi dividido por três partes chamado “The Story of Light”. A primeira parte foi revelada com o single “Good Evening”, a segunda parte foi revelada com “I Want You” e finalmente a última parte foi revelada com “Our Page”. Pouco tempo depois, foram lançadas as versões japonesas de “Good Evening” e “I Want You” seguido do 15º single em japonês, “Sunny Side”. Em Setembro foi lançado um álbum repackaged, “The Story of Light – Epilogue”.

Onew alistou-se para o seu serviço militar mandatário em Dezembro desse ano. Já em Janeiro de 2019, Key e Minho anunciaram que iriam alistar-se antes de Julho. Key foi para a banda militar e Minho juntou-se aos Marines.




Membros

Onew (Lee Jin Ki)

onew shinee
Onew | ©SM Entertainment Co., Ltd.

Onew é o líder e vocalista do grupo. Ele nasceu a 14 de Dezembro de 1989 em Gwangmyeong.

Ele começou a treinar na SM em 2006. Ele admite que é o membro que tem menos energia e é o que comete mais erros quando estão a ensaiar.

Onew participou em várias k-dramas como: “Dr. Champ” (2010), “Pure Love” (2013), “Royal Villa” (2013) e “Descendants of the Sun” (2016).

Em Agosto de 2017, ele viu-se envolvido num caso de assédio sexual mas acusações foram retiradas e ele pediu desculpa pelas suas ações.

Ele fez a sua estreia a solo em 2018 com o mini-álbum “Voice” antes de se alistar.




Key (Kim Ki Bum)

key shinee
Key | ©SM Entertainment Co., Ltd.

Key é o rapper, dançarino e vocalista do grupo. Ele nasceu a 23 de Setembro de 1991 em Daegu.

Ele começou a treinar na SM em 2005. Ele é conhecido como o fashion icon do grupo. Key e Woohyun dos Infinite fazem um duo chamado Toheart.

Ele também participou em algumas dramas como: “Drinking Solo” (2016) e “Lookout” (2017). Ele ajudou a desenhar alguns dos trajes que o grupo usou nos concertos.

Key participou na versão global de “We Got Married” com Ari Chan. Ele e Minho escreveram os raps de “Story of Light”.

Ele fez a sua estreia a solo em Novembro de 2018 com o single “Forever Yours”.




Minho (Choi Min Ho)

minho shinee
Minho | ©SM Entertainment Co., Ltd.

Minho é o rapper, vocalista e visual do grupo. Ele nasceu a 9 de Dezembro de 1992 em Incheon.

Ele começou a treinar na SM em 2006. O seu pai é um treinador de futebol e ele é um grande fã. Ele participou no MV “Gee” das Girls’ Generation.

Minho participou em várias dramas: “Salamander Guru and The Operation Team” (2012), “To The Beautiful You” (2012), “Medical Top Team ” (2013), “Because It’s The First Time” (2015), “Drinking Solo” (2016), “Hwarang” (2016-2017), “Somehow 18” (2017) e “The Most Beautiful Goodbye” (2017). E também participou em filmes como “Canola” (2016), “Marital Harmony” (2016), “Derailed” (2016) e “In Rang” (2018).




Taemin (Lee Tae Min)

taemin shinee
Taemin | ©SM Entertainment Co., Ltd

Taemin é vocalista, dançarino e maknae do grupo. Ele nasceu a 18 de Julho de 1993 em Seul.

Ele começou a treinar na SM desde 2005. Ele é considerado um dos melhores dançarinos na indústria.

Ele é próximo de Kai (EXO), Ravi (VIXX), Jimin (BTS), Timotei (Hotshot) e Sungwoon (Wanna One). Taemin participou em “We Got Married” com Naeun das Apink.

Ele foi o primeiro membro a ter um álbum a solo em 2014, com “ACE” que teve como single “Danger”. Os outros álbuns dele são: “Press It” (2016), “Sayonara Hitori” (2016), “Flame of Love” (2017) e “Move” (2017).

Ele foi um dos mentores de “The Unit”.




Jonghyun (Kim Jong Hyun)

jonghyun shinee
Jonghyun | ©SM Entertainment Co., Ltd.

Jonghyun era o principal vocalista do grupo. Ele nasceu a 8 de Abril de 1990 em Seul.

Ele começou a treinar na SM em 2005. Ele escreveu a música “Juliette”. Em Janeiro de 2015, ele estreou-se a solo com o mini-álbum “Base” e nesse mesmo ano deu o seu primeiro concerto a solo.

Jonghyun fez parte de um grupo da SM chamado The Ballad que tinha como membros: Changmin (TVXQ), Yesung (Super Junior), Zhang LiYin, Taeyeon (SNSD), Zhou Mi (Super Junior), Krystal (f(x)) e Chen (EXO).

Ele era próximo de Taeyeon (SNSD), Amber (f(x)) e Yeri (Red Velvet). Ele é um dos ídolos com mais músicas com direitos de autor. Para além de escrever músicas para a SM escreveu muitas para fora como “Gloomy Clock” de IU, “Red Candle” de Son Dambi, “No More” de Lim Kim, “Breathe” de Lee Hi, e muitas outras.

Jonghyun faleceu em Dezembro de 2017 por envenenamento de monóxido de carbon e a policia conclui que foi suicídio.

Tornaste-te num Shawol?

[tps_footer]

Lê Também:   TOP MHD 2019 | As melhores músicas k-pop

[/tps_footer]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *