David Burtka and Neil Patrick Harris at a ceremony for Harris to receive a star on the Hollywood Walk of Fame in September 2011 |©Angela George/ Wikicommons/ Images uploaded by User:Nehrams2020Photographs by Angela George | Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

15 power couples LGBTQIA+ de Hollywood

Não fosse junho o mês em que se celebra o pride, eis que estamos na altura perfeita para apresentar, recordar e celebrar os melhores power couples LGBTQIA+ de Hollywood. “Out and proud”, em conjunto, perante o grande público e os seus pares. Quais destas duplas te aquece o coração? 

Lê Também:   Bros e outras histórias de amor LGBTQIA+

Nem sempre as grandes histórias de amor puderam ver-se cumpridas. Há não muitos anos atrás, o casamento homossexual não era sequer legal e a opinião pública julgava os casais do mesmo sexo. Por isso, o pride month continua a ser (muito) importante, à medida que a luta por iguais direitos para todes toma novas formas. Hoje, colocamos em destaque o progresso e a alegria pura (e inspiração) que daí advém!

PS: esta lista de grandes power couples LGBTQIA+ de Hollywood não tem, naturalmente, qualquer ordem preferencial, recuperando alguns dos casais que mais nos empolgam na Hollywood de hoje em dia.

1 – SAMIRA WILEY E LAUREN MORELLI

Os power couples LGBTQIA+ de Hollywood - Samira Wiley e Lauren Morelli
O casamento idílico deste par da tv | ©Martha Stewart Weddings/ Jose Villa

Começamos esta lista com Samira Wiley e Lauren Morelli pois este power couple tem uma influência inspiradora frente e atrás das câmaras. A atriz Samira Wiley, a mais conhecida deste casal, co-protagonizou “Orange is the New Black”, uma série bela, dramática, socialmente consciente, representativa de formas revolucionárias, queer friendly e verdadeiramente inteligente. Neste grande marco, uma das primeiras (e melhores) produções originais da Netflix, Samira deu vida a Poussey Washington, uma das mais marcantes figuras da narrativa. Em “The Handmaid’s Tale” dá vida a Moira, e estas duas prestações têm algo em comum: são personagens femininas fortes e abertas em relação à sua sexualidade como lésbicas.

Lauren Morelli, a sua esposa desde 2017, é uma influente produtora, realizadora e argumentista, mais conhecida por ser uma das principais argumentistas e produtoras de “Orange is the New Black”. A sua paixão foi quase imediata no set da série, e desde então casaram-se e começaram uma família. Estas duas mães são um exemplo de amor moderno, tendo inclusive Samira ajudado Lauren a entender melhor a sua sexualidade.




2 – SARAH PAULSON E HOLLAND TAYLOR

 

Sarah Paulson e Holland Taylor são um casal bastante visível e mediático entre estes power couples LGBTQIA+, em grande parte devido à diferença de idade que as separa. Sarah tem 48 anos e Holland 80, uma diferença de 32 anos. Não obstante o facto de pertencerem a gerações distintas, Sarah Paulson e Holland Taylor estão juntas já desde 2015 e sempre acérrimas defensoras do seu amor.

Paulson é conhecida por interpretar mulheres fortes, nomeadamente em produções de Ryan Murphy na tv, como “American Horror Story” ou “American Crime Story”. Contou também com uma participação no romance lésbico “Carol”, que se tornou um clássico LGBTQIA+ quase instantâneo. Já Holland Taylor é atriz e escritora, vencedora do Emmy pela narrativa “The Practice”.

O casal conheceu-se pela primeira vez em 2005, e desde aí Sarah havia ficado deslumbrada com a beleza de Holland – que na altura se encontrava numa relação. O destino acabou por as juntar 10 anos depois.




3 – NEIL PATRICK HARRIS E DAVID BURTKA

Drag me to Dinner David Burtka Neil Patrick Harris
David e Neil são parceiros na produção e apresentação deste programa culinário cheio das drag queens mais famosas do mundo ©Hulu

Os atores Neil Patrick Harris e David Burtka estão casados há quase uma década e juntos há quase 20 anos: o seu primeiro encontro romântico foi em 2004 e Harris assumiu-se em 2006. Da Broadway a Barney em “How I Met Your Mother”, o perfil altamente célebre de Neil Patrick Harris tornou o par Neil e David num dos casais LGBTQIA+ mais conhecidos de Hollywood.

Casados e com dois gémeos – um menino e uma menina – para lá de fotogénicos, Neil e David são um casal que vemos frequentemente em eventos e fotos de paparazzi, e que inclusive já colaborou algumas vezes. Para lá dos seus famosos disfarces de Halloween em família, das fotos de férias e dos vídeos de Youtube em canais populares, David e Neil já se cruzaram por vezes profissionalmente. Apareceram ambos em “American Horror Story: Freak Show”, por exemplo. Recentemente, partilharam mesmo o ecrã em “Uncoupled” (da autoria de co-criadores de “Modern Family” ou de “Sexo e a Cidade”), a mais recente série protagonizada por Neil Patrick Harris.

Para além da sua celebridade conjunta, David e Neil são ainda conhecidos por serem amigos de várias outras figuras queer influentes, de Elton John a várias drag queens famosas. Em 2023, o casal juntou-se e criou uma competição de cozinha, para a Hulu, “Drag Me To Dinner”, na qua 40 drag queens competem na primeira temporada. Bianca del Rio, a mais bem-amada de “RuPaul’s Drag Race”, serve como jurada. Nina West, Alaska, Jinxx Monsoon e outras célebres participantes do Universo RuPaul surgem como participantes (entre muitas outras Queens famosas).




4- JIM PARSONS E TODD SPIEWAK

Jim Parsons
Jim Parsons em “Hollywood” | © Netflix

Jim Parsons, um dos atores de televisão mais bem-pagos da última década, não podia deixar de figurar nesta lista de power couples LGBTQIA+. O intérprete de Sheldon em “The Big Bang Theory” está casado com Todd Spiewak desde 2017. Antes do casamento, eram já parceiros há 17 anos, sendo esta uma das relações mais longas nesta nossa lista, compilada por ocasião do pride month.

E se Jim dispensa apresentações, da sua prestação vencedora de prémios como Sheldon à sua participação em “Hollywood” de Ryan Murphy, já Todd Spiewak é um produtor envolvido em comédias com grande coração como “Special” ou “Young Sheldon”, a prequela de TBBT, centrada num jovem Sheldon, como o nome indica.

Um casal consistente e aparentemente muito feliz, Jim Parsons disse a seguinte frase reveladora acerca do seu parceiro nos prémios GLSEN: “Eu nunca considerei a minha relação com o Todd como um acto de ativismo, é simplesmente um ato de amor”.

Jim e Todd são homenageados com um GLSEN Respect Awards:




5 – JODIE FOSTER E ALEXANDRA HEDISON

Power couples LGBTQIA+ em Hollywood
Jodie Foster em “The Mauritanian” e Alexandra Hedison em “The L Word” |©Cinemundo/ Showtime

Jodie Foster (“Silêncio dos Inocentes”, “Sala de Pânico”), uma das grandes estrelas da representação no grande ecrã,  tem vindo a afirmar-se como um ícone gay, depois de utilizar a ocasião dos Globos de Ouro de 2013 para ‘sair do armário’ e mencionar a sua sexualidade pela primeira vez.  Pouco mais de um ano depois, Foster casou-se com Alexandra Hedison.

Ora, Hedison merece também uma menção, como atriz e realizadora que é, tendo participado inclusive em vários episódios da icónica série lésbica “The L Word”, uma produção revolucionária para a representação LGBTQIA+ no pequeno ecrã. Nos últimos anos, também Foster se afastou da frente da câmara, centrando-se mais no seu trabalho de realização, apesar de estar agora a ter um grande regresso à forma, depois da sua participação na série “The Mauritanian”. Desta forma, o par parece ter muito em comum!




6 – KRISTEN STEWART E DYLAN MEYER

March 13, 2022 in Los Angeles, California.
Dylan e Kristen em LA, março de 2022 |©MichaelKovac1/Wikicommons

Mais um símbolo da cultura queer, há vários anos que Kristen Stewart tem relações com pessoas de vários géneros, sem sentir, contudo, a necessidade de fazer um come out público. Não obstante, a sua imersão na cultura queer é notória e cada vez mais pronunciada. Por exemplo, este ano realizou “The Film”, uma compilação de videoclipes para a aclamada banda queer Boygenius, que este ano lançou o grande “The Record”.

Atualmente, Kristen Stewart está noiva, com casamento à porta. A sua paixão é a argumentista, atriz e produtora Dylan Meyer, com quem mantém uma relação bastante privada. O casal já se encontra junto desde 2018, uma relação com alguma longevidade. Dylan co-escreveu recentemente a comédia adolescente feminista “Moxie”, da Netflix, realizada por Amy Poehler.




7 – ELLEN DEGENERES E PORTIA DE ROSSI

Portia e Ellen power couples LGBTQIA+ de Hollywood
©Netflix/NBC

Bem sabemos, Ellen DeGeneres foi recentemente ‘cancelada’ – pela sua segunda vez na sua carreira, diga-se de passagem – desta vez por ser alegadamente rude para o seu staff e convidados. Em consequência dos rumores, o seu talkshow, em tempos o mais bem-sucedido da tv diurna nos Estados Unidos, viu-se cancelado.

Todavia, Ellen, que recebeu uma medalha de honra por parte de Barack Obama, nunca deixará de ser um ícone LGBTQIA+, figurando assim com a sua parceira, a atriz Portia de Rossi (mais conhecida pela sua participação na comédia “Arrested Development”), nesta lista de power couples LGBTQIA+. Quanto era ainda uma comediante em ascensão, Ellen viu a sua comédia televisiva cancelada depois de sair do armário e os seus ratings caíram a pique. A forma como se reergueu depois deste golpe difícil, tornando-se uma das figuras mais amadas dos EUA, serviu de inspiração para milhares de crianças queer. Por isso, Ellen e Portia, um casal cujo nome está na ponta da língua de toda a gente, até republicanos heteronormativos no seu país de origem, nunca poderiam faltar nesta lista. O seu legado fala por si, mais alto que provavelmente qualquer outro (no que a casais de celebridades diz respeito, claro está).




8 -LILY TOMLIN E JANE WAGNER

lily tomlin jane wagner hollywood
Lily Tomlin e Jane Wagner

Lily Tomlin e Jane Wagner têm uma história romântica particularmente bonita, tendo trabalhado juntas durante décadas antes do seu casamento. O seu ‘meet cute’, primeiro encontro, parece tirado diretamente de uma comédia romântica. De acordo com Tomlin, foi em 1971 que Jane Wagner lhe foi apresentada num quarto de hotel em Nova Iorque. De acordo com a amada atriz de “Grace & Frankie”, bastaram dois minutos para se apaixonar.

O seu casamento aconteceu em 2013, há uma década, mas a sua parceria, na vida e no trabalho, já dura há cinco décadas, sendo a relação mais longa desta nossa lista de power couples LGBTQIA+. A comediante Lily Tomlin dispensa apresentações, mas ao seu lado esteve sempre Jane Wagner. Ao longo das décadas, Jane escreveu vários especiais de comédia filmados para Lily e a sua colaboração continua a destacar-se entre as demais na indústria de Hollywood. Com 83 (Lily) e 87 anos (Jane), este par ilustra aquilo que é uma verdadeira parceria para toda a vida.
Naturalmente, Lily (amiga e co-parceira de cena do furação Jane Fonda) e Jane Wagner são visíveis apoiantes do movimento LGBTQIA+.



9 – ELTON JOHN E DAVID FURNISH

elton john hollywood
Power couples LGBTQIA: Elton John e David Furnish

Mais uma relação onde as linhas entre vida pessoal e profissional se encontram é a de Elton John e David Furnish. O músico, com uma bem-sucedida carreira de longas décadas no campo da música pop/rock, encontrou em David Furnish um parceiro no trabalho e na vida. Produtor, ator e realizador, o canadiano David Furnish casou-se com o britânico Elton John em 2014 (depois de uma parceria romântica que começou nos anos 90) e têm dois filhos (que foram meninos de alianças no casamento) e uma vida em conjunto. Presentemente, Elton terminou a sua última grande tour mundial, focando-se agora na sua família.

Apesar da relativa diferença de idade entre Elton (76) e David (60), a verdade é que este é um casal de longa data com uma relação plena na vida privada e profissional. Furnish produziu a biografia de Hollywood acerca de Elton, “Rocketman” e também vários dos seus especiais musicais, nomeadamente o especial para a Disney+ que retrata a sua “Farewell tour”.



10 – JESSE TYLER FERGUSON E JUSTIN MIKITA

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jesse Tyler Ferguson (@jessetyler)

Como metade do mítico casal fictício Mitch e Cam em “Modern Family”, Jesse Tyler Ferguson foi essencial para a normalização dos casais LGBTQIA+ no século XXI, sendo o retrato nos media fulcral para a alteração de consciências. Apesar de a relação de Mitch e Cam não conter o mesmo nível explícito de PDA que, por exemplo, era reservado a Claire e Phil, a verdade é que o par teve um impacto significativo na esfera pública.
Na vida real, Jesse Tyler Ferguson está casado com Justin Mikita há uma década e educam, em conjunto, dois filhos nascidos por via de barriga de aluguer. Justin Mikita é também ator e particularmente produtor, envolvendo em muitos conteúdos diversos, alguns deles virados para a cultura queer, como por exemplo “Gay Pride & Prejudice“. Produziu ainda o especial “OUTstanding with Jesse Tyler Ferguson”, sendo este portanto mais um casal colaborativo na nossa lista de power couples LBTQIA+.
Quanto a “OUTstanding with Jesse Tyler Ferguson”, trata-se de uma relevante série documental ativista, lançada em 2020, e na qual Jesse Tyler Ferguson procura históricas de heróis queer, com impacto nas suas respetivas comunidades.



11 – RICKY MARTIN E JWAN YOSEF

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ricky Martin (@ricky_martin)

Felizmente, estão para trás das costas os dias de Ricky Martin no armário. Foi em 2011 que o cantor se assumiu, deixando para trás a frustração da dissociação em relação à sua prévia imagem pública como engatatão de mulheres. Hoje em dia, Ricky Martin está casado com Jwan Yosef desde 2018 e, embora a sua relação seja particularmente privada, sabemos que o casal tem já quatro filhos em conjunto.
Quanto ao seu esposo, Yosef é um talentoso pintor e artista sueco especialista em artes plásticas que nasceu na Síria e tem herança arménia e curda.



12 – BARBIE FERREIRA E ELLE PUCKETT

barbie ferreira euphoria
Barbie Ferreira em “Euphoria” | ©HBO Portugal

Barbie Ferreira é uma jovem atriz norte-americana, nascida em Nova Iorque, e com família de origem brasileira, como o seu apelido português deixa antever. É mais conhecida por interpretar Kat em “Euphoria”, série que abandonou por discordar acerca do rumo da sua personagem – recusando-se a interpretar a ‘amiga gorda’ e perpetuar estereótipos.

Conhecida por ser uma mulher forte e defensora de ‘body positivity’, Barbara ‘Barbie’ Ferreira tem uma relação de mais de 3 anos com Elle Puckett, vocalista da banda Poema. Em 2022, o casal fez tatuagens combinadas, partilhadas no dia de São Valentim. Mal podemos esperar para ver o que farão no futuro. Talvez uma colaboração artística?



13 – MATT BOMER E SIMON HALLS

Power Couples LGBTQIA+ em Hollywood
Power couples LGBTQIA – Bomer e Halls ©USC/ HBO
Matt Bomer e Simon Halls, dois pais atraentes, um ator de Hollywood e um publicista, são mais um exemplo de um romance robusto e feliz nesta lista de power couples LGBTQIA+. A educar três filhos em conjunto, Matt e Simon estão casados desde 2011 ( uma cerimónia discreta e íntima) mas apenas anunciaram ao mundo a sua união em 2014. Quase uma década depois, continuam a proclamar amor incondicional.
Conhecido, nomeadamente, pelas suas colaboração com Ryan Murphy (de “American Horror Story” a “Glee”, de “The New Normal” ao premiado “The Normal Heart”, entre outros projetos) ou pela sua participação no franchise “Magic Mike”, Matt Bomer  está no topo da lista do ‘eye candy’ em Hollywood. O seu esposo, Simon Halls, formado em Comunicação, é um publicista em Hollywood (e a sua firma representa alguns grandes clientes, como por exemplo…Ryan Murphy), mas defende que as suas prioridades mudaram desde que o par se tornou pais.



14 – BEANIE FELDSTEIN E BONNIE-CHANCE ROBERTS

 

O casamento mais recente desta lista é o de Beanie Feldstein (estrela de cinema e do teatro e irmã de Jonah Hill) e Bonnie-Chance Roberts, que celebraram o seu matrimónio tão recentemente quanto maio de 2023, numa cerimónia idílica perto de um lago. Aos 30 anos de idade, Beanie começa agora verdadeiramente a vida adulta, embora nos recordemos melhor dela em papéis de comédia adolescente memoráveis, como “Lady Bird” e “Booksmart”.

Bonnie-Chance Roberts, a sua esposa, é uma produtora de cinema que trabalhou em filmes como “Mary Queen of Scots”, “Bridger Jones’ Baby” ou ainda “How to Build a Girl”, filme protagonizado por Beanie e que permitiu que o par se conhecesse e apaixonasse.




15 – KING PRINCESS E QUINN WHITNEY

 

View this post on Instagram

 

A post shared by King Princess (@kingprincess69)


King Princess, ou Mikaela Mullaney Straus, é um grande ícone gay. Lésbica e genderqueer (um termo que incorpora várias identidades não-binárias), e intérprete de hinos LGBGTQIA+ como “Pussy is Good” ou “1950”, King Princess (que passará por Portugal no próximo NOS Alive) namora com Quinn Whitney desde 2019, uma relação longa para um casal tão jovem. Whitney é também integrante do showbiz, como diretora criativa da cantora Lizzo (que também virá a Portugal na próxima semana).

Quais destas histórias de amor de power couples LGBTQIA+ já conhecias? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *